Tecnologias Assistivas têm parceria do INT com a Pestalozzi Niterói

Pesquisa de soluções tecnológicas para auxiliar e ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência avança com apoio do Instituto Nacional de Tecnologia (INT)

Tecnologias Assistivas têm parceria do INT com a Pestalozzi Niterói

Pesquisa de soluções tecnológicas para auxiliar e ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência avança com apoio do Instituto Nacional de Tecnologia (INT)

Laboratório de Órteses e Próteses da Pestalozzi já serviu de campo para INT projetar novos tipos de andadores

A Associação Pestalozzi de Niterói e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com sede no Rio de Janeiro, estão avançando num programa de parceria para o desenvolvimento de Tecnologias Assistivas. Estas englobam um conjunto de soluções tecnológicas que auxiliam na promoção ou na ampliação das habilidades funcionais da pessoa com deficiência.


Equipe do INT visita Laboratório de Órteses e Próteses da Pestalozzi

A Pestalozzi de Niterói vem avançando nesse campo com seu Laboratório de Órteses e Próteses. Chefe do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão do INT, Júlio Cezar Augusto da Silva lembra que em 2018 a Pestalozzi serviu de campo para um projeto do INT que desenvolveu soluções para andadores utilizados por pessoas que se recuperam de problemas como AVC, por exemplo.

– Nossa equipe desenvolveu junto com os técnicos da área de reabilitação da Pestalozzi uma série de pesquisa de campo, ouvindo profissionais e usuários da instituição que estavam em tratamento nos setores de fisioterapia física. Desenvolvemos dois tipos de andadores. Um com soluções de baixo custo e um outro com um pouco mais de tecnologia, com o uso de um sistema pneumático. A queixa dos usuários e o que constatamos durante a pesquisa é que os andadores convencionais não permitem a pessoa levantar-se do leito ou do sofá com facilidade. Os projetos foram premiados, um pelo A’ Design Awards, na Itália; e outro pelo Prêmio Bornancini de Design, no Brasil. Ambos já estão patenteados, em busca de empresas que queiram usar o novo sistema – diz Júlio Cezar.


Andador com sistema pneumático premiado pelo A’ Design Awards, na Itália

Em abril, equipes do INT visitaram, em duas ocasiões, a sede da Pestalozzi de Niterói conhecendo os ambientes de trabalho para o desenvolvimento de propostas de pesquisa no campo da reabilitação física e intelectual. Entre elas destaca-se o uso de novas tecnologias para confecção de órteses e próteses e recursos para pessoas com TEA (Transtorno de Espectro Autista), objetivando incrementar a qualidade de vida dos usuários.

– Demos o primeiro passo e temos um longo caminho a percorrer, neste início de trabalho em conjunto, no qual ambos têm bastante interesse: o desenvolvimento de tecnologias assistivas com objetivo da inclusão social dos pacientes, através do aumento de sua autonomia – avalia o coordenador médico da Pestalozzi, psiquiatra Marcio Loyola, responsável junto com as coordenações pelas duas visitas técnicas.

Marcio Loyola lembra que em maio uma comitiva da Pestalozzi visitará o INT para conhecer a sede do instituto e estreitar os laços desta parceria, que tende a se transformar num Acordo de Cooperação.

– Este acordo de cooperação cria condições de desenvolver tecnologias assistivas, não apenas na reabilitação física, mas também no campo da reabilitação intelectual, destacando-se as dificuldades referidas pelas pessoas com diagnóstico de autismo e atraso no desenvolvimento do aprendizado, no acesso a cidadania e ao mercado de trabalho. Portanto, estão sendo construídos dois caminhos, ambos visando à produção de autonomia: um no campo da acessibilidade de pessoas que precisam de órteses e próteses; e o outro no aumento do protagonismo de pessoas com dificuldades no desenvolvimento intelectual e na área do autismo – diz Marcio Loyola.

Por sua vez, o Chefe do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão do INT também acredita que, com o Acordo de Cooperação, as pesquisas entrarão em uma nova fase. “A Pestalozzi tem um conhecimento muito amplo na área da reabilitação física. São campos amplos aos quais poderemos oferecer soluções técnicas que auxiliem pessoas com deficiência a ter uma maior e melhor inclusão na sociedade”, afirma Júlio Cezar.

Andador desenvolvido pelo INT com técnicos da Pestalozzi que recebeu o Prêmio Bornancini de Design, no Brasil

Com as contas acertadas, Pestalozzi Niterói investe em novos projetos

Ao encerrar o exercício de 2021 com o patrimônio social da Associação Pestalozzi de Niterói aumentado em 21,67% (passou de R$ 6,2 milhões em 2020 para R$ 7,5 milhões no ano passado), o ex-presidente Carlos Consídera destacou no Relatório Anual da entidade “o esforço e a dedicação de nossa valorosa equipe ao confrontar com êxito as adversidades impostas pelas limitações da pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos.” Em março último, Consídera passou a presidência para a pedagoga Jussara Sílvia da Silva Freitas. Hoje ele ocupa a segunda vice-presidência da Pestalozzi Niterói.

