Notícias

Profissionais do Ines visitam a Pestalozzi

A Associação Pestalozzi de Niterói recebeu a visita dos profissionais responsáveis pela equipe multiprofissional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) instituição federal com sede no Rio de Janeiro. A médica Maria Angélica Varela e Carlos Tulio da Silva Medeiros foi conhecer o trabalho multiprofissional desenvolvido pela Pestalozzi na área de educação e reabilitação da pessoa com deficiência.
“Nosso objetivo é o de conhecer instituições que realizam trabalho multiprofissional com crianças com deficiência. A Pestalozzi realiza um belo trabalho nessa área e para nós, foi importante ter um conhecimento mais profundo desse trabalho”, explicou Maria Angélica Varela, lembrando que como o Ines, a Pestalozzi mantém uma escola voltada para pessoas com deficiência e seus alunos recebem ações de reabilitação no mesmo ambiente onde estudam. “ Essa articulação entre setores é muito importante”, disse ela.
Segundo Carlos Tulio, o Ines mantém um Banco de Emprego com 2500 pessoas com surdez cadastradas e aptas para ingressarem no mercado de trabalho. “São pessoas das mais diferentes classes sociais e nível de conhecimento. Há no Banco, desde pessoas não alfabetizadas até aquelas com terceiro grau”. Segundo ele há no estado do Rio 4500 surdos no mercado de trabalho e desse total 5% foram selecionados através do Ines.