Autodefensores do Movimento Pestalozziano debatem em Brasília bullying, drogas e trabalho

FÓRUM NACIONAL REUNIU 150 AUTODEFENSORES DAS PESTALOZZI DE TODO O PAÍS, ENTRE ELES DAMIÃO CAMPANÁRIO, DE NITERÓI, PARA DISCUTIR QUESTÕES LIGADAS A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Autodefensores do Movimento Pestalozziano debatem em Brasília bullying, drogas e trabalho

FÓRUM NACIONAL REUNIU 150 AUTODEFENSORES DAS PESTALOZZI DE TODO O PAÍS, ENTRE ELES DAMIÃO CAMPANÁRIO, DE NITERÓI, PARA DISCUTIR QUESTÕES LIGADAS A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Autodefensores do Movimento Pestalozziano reunidos em fórum nacional, em Brasília

Encontro Estadual dos Autodefensores será em outubro, na Pestalozzi Niterói

Discutir temas como bullying, drogas, abuso e assédio sexual, inserção no mercado de trabalho e autonomia foi o foco principal do Fórum Nacional dos Autodefensores do Movimento Pestalozziano, realizado entre os dias 21 e 27 de agosto, em Brasília. O encontro, que reuniu cerca de 150 pessoas entre autodefensores, técnicos das Pestalozzi e familiares, fez parte das comemorações pelos 96 anos de fundação do movimento no Brasil. A Pestalozzi de Niterói foi representada pelo autodefensor Damião Campanário, acompanhado pela terapeuta ocupacional Renata Cherene, coordenadora do Centro para Integração e Independência. Em outubro, a Pestalozzi Niterói vai sediar o Encontro Estadual dos Autodefensores, visando fortalecer o movimento no Estado do Rio de Janeiro.


Além da discussão dos temas do fórum deste ano, Damião Campanário apresentou aos colegas a nona edição do informativo “Trem Bala”, produzido pelos alunos do Centro de Integração e Independência da Pestalozzi de Niterói, que relata as principais atividades desenvolvidas por eles e o estímulo ao movimento dos autodefensores.

– Além de conhecer novas pessoas e fazer novos amigos, o encontro em Brasília serviu para que a gente pudesse conhecer novas ideias, a fim de trazê-las para discussão em nossa cidade – disse Damião.


Damião ao lado do busto de Lizair, na Fenapestalozzi

Para Renata Cherene, a participação do aluno da Pestalozzi no Fórum Nacional reforça o trabalho de dar a eles independência e autonomia. “Além de toda a discussão e do caráter deliberativo do encontro, com a leitura da Carta do Espírito Santo, onde foi realizado o encontro anterior, e da discussão do regimento interno do movimento dos autodefensores, Damião teve a oportunidade de viajar de avião, se hospedar em um hotel, visitar pontos turísticos e conhecer pessoas. Isso é importante para o fortalecimento de uma vida independente e autônoma, objetivo final do nosso trabalho no Centro para Integração e Independência”, disse Renata.

O Movimento dos Autodefensores da Pestalozzi de Niterói foi criado em 1997 pela terapeuta ocupacional Leda Rosmaninho, que coordenava o Centro para Integração e Independência da instituição na época. O projeto surgiu depois da participação da Pestalozzi no Encontro Íbero-Americano de Autodefensores, em Montevidéu, Uruguai.

– A professora Leda retornou entusiasmada com o encontro e iniciou imediatamente o processo de envolvimento dos alunos. Desde então, eles se reúnem semanalmente, discutem temas que acham importantes e reivindicam direitos junto à direção da Pestalozzi. Um exemplo foi a criação do informativo “Trem Bala”, disse Renata, lembrando que é necessário encorajá-los diariamente na busca do aprendizado e para que, cada um, supere novas barreiras.

Damião Campanário fez entrevistas e contatos para matérias que serão publicadas na próxima edição do “Trem Bala”, quando será abordado como tema principal a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Além da agenda de trabalho, Damião visitou a sede da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, onde funciona o Centro Histórico Professora Sarah Couto Cesar, que reúne documentos, fotografias e livros sobre os 96 anos de trabalho das Pestalozzi em todo o país.

No Centro Histórico está o busto da ex-presidente da Federação, Lizair Guarino, doado pela Pestalozzi de Niterói ao movimento. Também durante a sua estadia em Brasília, Damião participou da sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao Movimento Pestalozziano e visitou pontos turísticos como a Catedral de Brasília e a Torre de TV da capital federal.



