Notícias

Pestalozzi de Niterói está de luto pela perde de Lizair Guarino

Lizair presidiu a Pestalozzi até 2014 quando teve que se afastar por problemas de saúde.

 

A Associação Pestalozzi de Niterói está de luto. Faleceu na noite desta quinta-feira (9/7), aos 90 anos, na Casa de Saúde Santa Martha, em Niterói, a professora Lizair de Moraes Guarino, presidente de honra da Associação Pestalozzi de Niterói e da Federação Nacional das Associações Pestalozzi.

Natural de Rio Bonito, filha do médico e político Dr. Luiz Guarino, com quem, aprendeu, desde cedo a difícil arte da política, foi casada com Camilo Guerreiro,  com quem teve três filhos ( Camilo, Luiz José e Liza Maria) participou intensamente da vida social da cidade de Niterói até dedicar-se à causa de pessoas com deficiência

Presidiu a Pestalozzi de Niterói desde 1963 até 2014, quando teve de se afastar das funções por motivos de saúde sendo substituída pelo professor José Raymundo Martins Romeo. “A história da Pestalozzi confunde-se com a história de Lizair. Ela teve uma vida opulenta, dedicada inteiramente à Pestalozzi, não só em Niterói, mas em todo o país”, disse ele.

Em 2011 Lizair foi homenageada no Palácio do Planalto.

Lizair entrou na Pestalozzi de Niterói em 1959, como vice-presidente transferindo o seu prestígio da alta sociedade do antigo estado do Rio de Janeiro para as causas beneficentes da instituição.
Ao assumir a presidência, com decisão e tenacidade, começa a modificar a sua realidade, conseguindo ampliar a capacidade de serviço à comunidade. De uma escola especial para 17 crianças com deficiência, transformou a instituição num centro de cidadania, com serviços na área da saúde, educação e reabilitação, principalmente de pessoas com deficiência física e intelectual.

Em 1980,  funda a Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (Faculdades Pestalozzi), tendo como mantenedora a instituição filantrópica, que passa a formar recursos humanos de nível superior, comprometidos com os ideais pestalozziano e transformando a área da instituição num imenso e pujante campus de ensino e reabilitação.

Sua participação no movimento pestalozziano coloca-a em contato com personalidades mobilizadas pelas causas sociais, como Helena Antipoff, Odilo Costa Filho, Sarah Couto Cesar, dentre outras, o que favoreceu a ampliação de sua consciência e um conhecimento maior quanto às dificuldades e necessárias ações para enfrentar os problemas e abrir caminhos no encontro de soluções exequíveis. Torna-se, assim, uma defensora imbatível no campo da pessoa com deficiência no Brasil.
Também é fruto da tenacidade de Lizair, a fundação na década de  1970 da Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi (FENASP), assumindo a posição de Vice-Presidente da Região Leste. Naquela oportunidade cria dezenas de Pestalozzi em vários municípios fluminenses. Assumindo a direção da Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi, o número de Sociedade Pestalozzi no país cresce de 9, em 1966, para 31 em 1976, 78 em 1986 e atinge cerca de 200 em 1994.
Foi Secretária Nacional de Educação Especial e primeira presidente do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), tendo sido homenageada em 2011 pelo Governo Federal durante a solenidade de criação do Plano Viver Sem Limites, que criou uma politica nacional na área de saúde para as pessoas com deficiência.