Notícias

Solenidade vai marcar 70 anos da Pestalozzi de Niterói

Desde sua fundação a Pestalozzi funciona no mesmo endereço em Pendotiba

Os 70 anos de fundação da Associação Pestalozzi de Niterói serão comemorados na próxima segunda-feira, dia 3, às 10 horas com uma solenidade no ginásio de esportes da instituição, em Pendotiba. Na oportunidade, funcionários que há mais de 20 anos se dedicam à instituição serão homenageados. A Pestalozzi receberá, ainda, a Medalha Tiradentes por iniciativa do deputado estadual Comte Bittencourt e uma moção de Aplausos da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Paulo Bagueira.
“Será uma homenagem simples e singela. Servirá para marcar essa importante data de uma importante instituição que já deixou a sua marca na história da luta pelos direitos da pessoa com deficiência no país. A Pestalozzi de Niterói foi a terceira a ser fundada, mais nova apenas, que a Pestalozzi de Minas Gerais e a da cidade do Rio de Janeiro”, explica o atual presidente José Raymundo Martins Romeo, que desde 2015 está a frente da entidade depois do afastamento da professora Lizair de Moraes Guarino.
Professor José Raymundo Martins Romeo preside a Pestalozzi desde 2015.

A solenidade será aberta para alunos, pacientes e seus responsáveis, além de funcionários da instituição. No dia 13 de dezembro, a Pestalozzi fará a sua tradicional festa de chegada de Papai-Noel com a distribuição de presentes a todos os seus assistidos e que marcará o encerramento do ano letivo dos alunos da escola especializada. A instituição também está sendo homenageada pela ong Niterói Mais Humana, presidida pela primeira-dama do município, Fernanda Sixel.
O médico Pietro Accetta é o atual vice-presidente .

História da Associação Pestalozzi de Niterói
Fundada em 1948, sob a inspiração e liderança da educadora Helena Antipoff (25/03/1892 – 09/08/1974), além da ativa participação de ilustres educadores como Rubens Falcão, Violeta Campofiorito Saldanha da Gama, Marcos Almir Madeira, a Associação Pestalozzi de Niterói foi a terceira a ser criada no País. A primeira em Minas Gerais, na Fazenda do Rosário, local onde Helena Antipoff viveu até a sua morte; a segunda na então Capital Federal, no Rio de Janeiro, denominada Pestalozzi do Brasil e, logo em seguida, a Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro, hoje, Associação Pestalozzi de Niterói. A partir de 1970, com a criação da Federação Nacional das Pestalozzi, movimento foi liderado pela Pestalozzi de Niterói, o pestalozzianismo viu-se ampliado para mais de uma centena de instituições coirmãs, independentes estatutariamente, mas ligadas filosoficamente aos princípios educacionais de Heinrich Pestalozzi.
Lizair Guarino, responsável pelo desenvolvimento da instituição

A atuação da Associação Pestalozzi de Niterói e o seu crescimento, de uma simples Escola para crianças com deficiência, tornou-se um grande centro de atendimento à pessoa com deficiências, além de oferecer atendimento educativo e de reabilitação a toda comunidade. Desde o ano de 1961 teve à frente da Instituição a Dra. Lizair de Moraes Guarino, somente interrompendo sua administração no ano de 2014, no avançar da idade, entregando a direção da Instituição ao então vice-presidente e atual presidente eleito, Professor José Raymundo Martins Romêo, tendo como vice-presidente o médico Pietro Accetta.
Considerando a filosofia de Pestalozzi, a Associação Pestalozzi de Niterói, além de cumprir suas finalidades básicas de promover a ampliação de políticas públicas quanto ao atendimento à pessoa deficiente, também oferece serviços de educação, saúde e reabilitação à comunidade, no fortalecimento dos princípios da cidadania.
Dentre suas significativas realizações destacou-se a criação, na década de 80, da Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (Eseha), que se destacou como uma das principais instituições acadêmicas no campo da reabilitação, notabilizando-se não só no Brasil como também fora do território nacional. Seu modelo educativo inspirou outras organizações e propiciou uma sólida formação aqueles que ingressaram em seus Cursos, quer a nível de graduação, quer na pós-graduação.
Diversas foram as homenagens recebidas pela Pestalozzi de Niterói, não só pela qualidade de sua atuação mas também pelo valor filosófico-ético-profissional de muitos de seus funcionários, o que lhe conferiu a outorga de prêmios, como o Prêmio Direitos Humanos, outorgado pela Presidência da República, como também reconhecimentos da UNESCO, da Rehabilitation International, da Asociacion Internacional del Nino, quanto à contribuição técnico-científica de alguns de seus colaboradores.
A Associação Pestalozzi de Niteroi desfruta, portanto, da privilegiada posição de organização civil que influenciou decisivamente na definição das políticas de reabilitação e apoio às pessoas com deficiências no Brasil, tornando-se, na atualidade, fonte histórica do processo de construção da organização e normatizações da atenção social e educacional das pessoas com deficiência.
Está localizada no bairro do Badu, na Região de Pendotiba. Possui sede própria e é credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) com atendimento nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Mantém uma escola especializada que atua na educação especial de mais de uma centena de crianças e jovens, além de uma Oficina de Órtese e Prótese que disponibiliza equipamentos como cadeira de rodas, andadores e produz órtese e prótese para moradores de 55 municípios do Estado do Rio.
A Pestalozzi atende crianças, jovens, adultos e idosos