Notícias

Volta às aulas na Pestalozzi de Niterói

Com turmas reduzidas, a escola especializada oferece ensino de qualidade a seus alunos
Com turmas reduzidas, a escola especializada oferece ensino de qualidade a seus alunos

Com quase 70 anos de tradição, a Associação Pestalozzi de Niterói inicia nesta segunda-feira mais um ano letivo da sua escola especializada, que atende crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência e que é inteiramente grátis. “Estamos iniciando esse ano com 102 alunos matriculados, nossa escola é reconhecida pela Secretaria de Estado de Educação e pelo Ministério da Educação, mas ainda não consegue receber os recursos devidos pelo Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica). Por isso, arcamos integralmente com todo o custeio das 10 turmas que estarão em funcionamento esse ano”, lamenta o professor José Raymundo Martins Romeo que desde 2015 preside a instituição.

Além das aulas com turmas especiais, onde são poucos os alunos em sala, a escola especializada da Pestalozzi oferece aulas extra-classe de arte, voltadas para a música, dança, além de educação física e informática. Os alunos também recebem acompanhamento psicológico, pedagógico e, caso necessário, sessões ambulatoriais de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia nos ginásios de reabilitação da Pestalozzi.

“Temos diferentes casos de sucesso de alunos que concluem o seu ensino fundamental ou que se preparam para ingressar no ensino regular. É uma escola completa onde a atividade fim é formar pessoas para uma ampla inclusão na vida e, consequentemente, no mercado de trabalho”, explica a pedagoga, Lillian Nascimento, coordenadora da unidade.

Para ajudar a cobrir o déficit financeiro gerado pela escola especializada, a Pestalozzi de Niterói realiza campanhas permanentes de doação de gêneros alimentícios, material escolar e toda a sorte de produtos que possam auxiliar na educação das crianças e jovens. “Recentemente um doador anônimo nos forneceu 100 quilos de carne, o Rotary Clube realiza campanhas permanentes de doação de gêneros alimentícios e esse mês o curso de inglês Red Ballon iniciou uma campanha de doação de material escolar. Estamos abertos à novas doações, mas o importante é assinarmos o convênio com o município, para regularizar o repasse dos recursos junto ao Fundeb”, concluiu o professor José Raymundo.