Câmara dos Deputados homenageia o Movimento Pestalozziano

Os 96 anos do Movimento Pestalozziano no Brasil foram comemorados durante sessão solene da Câmara dos Deputados, em Brasília, por iniciativa da deputada Tereza Nelman. A Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) também foi homenageada pelos seus 52 anos de existência em defesa da pessoa com deficiência, promovendo a inclusão social, autonomia e acessibilidade dessas pessoas. Ester Pacheco, presidente da Fenapestalozzi, agradeceu a homenagem e reforçou a missão da Federação. “É muito gratificante chegarmos aos 96 anos com uma sessão solene homenageando esse movimento que está presente em todas as regiões do nosso país para fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência e dos seus familiares. Contribuir para que o país seja melhor para as pessoas com deficiência é contribuir para que nós tenhamos um Brasil melhor para todos”, afirmou.

Pestalozzi seleciona empresas para reformar instalações

O Bazar da Casa da Família e a portaria vão receber obras de reforma

A Associação Pestalozzi de Niterói está selecionando empresas especializadas para executar obras em sua unidade. O edital prevê a reforma das salas de atendimento do Centro para Integração e Independência, toda a recepção, o Bazar de Produtos da Casa da Família, a portaria de acesso e a transformação da antiga lavanderia em um vestiário feminino. Os recursos fazem parte de emenda parlamentar incluída no orçamento de 2019 pelos deputados federais Miro Teixeira (PDT) e Rodrigo Maia (PSDB), da bancada fluminense.  O edital com todos os anexos detalhando os serviços a serem executados pode ser consultado no site da instituição em http://www.pestalozzi.org.br

Os recursos obtidos pela Pestalozzi somam mais de R$ 584 mil. Serão repassados pelo Ministério da Saúde através da Caixa Econômica Federal, responsável pelo acompanhamento técnico e operacional de todo o processo. As empresas serão selecionadas em licitação pública regida pela lei 8666/93 e suas alterações. As propostas devem ser encaminhadas até o dia 26 de setembro.

Esse é o segundo edital de licitação lançado pela Pestalozzi de Niterói, este ano. O outro, fruto de emenda parlamentar proposta pelo então deputado Otávio Leite (PSD), foi de R$ 100 mil. A licitação está em análise pelo Ministério da Saúde, que ainda não liberou os recursos para a compra do material.

– Como sempre reafirmamos, temos uma margem muito pequena para investimentos, já que as tabelas que custeiam os serviços que prestamos estão muito defasadas. Recursos como estes que conseguimos via emenda parlamentar e convênios com órgãos públicos são vitais para a manutenção de nossas unidades de atendimento – afirma Jussara da Silva Freitas, presidente da instituição, lembrando que, ainda este ano, a Pestalozzi deverá lançar outro edital para a compra de equipamentos.

Pela sustentabilidade do SUS e garantia de direitos constitucionais, em especial das pessoas com deficiência!

+99.257

atendimentos

105

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Camisa da seleção, doada por mãe da Pestalozzi, vai ser leiloada

Lillian Cardozo do Nascimento, coordenadora do CEHA, ao lado da camisa da seleção

Autografada por ídolos como Kaka, Robinho, Gilberto Silva, Lucio, Luisão e Daniel Alves, dentre outros, uma camisa da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 2010 vai ser leiloada pela Pestalozzi de Niterói. A receita obtida com o leilão será investida no Centro Experimental Helena Antipoff (CEHA), a escola especializada da Pestalozzi de Niterói. A camisa encontra-se em exposição na instituição, desde quando foi doada há 12 anos pela mãe de um aluno do CEHA.

A camisa do escrete canarinho agora terá um novo destino. A presidente da Pestalozzi Niterói, Jussara da Silva Freitas, lembra que desde quando ela foi doada, a intenção era a de que fosse leiloada para levantar recursos para o CEHA.

– Vamos fazer um leilão, através de um site especializado nesse tipo de trabalho, para obter recursos para a escola. Lembro bem quando a Ana Maria, mãe do aluno João Antonio Lopes de Castro, nos entregou a camisa que ela conseguiu com o autógrafo dos principais jogadores daquela seleção que estava concentrada no Rio de Janeiro. A grande maioria dos atletas que assinaram (são mais de 20 autógrafos) já não estão mais em campo, por isso, acredito que ela tenha um valor afetivo ainda maior – diz Jussara, que na época da doação era coordenadora da escola especializada.

