Destinado ao atendimento de crianças, jovens e adultos, o centro de Reabilitação Física oferece serviços nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, contando ainda com equipe interdisciplinar com profissionais de assistência social e psicologia
Seus setores de Fisioterapia se dividem em Reumato – Traumato e Ortopédica, além de Neurofuncional e Respiratória contando com recursos humanos especializados e equipamentos de ponta para diagnóstico, apoio e tratamento dos seus pacientes.
O atendimento é direcionado a pacientes que apresentem alterações neurológicas, ortopédicas, reumatológicas ou genéticas. Que tenham algum tipo de síndrome, alterações respiratórias ou atraso no desenvolvimento psicomotor.
Destinado ao atendimento de bebês e crianças de até sete anos de idade, o Centro de Estimulação Precoce Maria Aurora Costa oferece serviços de reabilitação infantil com equipe multidisciplinar, capaz de atender as mais diversas patologias e alterações no desenvolvimento neuropsicomotor de seus pacientes.
O Centro mantém equipes para os serviços de fisioterapia física e respiratória, fonoaudiologia e terapia ocupacional, além de atendimento interdisciplinar com profissionais da área da assistência social, psicologia, enfermagem, neurologia e psiquiatria com o objetivo de evitar ou minimizar os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, possibilitando à criança se desenvolver em todo o seu potencial.
O atendimento é direcionado a crianças que apresentem alterações neurológicas, ortopédicas, reumatológicas ou genéticas. Que tenham algum tipo de síndrome, alterações respiratórias ou atraso no desenvolvimento psicomotor.
Agradecemos sua solidariedade!
A Associação Pestalozzi de Niterói mantém um setor multiprofissional destinado ao atendimento de crianças e adolescentes que apresentam diagnóstico de TEA – Transtorno do Espectro Autista (autismo infantil, autismo atípico e Síndrome de Asperger), associado, em alguns casos, a quadros orgânicos, com o comprometimento cognitivo e psicomotor que geram dificuldades na interação social, familiar e escolar em diferentes níveis. A faixa etária de atendimento é de três aos 30 anos e o atendimento é oferecido de forma individual ou em grupo.
O trabalho é desenvolvido através de atendimento ambulatorial nas áreas de psicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional, além do acompanhamento médico e de serviço social. O objetivo é gerar nos pacientes a possibilidade de independência, socialização, iniciativa, estímulo das habilidades motoras e o desenvolvimento das áreas sensoriais, perceptivas e cognitivas.
O Programa visa dar a esses jovens condições de se desenvolverem para o mercado de trabalho e para a independência na atividade da vida diária e prática, visando a inclusão social e familiar, promovendo a autonomia através de atividades de cunho cultural, educacional e do trabalho.
Enquanto o Programa de Profissionalização se destina à formação para o mercado de trabalho de jovens com deficiência intelectual, tendo conseguido dezenas de casos de sucesso, o Programa de Vida Independente tem seu público mais abrangente. Ele abraça pacientes não só com deficiência intelectual, como aqueles com síndromes, distúrbios psiquiátricos e encefalopatias crônicas que causam limitações sociais, emocionais e intelectuais que dificultam a sua inserção no mercado de trabalho. As atividades acontecem em ambiente exclusivo para a prática da profissionalização e vida independente e conta com equipe multiprofissional.
Oferecendo atendimento a preços populares, a Clinica de Saúde Integral da Pestalozzi é uma boa opção para pessoas que desejam atendimento em Psicologia. Fisioterapia, RPG, Acupuntura e Fonoaudiologia. As consultas com hora marcada, acontecem no espaço criado pela instituição para atendimento através de planos de saúde ou contribuição direta à instituição.
Um convênio que já dura mais de 30 anos, possibilita aos usuários e familiares da Pestalozzi de Niterói e ao público em geral, exames de ultrassonografia a preços populares, abrindo espaço para pessoas de diferentes classes sociais terem acesso a um dos mais requisitados tipos de exame de apoio e orientação ao tratamento médico. Tendo a frente o médico ginecologista e obstetra, Marco Aurélio Crelier, os exames são feitos na sede da Pestalozzi, no mesmo prédio onde funciona a Clínica de Saúde.
Habilitada pelo Ministério da Saúde para atender a diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, a Oficina de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção dispõe de recursos humanos, ferramentas e equipamentos para avaliar, indicar e produzir meios que facilitem a locomoção de pessoas com deficiência, amputadas e para aquelas temporariamente impedidas de se locomover por conta própria.
O setor, além de produzir equipamentos sob medida (pernas e pés mecânicos, palmilhas, calhas e outros tipos de próteses e órteses) distribui equipamentos como cadeiras de rodas, inclusive motorizadas, cadeiras de banho, andadores, muletas, entre outros equipamentos de forma gratuita, via SUS (Sistema Único de Saúde) ou por venda direta a preços subsidiados.
Todos os pacientes recebem acompanhamento técnico, desde o momento de sua chegada, até a entrega final do produto, recebendo, ainda, da equipe, informações sobre o uso correto para o pleno uso do equipamento. Mantém ainda um setor destinado ao atendimento de pessoas amputadas, atuando com equipe multidisciplinar para o acompanhamento do paciente nesta nova fase de vida.
SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS
Web Designer: Stefano Figalo