Relatório Anual revela que, apesar das adversidades, Pestalozzi Niterói aumentou patrimônio social em 21,6%

O foco da administração em 2021, disse Consídera no Relatório Anual, “ficou concentrado na possibilidade de flexibilização das restrições ainda impeditivas da plena realização de nosso trabalho, a fim de dar condições técnicas e de segurança capazes de construir um ambiente saudável para promover um bom desempenho profissional de nossos colaboradores”.

Ressaltou que “um novo planejamento estratégico permitiu que a instituição redirecionasse suas ações e se adaptasse para tomar decisões de forma assertiva”. Desta forma, a Pestalozzi Niterói pôde desenvolver grande parte das metas estabelecidas para 2021, tendo sido ampliados os serviços ambulatoriais especializados na área de reabilitação.

NOVOS PROJETOS EM EXECUÇÃO

Foram prestados 50.338 atendimentos, sendo 94,5% deles através do Sistema Único de Saúde. Também foi lançado um projeto, já em execução, de atendimento especializado e de excelência, oferecido a preços acessíveis à população não alcançada pelo SUS, “cujos resultados já se fazem sentir no incremento de uma nova fonte de recursos financeiros que em muito contribuirá para o desempenho das finalidades principais da Pestalozzi Niterói”, afirmou Carlos Consídera.

No campo da comunicação interna e externa, a gestão do ex-presidente iniciou um processo de maior divulgação das atividades da Pestalozzi Niterói através das denominadas “Lives” veiculadas nas plataformas de rede social, com apresentação de profissionais de relevo, abordando, sob os pontos de vista técnicos e científicos, temas de interesse geral no campo da reabilitação física e intelectual.

Foi criado o Centro de Estudos e Pesquisa Pestalozzi Niterói – CEPPEN, já em funcionamento através de um de seus núcleos de trabalho, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Reabilitação, constituído de cinco profissionais de saúde da instituição, atuando em projetos de desenvolvimento dos processos de reabilitação física e intelectual pela utilização de tecnologias assistivas.

– Em suma, estamos convencidos que a esperança de ultrapassar aqueles tempos sombrios e encontrar à frente uma nova era de bonança e alegria na realização de nosso trabalho ajudou-nos a superar os obstáculos que se nos interpunham, consagrando mais uma vez a presença ativa da Pestalozzi Niterói no acolhimento de todos aqueles que nos procuram em busca de atendimento especializado e melhor qualidade de vida. Que sejamos sempre capazes de manter essa chama acesa – concluiu Carlos Consídera.

+99.257

atendimentos

105

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Volta às aulas é sempre uma alegria na Pestalozzi

Início do ano letivo traz de volta o vai e vem de pais e alunos

Cento e cinco crianças e jovens com deficiência, matriculados no Centro Experimental Helena Antipoff (CEHA), a escola especializada da Pestalozzi, retomaram o ensino presencial depois de praticamente dois anos (para alguns) sem o convívio diário em sala de aula. O início do ano letivo, em fevereiro, trouxe de volta à sede da Pestalozzi, o vai e vem de pais e alunos.

Centro Experimental Helena Antipoff (CEHA) retoma o ensino presencial trabalhando na reposição de conteúdos perdidos e na busca da retomada do vínculo educacional.

– Durante o período da pandemia procuramos oferecer aos alunos propostas de atividades para que eles não deixassem de perder o vínculo com o processo educacional. Mas é diferente. O retorno à sala de aula é importantíssimo para essas crianças e jovens – avalia Lillian Cardozo do Nascimento, coordenadora do CEHA.

Desde o segundo semestre do ano passado, a equipe de professores e a coordenação educacional da Pestalozzi está trabalhando na reposição de conteúdos perdidos e na busca da retomada do vínculo educacional.

– Alunos com deficiência intelectual e autismo, como é o caso dos nossos estudantes, demandam um trabalho especial para a retomada dos estudos. Esse trabalho é feito de forma minuciosa, com muito cuidado e paciência. Nossos professores vêm se dedicando bastante nesse trabalho. É toda uma rotina que tem de ser adaptada à realidade deles – diz a coordenadora do CEHA.

