Autodefensores do Movimento Pestalozziano reunidos em fórum nacional, em Brasília
Encontro Estadual dos Autodefensores será em outubro, na Pestalozzi Niterói
Além da discussão dos temas do fórum deste ano, Damião Campanário apresentou aos colegas a nona edição do informativo “Trem Bala”, produzido pelos alunos do Centro de Integração e Independência da Pestalozzi de Niterói, que relata as principais atividades desenvolvidas por eles e o estímulo ao movimento dos autodefensores.
– Além de conhecer novas pessoas e fazer novos amigos, o encontro em Brasília serviu para que a gente pudesse conhecer novas ideias, a fim de trazê-las para discussão em nossa cidade – disse Damião.
Damião ao lado do busto de Lizair, na Fenapestalozzi
Para Renata Cherene, a participação do aluno da Pestalozzi no Fórum Nacional reforça o trabalho de dar a eles independência e autonomia. “Além de toda a discussão e do caráter deliberativo do encontro, com a leitura da Carta do Espírito Santo, onde foi realizado o encontro anterior, e da discussão do regimento interno do movimento dos autodefensores, Damião teve a oportunidade de viajar de avião, se hospedar em um hotel, visitar pontos turísticos e conhecer pessoas. Isso é importante para o fortalecimento de uma vida independente e autônoma, objetivo final do nosso trabalho no Centro para Integração e Independência”, disse Renata.
O Movimento dos Autodefensores da Pestalozzi de Niterói foi criado em 1997 pela terapeuta ocupacional Leda Rosmaninho, que coordenava o Centro para Integração e Independência da instituição na época. O projeto surgiu depois da participação da Pestalozzi no Encontro Íbero-Americano de Autodefensores, em Montevidéu, Uruguai.
– A professora Leda retornou entusiasmada com o encontro e iniciou imediatamente o processo de envolvimento dos alunos. Desde então, eles se reúnem semanalmente, discutem temas que acham importantes e reivindicam direitos junto à direção da Pestalozzi. Um exemplo foi a criação do informativo “Trem Bala”, disse Renata, lembrando que é necessário encorajá-los diariamente na busca do aprendizado e para que, cada um, supere novas barreiras.
Damião Campanário fez entrevistas e contatos para matérias que serão publicadas na próxima edição do “Trem Bala”, quando será abordado como tema principal a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Além da agenda de trabalho, Damião visitou a sede da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, onde funciona o Centro Histórico Professora Sarah Couto Cesar, que reúne documentos, fotografias e livros sobre os 96 anos de trabalho das Pestalozzi em todo o país.
No Centro Histórico está o busto da ex-presidente da Federação, Lizair Guarino, doado pela Pestalozzi de Niterói ao movimento. Também durante a sua estadia em Brasília, Damião participou da sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao Movimento Pestalozziano e visitou pontos turísticos como a Catedral de Brasília e a Torre de TV da capital federal.