A seleção brasileira terminou a Copa do Mundo de 2010 na sexta posição, embora tenha se classificado nas eliminatórias em primeiro lugar. Foi a 19ª participação do Brasil em copas do mundo. A seleção era treinada pelo ex-jogador Dunga, capitão do time que conquistou o pentacampeonato, em 2002.

Grupo Inclusivo de Dança vai se apresentar na Pestalozzi

Depois do sucesso da apresentação da Companhia de Ballet de Niterói, será a vez do Grupo Inclusivo de Dança Expressar fazer uma apresentação no auditório da Pestalozzi de Niterói, dia 4 de outubro, às 10 horas. O grupo é formado por sete dançarinos com e sem deficiência que vão mostrar, através da dança, questões interpessoais como relacionamentos tóxicos, saudáveis e conjugais, visando conscientizar a sociedade sobre como lidar com as diferenças, independentemente de suas especificidades.

O espetáculo de dança que será apresentado na Pestalozzi de Niterói será visto antecipadamente por um grupo de alunos da instituição niteroiense dia 22 de setembro, no Teatro Municipal do Rio. Neste dia, o Grupo Expressar se apresentará no palco carioca dentro das comemorações pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.


Quatro bailarinos com deficiência e três sem formam o Expressar

– Desconstruir arquétipos criados pela sociedade, mostrando a capacidade das pessoas com deficiência e inclusão através da dança é um dos nossos objetivos – diz Daniel Rangel, que fundou com Thayrine Mesquita o grupo formado pelos dançarinos Gabriela Calixto, Juhlly Oliveira, Lucas Teixeira, Ezequias Queiroz e Mayckon Myller.

Cristiane Oliveira, assistente social da Pestalozzi, lembra que a apresentação anterior, feita pela Companhia de Ballet de Niterói, foi muito positiva, pois a plateia formada por usuários da instituição e seus familiares participou ativamente.

– Agora estamos oferecendo outra oportunidade ao público da APN, desta vez com uma companhia de dança inclusiva, a Expressar. O objetivo é oferecer aos nossos usuários espaços onde se sintam representados – afirma Cristiane Oliveira.

Festa de Festa de Fim de Ano da Pestalozzi será dia 15 de dezembro

O Grupo Lona na Lua vai participar da Festa de Fim de Ano da Pestalozzi

A tradicional Festa de Fim de Ano que encerra as atividades anuais da Pestalozzi de Niterói acontecerá na manhã do dia 15 de dezembro, no ginásio poliesportivo da instituição. O encontro contará com a participação de diferentes atividades de dança, música e apresentação circense produzidas pelos grupos Arte de Dançar e Lona na Lua.

O Grupo Arte de Dançar, do professor Luciano Motta, atua com crianças e jovens com deficiência e com idosos. Foi vencedor do Encontro Nacional de Dança ocorrido em agosto, na cidade mineira de Itajubá, com uma apresentação do seu balé da terceira idade.

– Já participamos em outras ocasiões dessa festa linda da Pestalozzi. Levamos nosso grupo de dança da terceira idade e nossos jovens com deficiência que participam ativamente do projeto no Parque Palmir Silva, no Barreto, e no Espaço Cultural Abrigo dos Bondes, no centro de Niterói. Para nós é um orgulho fazer parte da festa da Pestalozzi – diz Luciano Motta, do Grupo Arte de Dançar.

O Grupo Lona na Lua, com unidades em Rio Bonito e em Tanguá, vai se apresentar pela primeira vez na festa da Pestalozzi de Niterói.  Surgido com o intuito de dar voz e espaço à formação de artistas em cidades do interior, o Lona na Lua, que tem apoio do Criança Esperança, da Rede Globo, ficou conhecido nacionalmente depois de participar de um quadro do Programa Caldeirão do Huck.

Atualmente, o Lona na Lua reúne mais de 300 crianças e jovens que recebem aulas gratuitas de dança, atividades circenses e de teatro nos espaços montados nas duas cidades. Criador da trupe, o artista Zeca Novais diz estar ansioso para participar do encontro. “É uma honra para nós receber esse convite para mostrar parte do nosso trabalho para pacientes, familiares e colaboradores da Pestalozzi de Niterói, instituição símbolo da luta pela reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência”, afirma ele.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS