Com novo “Viver sem Limite”, Governo Federal deverá ampliar custeio da reabilitação

Nova versão do plano criado em 2011 promete ampliar em 35% o custeio dos Centros Especializados de Reabilitação e das Oficinas de Órtese e Prótese, como os da Pestalozzi niterói.

Pestalozzi Niterói está entre instituições credenciadas pelo Ministério da Saúde

Lizair Guarino homenageada durante o lançamento do Viver sem Limite pela presidente Dilma, em 2011 

O Governo Federal vai anunciar em outubro a segunda edição do “Viver sem limite”. A nova versão desse Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai reajustar em 35% o custeio, pelo SUS, das atividades dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e das Oficinas Ortopédicas, credenciados pelo Ministério da Saúde. Em todo o país são 299 instituições CER e 51 oficinas ortopédicas, entre elas a Pestalozzi de Niterói.


Em novembro de 2011, quando a presidente Dilma Roussef lançou o Plano Nacional Viver sem Limite, Lizair Guarino, então presidente da Pestalozzi de Niterói, foi homenageada em Brasília.

O novo Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, chamado de Viver sem Limite 2, deverá ser lançado em outubro. A informação foi dada no dia 20 de setembro pelo Coordenador de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Arthur Medeiros, durante audiência concedida a dirigentes da Federação Nacional das Associações Pestalozzi. Estes apresentaram uma série de sugestões para a melhoria do trabalho das instituições filantrópicas que atuam na reabilitação de pessoas com deficiência. 

O objetivo da segunda etapa do plano é promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por meio de políticas públicas de enfrentamento às barreiras que as impedem o exercício da plena cidadania.

As propostas do Plano foram construídas por meio de consulta pública e foram baseadas em torno de quatro eixos: Gestão Inclusiva e Participativa, Enfrentamento à violência e ao capacitismo, Acessibilidade e tecnologia Assistiva e Acesso a Direitos.

Na reunião do Ministério da Saúde as instituições apresentaram uma tabela atualizada de valores que deveriam ser pagos a elas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Também foi apresentado um estudo que prevê incentivos para aquelas credenciadas como CER e a preocupação com relação aos atendimentos feitos por instituições que, embora credenciadas como Centros Especializados, atendem pessoas com deficiência sem garantia do pagamento pelos procedimentos.

“Tomando como exemplo o município de Niterói, são mais de 1.400 pessoas atendidas sem estarem inseridas na tabela CER”, pontua o documento. 

Na reunião, os dirigentes solicitaram, ainda, que o governo federal retome o Comitê Nacional de Assessoramento e Apoio às Ações do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência, desativado no Ministério da Saúde pelo último governo. 

O Viver Sem Limite II está sendo desenvolvido pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ligada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e tem como base uma consulta pública lançada pelo ministério, cujas contribuições da sociedade civil se encerraram em 5 de setembro. 

Pestalozzi aguarda repasse do Ministério da Saúde

Custeio dos serviços de reabilitação sofre déficit com tabela defasada do SUS

Um novo repasse de recursos do Ministério da Saúde deverá ser feito à Pestalozzi de Niterói. Segundo portaria da Comissão Intergestora Bipartite, publicada no Diário Oficial de 26/9, R$ 2,5 milhões deverão ser divididos entre as cinco principais instituições de Niterói na área de reabilitação.

A portaria da Comissão Intergestora Bipartite, órgão colegiado que reúne dirigentes municipais da área da saúde e da Secretaria estadual, teve como origem uma solicitação feita pela Secretaria de Saúde de Niterói, em junho.

Essa verba, caso venha a ser repassada às instituições, poderá ser aplicada no custeio das atividades que estão em déficit devido ao congelamento das tabelas SUS.

“Nossa luta agora é para que esse recurso entre em nossas contas o mais rápido possível. Há um trâmite burocrático grande nas estruturas administrativas do governo federal, estadual e municipal, mas trabalhamos para que a liberação dos valores aconteça ainda em 2023”, afirma Juarez Mothé, superintendente da Pestalozzi. 

Ele lembra que as outras instituições autorizadas a receber os repasses são a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC).

Assim como a Pestalozzi, todas as instituições sofrem com a tabela defasada de pagamento do SUS. 

Juarez exemplifica que recursos autorizados pelo Ministério da Saúde, através da Portaria 096/2022, para as instituições que integram os Centros Especializados em Reabilitação (CER), em Niterói, ainda não foram liquidadas pelo município. A verba deveria ter sido repassada há oito meses.

“Ainda aguardamos a liberação desse recurso que já está nos cofres do município. Acreditamos que isto deva ocorrer agora em outubro, diz o superintendente. 

Direito previdenciário é tema de palestra na Pestalozzi

A advogada Eliana Lima, especialista em direito previdenciário fará uma palestra gratuita na Pestalozzi de Niterói sobre aposentadoria e benefícios sociais oferecidos pela Previdência Social às pessoas com deficiência.

A palestra está marcada para o dia 4 de outubro, às 10h. O evento é gratuito e dirigido para usuários ou não dos serviços da Pestalozzi de Niterói.
Eliana Lima tratará de temas importantes como mudanças na legislação previdenciária e explicará programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ainda alvo de muitas dúvidas e de questionamento por parte das pessoas com deficiência e seus familiares. 

+99.257

atendimentos

105

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Painel de grafite dá novo colorido à Pestalozzi

A professora Thamyris e a aluna Dayane grafitam o muro do parque de brinquedos

Um painel de grafite feito por 50 alunos da professora de artes Thamyris Fernandes dá novo colorido ao parque de brinquedos da Pestalozzi de Niterói. A obra coletiva tem 15 metros de extensão por três de altura e foi produzida com material doado pela Rede Nami.

A obra, que dá vida ao espaço de lazer, ganhou apoio dos artistas Jonas Ricardo e Danielle Rodrigues, além da participação dos professores, da coordenadora e da psicóloga da escola especializada da Pestalozzi. 

Foi a primeira experiência desses jovens, muitos deles autistas, com deficiência intelectual ou física e com dificuldades de aprendizagem. Mas isso não importa para a arte.

“Não entro nessa questão de que são ou não deficientes. Claro que tem jovens autistas, com deficiência, mas a gente acredita que eles têm capacidade como qualquer outra pessoa. Só que eles estão no tempo deles”, disse a professora Thamyris. Ela está concluindo pós-graduação em Artes e Filosofia pela PUC do Rio de Janeiro, e está há sete meses na Pestalozzi. 

Coordenadora da escola especializada da Pestalozzi, a pedagoga Lillian Nascimento afirma que foi grande a integração das crianças e jovens com a proposta de confecção do mural.

“Todos participaram da atividade e o resultado ficou excelente. Muita gente ficou impressionada com a obra. Elogiaram a iniciativa e gostaram da ideia de dar mais vida aos espaços da escola com a arte do grafite”, disse Lilian.

Para a professora Thamyris a explicação de tamanha integração é de que a arte do grafite é urbana e de rua.

“A linguagem do grafite atinge qualquer pessoa, seja ela analfabeta, com pouco letramento ou não. Qualquer um consegue se identificar, olhar e sentir a sua emoção. Para isso que a arte serve”.7

Outros espaços da Pestalozzi estão sendo estudados para receber a arte em grafite. O muro do parque de brinquedos foi grafitado com material doado pela Rede Nami, da artista Panmela Castro. Ela tem painéis pintados em Nova York e participa do Art-Rio, que acontece este mês na Marina da Glória.

Setembro Amarelo

Autodefensores da Pestalozzi de Niterói distribuíram, em comemoração ao Setembro Amarelo (mês de conscientização sobre o cuidado da saúde mental e do suicídio) frases motivadores e solidárias aos usuários e familiares da Pestalozzi de Niterói. A ação foi organizada pelo Centro de Integração e Independência, coordenado pela terapeuta ocupacional  Renata Cherene.

Homenagem na Câmara

A Pestalozzi de Niterói foi homenageada pela Câmara de Vereadores com uma moção de aplausos pelo trabalho em defesa das pessoas com deficiência. A solenidade foi no Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa Com Deficiência (21/9). A iniciativa foi do vereador Leonardo Giordano (PCdoB) e a chefe de gabinete da presidência, Andrea Siqueira representou a diretoria da instituição na solenidade.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS