Somos a Pestalozzi de Niterói

A Associação Pestalozzi de Niterói, fundada em 3 de dezembro de 1948, instituição civil sem fins lucrativos e econômicos, reconhecida de Utilidade Pública nos três níveis de governo, destaca-se pela seriedade e competência do seu trabalho em âmbito municipal, estadual e federal.

Missão – Contribuir para a melhoria da qualidade de vida através de ações que valorizam o ser humano.

Visão – Ser uma instituição cujo modelo de qualidade e convivência humana seja referência internacional.

A Associação Pestalozzi de Niterói oferece os seus serviços especializados em sede própria, em prédios com instalações físicas adequadas às suas finalidades, com ambientes construídos e/ou adaptados que garantem a acessibilidade com condições de mobilidade, autonomia e segurança aos usuários e colaboradores.

O Estatuto da Associação Pestalozzi de Niterói prevê que a sua finalidade é a de defender e garantir a dignidade e os direitos do ser humano, além da promoção de valores sociais, éticos e morais, tais como justiça, equidade, igualdade e liberdade das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades e suas famílias, atuando por meio das políticas setoriais, nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte e lazer, entre outros, visando à sua inclusão, autonomia e melhoria na qualidade de vida, assim como confecção, adequação e fornecimento de órteses, próteses e outros meios de locomoção.

 

Nossa finalidade é a de defender e garantir a dignidade e os direitos do ser humano.

Áreas de atuação: Assistência Social, Saúde e Educação.

Caracterização do trabalho: Atuação multiprofissional com perfil interdisciplinar.

Serviços oferecidos: Estimulação Precoce, Reabilitação Geral (reabilitação de amputados, fisioterapia reumato-traumato-ortopédica; correção postural; fisioterapia pneumofuncional; fisioterapia neurofuncional; ambulatórios de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, massoterapia, acupuntura e serviço social); Oficina de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção; Programas Educacionais (educação básica; atendimento para Autistas e Psicóticos; atendimento para crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem e comportamento); Profissionalização; Campo de Estágio e Assistência às Famílias.

Características dos usuários: Crianças, Adolescentes e Idosos deficientes ou não, moradores da comunidade local ou de municípios das Regiões: Metropolitana II, Serrana, Baía da Ilha Grande, Centro Sul e Baixada Litorânea-RJ, na sua maioria participante de programas assistenciais (Benefício da Prestação Continuada – BPC / Programa Bolsa Família – PBC).

Fontes de Recursos: A Instituição possui recursos próprios provenientes de doações espontâneas de pessoas físicas ou jurídicas; rendas de aplicações de bens e valores; atividades remuneradas e rendas eventuais, como também, recursos provenientes de parcerias com vários órgãos públicos e privados, através da prestação de serviços por subvenções, convênios e emendas parlamentares, nas áreas da assistência social, saúde e educação, que lhes dão a devida sustentabilidade financeira.

História da Associação Pestalozzi de Niterói

Fundada em 1948, sob a inspiração e liderança da educadora Helena Antipoff (1892 – 1974), além da ativa participação de ilustres educadores como Rubens Falcão, Violeta Campofiorito Saldanha da Gama, Marcos Almir Madeira, a Associação Pestalozzi de Niterói foi a terceira a ser criada no País.

A primeira em Minas Gerais, na Fazenda do Rosário, local onde Helena Antipoff viveu até a sua morte; a segunda na então Capital Federal, no Rio de Janeiro, denominada Pestalozzi do Brasil e, logo em seguida, a Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro, hoje, Associação Pestalozzi de Niterói. A partir de 1970, com a criação da Federação Nacional das Pestalozzi, movimento foi liderado pela Pestalozzi de Niterói, o pestalozzianismo viu-se ampliado para mais de uma centena de instituições coirmãs, independentes estatutariamente, mas ligadas filosoficamente aos princípios filosóficos e educacionais de Heinrich Pestalozzi.

A atuação da Associação Pestalozzi de Niterói e o seu crescimento, de uma simples Escola para crianças com deficiência, tornou-se um grande centro de atendimento à pessoa com deficiências, além de oferecer atendimento educativo e de reabilitação a toda comunidade. Desde o ano de 1961 teve à frente da Instituição a Dra. Lizair de Moraes Guarino, somente interrompendo sua administração no ano de 2014, no avançar da idade, entregando a direção da Instituição ao então vice-presidente e atual presidente eleito, Professor José Raymundo Martins Romêo. Desde então, a Dra. Lizair de Moraes Guarino, exerce o cargo de Presidente Emérita da Associação Pestalozzi de Niterói.

Considerando a filosofia de Pestalozzi, a Associação Pestalozzi de Niterói, além de cumprir suas finalidades básicas de promover a ampliação de políticas públicas quanto ao atendimento à pessoa deficiente, também oferece serviços de educação, saúde e reabilitação à comunidade, no fortalecimento dos princípios da cidadania.

Dentre suas significativas realizações destacou-se a criação, na década de 80, da Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (Eseha), que se destacou como uma das principais instituições acadêmicas no campo da reabilitação, notabilizando-se não só no Brasil como também fora do território nacional. Seu modelo educativo inspirou outras organizações e propiciou uma sólida formação aqueles que ingressaram em seus Cursos, quer a nível de graduação, quer na pós-graduação.

Diversas foram as homenagens recebidas pela Pestalozzi de Niterói, não só pela qualidade de sua atuação mas também pelo valor filosófico-ético-profissional de muitos de seus funcionários, o que lhe conferiu a outorga de prêmios, como o Prêmio Direitos Humanos, outorgado pela Presidência da República, como também reconhecimentos da UNESCO, da Rehabilitation International, da Asociacion Internacional del Nino, quanto à contribuição técnico-científica de alguns de seus colaboradores.

A Associação Pestalozzi de Niteroi desfrutou, portanto, da privilegiada posição de organização civil que influenciou decisivamente na definição das políticas de reabilitação e apoio às pessoas com deficiências no Brasil, tornando-se, na atualidade, fonte histórica do processo de construção da organização e normatizações da atenção social e educacional das pessoas com deficiência.

 

Diretoria

A Associação Pestalozzi não tem fins econômicos nem lucrativos, e de acordo com o artigo 1º, parágrafo 2º dos Estatutos – não distribui “lucros, vantagens e bonificações a dirigentes, associados ou mantenedores, destinando a totalidade das rendas apuradas ao atendimento de suas finalidades Estatutárias”.

Diretor Presidente: José Raymundo Martins Romeo

Diretor Vice Presidente: Pietro Accetta

Conselho Fiscal

Conselheiro Titular: José Geraldo Lamas Leite

Conselheiro Titular: Carlos Alberto Considera

Conselheiro Titular: Jésus de Alvarenga Bastos

Conselheiro Suplente: Ary de Almeida Tinoco

Download

Consulte e baixe nossos Relatórios, Registros, Balanços e Estatuto.

AJUDE A PESTALOZZI
AUMENTAR ESSES NÚMEROS
0 +
ATENDIMENTOS
0 +
ALUNOS
0 +
ATENDIMENTOS SOCIAIS

Tudo que você precisa saber sobre reabilitação e saúde. Receba nosso Informativo Mensal

Estrada Caetano Monteiro, 857
Pendotiba – Niterói – RJ –
Brasil – CEP.: 24.320-570
Tel: (21) 2199-4400
E-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br
Associação Pestalozzi de Niterói
CNPJ 30.100.499/0001-70
Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil – CEP.: 24.320-570
Tel: (21) 2199-4400 – E-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br
Associação Pestalozzi de Niterói CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS