Notícias

Pestalozzi ganha Telecentro de Inclusão Sociodigital

A Prefeitura de Niterói fará a entrega nesta quarta-feira (28/03), às 10 horas, do primeiro telecentro de inclusão sociodigital voltado para pessoas com deficiência intelectual na sede da Pestalozzi de Niterói. O Telecentro que já atende a cerca de 150 crianças e jovens da escola especializada da instituição, funcionará também, de segunda a sexta-feira de 9h às 17 horas, para funcionários da Pestalozzi, pais de alunos e moradores do bairro do Badu, onde a ong está localizada.

“É um grande desafio a criação desse telecentro voltado especialmente para pessoas com deficiência intelectual. Estamos aprendendo junto com a Pestalozzi e o objetivo é replicar a experiência em outros pontos da cidade”, acredita Adriana Neves, diretora da Secretaria de Ciência e Tecnologia do município e responsável pelo programa.
O Telecentro funciona no laboratório de informática que a instituição abriga desde 2001 quando foi iniciado pelo Ministério da Educação um programa de inclusão digital no país. “O que estamos fazendo e abrindo essa nossa unidade, com o apoio da Prefeitura para uma nova experiência com nossos alunos e ampliando isso para a comunidade”, explica o professor José Raymundo Martins Romeo, atual presidente da Pestalozzi de Niterói, lembrando que os 12 computadores foram doados pela Dataprev, empresa federal, à Pestalozzi.
Secretário de Ciência e Tecnologia do município, o médico José Seba comemora a parceria e afirma que o principal legado da tecnologia é oferecer bem estar e qualidade de vida às pessoas. “É esse o objetivo principal do projeto que estamos desenvolvendo na Pestalozzi”, conclui.