Quem Somos

quem-somos-img-06A Associação Pestalozzi de Niterói, fundada em 3 de dezembro de 1948, instituição civil sem fins lucrativos e econômicos, reconhecida de Utilidade Pública nos três níveis de governo, destaca-se pela seriedade e competência do seu trabalho em âmbito municipal, estadual e federal.

A Associação Pestalozzi de Niterói oferece os seus serviços especializados em sede própria, em prédios com instalações físicas adequadas às suas finalidades, com ambientes construídos e/ou adaptados que garantem a acessibilidade com condições de mobilidade, autonomia e segurança aos usuários e colaboradores.

Sua Missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida através de ações que valorizam o ser humano.

Sua visão institucional é ser uma instituição cujo modelo de qualidade e convivência humana seja referência internacional.

O Estatuto da Associação Pestalozzi de Niterói prevê que a sua finalidade é a de defender e garantir a dignidade e os direitos do ser humano, além da promoção de valores sociais, éticos e morais, tais como justiça, equidade, igualdade e liberdade das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades e suas famílias, atuando por meio das políticas setoriais, nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte e lazer, entre outros, visando à sua inclusão, autonomia e melhoria na qualidade de vida, assim como confecção, adequação e fornecimento de órteses, próteses e outros meios de locomoção.

Nossa finalidade é a de defender e garantir
a dignidade e os direitos do ser humano.

sem-titulo-1Áreas de atuação: Assistência Social, Saúde e Educação.

Caracterização do trabalho: Atuação multiprofissional com perfil interdisciplinar.

Serviços oferecidos: Estimulação Precoce, Reabilitação Geral (reabilitação de amputados, fisioterapia reumato-traumato-ortopédica; correção postural; fisioterapia pneumofuncional; fisioterapia neurofuncional; ambulatórios de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, massoterapia, acupuntura e serviço social); Oficina de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção; Programas Educacionais (educação básica; atendimento para Autistas e Psicóticos; atendimento para crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem e comportamento); Profissionalização; Campo de Estágio e Assistência às Famílias.

quem-somos-img-07Características dos usuários: Crianças, Adolescentes e Idosos deficientes ou não, moradores da comunidade local ou de municípios das Regiões: Metropolitana II, Serrana, Baía da Ilha Grande, Centro Sul e Baixada Litorânea-RJ, na sua maioria participante de programas assistenciais (Benefício da Prestação Continuada – BPC / Programa Bolsa Família – PBC).

Fontes de Recursos: A Instituição possui recursos próprios provenientes de doações espontâneas de pessoas físicas ou jurídicas; rendas de aplicações de bens e valores; atividades remuneradas e rendas eventuais, como também, recursos provenientes de parcerias com vários órgãos públicos e privados, através da prestação de serviços por subvenções, convênios e emendas parlamentares, nas áreas da assistência social, saúde e educação, que lhes dão a devida sustentabilidade financeira.

História da Associação Pestalozzi de Niterói

Fundada em 1948, sob a inspiração e liderança da educadora Helena Antipoff (25/03/1892 – 09/08/1974), além da ativa participação de ilustres educadores como Rubens Falcão, Violeta Campofiorito Saldanha da Gama, Marcos Almir Madeira, a Associação Pestalozzi de Niterói foi a terceira a ser criada no País. A primeira em Minas Gerais, na Fazenda do Rosário, local onde Helena Antipoff viveu até a sua morte; a segunda na então Capital Federal, no Rio de Janeiro, denominada Pestalozzi do Brasil e, logo em seguida, a Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro, hoje, Associação Pestalozzi de Niterói. A partir de 1970, com a criação da Federação Nacional das Pestalozzi, movimento foi liderado pela Pestalozzi de Niterói, o pestalozzianismo viu-se ampliado para mais de uma centena de instituições coirmãs, independentes estatutariamente, mas ligadas filosoficamente aos princípios filosóficos e educacionais de Heinrich Pestalozzi.

A atuação da Associação Pestalozzi de Niterói e o seu crescimento, de uma simples Escola para crianças com deficiência, tornou-se um grande centro de atendimento à pessoa com deficiências, além de oferecer atendimento educativo e de reabilitação a toda comunidade. Desde o ano de 1961 teve à frente da Instituição a Dra. Lizair de Moraes Guarino, somente interrompendo sua administração no ano de 2014, no avançar da idade, entregando a direção da Instituição ao então vice-presidente e atual presidente eleito, Professor José Raymundo Martins Romêo. Desde então, a Dra. Lizair de Moraes Guarino, exerce o cargo de Presidente Emérita da Associação Pestalozzi de Niterói.

Considerando a filosofia de Pestalozzi, a Associação Pestalozzi de Niterói, além de cumprir suas finalidades básicas de promover a ampliação de políticas públicas quanto ao atendimento à pessoa deficiente, também oferece serviços de educação, saúde e reabilitação à comunidade, no fortalecimento dos princípios da cidadania.

Dentre suas significativas realizações destacou-se a criação, na década de 80, da Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (Eseha), que se destacou como uma das principais instituições acadêmicas no campo da reabilitação, notabilizando-se não só no Brasil como também fora do território nacional. Seu modelo educativo inspirou outras organizações e propiciou uma sólida formação aqueles que ingressaram em seus Cursos, quer a nível de graduação, quer na pós-graduação.

quem-somos-img-03
Helena Antipoff
quem-somos-img-04
João Henrique Pestalozzi
Lizair de Moraes Guarino
Lizair de Moraes Guarino

Diversas foram as homenagens recebidas pela Pestalozzi de Niterói, não só pela qualidade de sua atuação mas também pelo valor filosófico-ético-profissional de muitos de seus funcionários, o que lhe conferiu a outorga de prêmios, como o Prêmio Direitos Humanos, outorgado pela Presidência da República, como também reconhecimentos da UNESCO, da Rehabilitation International, da Asociacion Internacional del Nino, quanto à contribuição técnico-científica de alguns de seus colaboradores.

A Associação Pestalozzi de Niteroi desfrutou, portanto, da privilegiada posição de organização civil que influenciou decisivamente na definição das políticas de reabilitação e apoio às pessoas com deficiências no Brasil, tornando-se, na atualidade, fonte histórica do processo de construção da organização e normatizações da atenção social e educacional das pessoas com deficiência.