Lillian lembra que assim que foi anunciado o retorno das aulas, muitos pais procuraram a Pestalozzi com dúvidas de como seria e qual a segurança para os alunos. A Pestalozzi vem seguindo à risca as determinações publicadas pela Prefeitura de Niterói com relação à flexibilização das normas desse período de pandemia.
Mesmo com a recente autorização de que as máscaras não precisam mais ser usadas em ambientes internos e externos, a Pestalozzi, como se trata de um centro de saúde, mantém a obrigatoriedade do uso, inclusive para os alunos em sala de aula.

– Inicialmente tivemos pais que optaram em não retornar com seus filhos à sala de aula. Cerca de 10% do nosso corpo de alunos. Alguns por questões relativas à pandemia, por não sentirem segurança nesse retorno e outros por questões financeiras. São chefes de famílias que ficaram desempregados e que, de uma hora para outra passaram a ter dificuldades para trazer seus filhos à escola. Hoje estamos com a adesão total do corpo discente – diz Lillian Cardozo do Nascimento.

A coordenadora acrescenta que em seu dia a dia a escola vem buscando resgatar as defasagens surgidas pelo tempo de restrições sanitárias que obrigaram a escola a fechar suas salas de aula. “Hoje a escola recomeça mais um ano letivo com o objetivo de oferecer um atendimento educacional atenta às necessidades individuais de cada aluno, contribuindo para a integração educativa, laboral e social, incluindo aulas de Artes, Dança e Educação Física”, concluiu Lillian.

Lizair presente na história pestalozziana

Uma réplica do busto de Lizair Guarino, presidente da Pestalozzi de Niterói e fundadora da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), está no Centro Histórico do Movimento Pestalozziano, na sede da instituição, na Asa Sul, em Brasília. O busto, uma cópia do que foi instalado na sede da Pestalozzi de Niterói, foi doado pela diretoria e fica junto à uma placa que conta um pouco do trabalho realizado por Lizair durante os anos em que se dedicou à causa.

No espaço também há outros homenageados, pessoas que fizeram parte da história do Movimento Pestalozziano, como exemplo, Sarah Couto Cesar, Tiago Wurth, a matriarca da causa pestalozziana, Helena Antipoff, além, é claro de J.H.Pestalozzi. O Centro Histórico também é composto por peças importantes para a história da instituição.

“Recebemos esse busto da Pestalozzi de Niterói no dia da homenagem que foi oferecida a Lizair, em dezembro. Trouxemos para Goiânia e em seguida instalamos na sede da federação”, disse Ester Pacheco, atual presidente da Fenapestalozzi.

Memória de Lizair Guarino tem lugar de destaque no Centro Histórico do Movimento Pestalozziano.

Adeus a , mais antiga colaboradora da Pestalozzi

A Pestalozzi de Niterói lamenta o falecimento da sua funcionária, Geracyna Baptista Chagas, carinhosamente conhecida como Gê. Era a mais antiga colaboradora em atividade. Entrou na instituição em 1979 como recepcionista e ao longo dos anos exerceu diferentes atividades sempre com esmero e responsabilidade. Atualmente era responsável por toda a documentação institucional, função que exerceu com a reconhecida dedicação que marcou a sua passagem pela Pestalozzi. Nossa solidariedade aos familiares e amigos.

Companhia de Ballet de Niterói vai dançar poemas de Cora Coralina em duas apresentações na Pestalozzi

Coreografia foi criada pelos bailarinos inspirados em poemas de Cora Coralina

Pela primeira vez, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói vai se apresentar para alunos e clientes de uma instituição filantrópica do município. O espetáculo “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina” terá duas apresentações no auditório da Associação Pestalozzi de Niterói, dia 8 de junho às 10h30m e às 13h30m. A entrada é franca, mas sujeita à limitação do espaço.

Com 35 minutos de duração, o espetáculo é todo baseado em poemas da escritora Cora Coralina. Estreou em outubro do ano passado no Teatro Municipal de Niterói e agora vem percorrendo as escolas públicas do município.

– Procurei a Companhia de Ballet e iniciamos esse projeto de trabalhar com nossos alunos e usuários a questão da dança. É um novo desafio. Estamos muito entusiasmados com relação ao resultado. Vamos distribuir poemas de Cora Coralina e explicar o trabalho dos bailarinos aos nossos usuários para que possam apreciar melhor o espetáculo. Temos certeza de que será o início de uma parceria de sucesso entre a Companhia e a Pestalozzi de Niterói – afirma Cristiane Oliveira, assistente social da Pestalozzi e responsável pela inédita parceria.

A coreografia foi criada pelos próprios bailarinos, inspirados em passagens dos poemas de Cora. A obra literária da premiada escritora goiana se refere a sua vida pessoal e o espetáculo também segue uma linguagem biográfica, retratando a vida da poetisa vendendo doces e entregando seus escritos aos clientes.

– A poesia de Cora Coralina atravessa gerações, pois permite fácil identificação do leitor com seus escritos – diz Tenara Gabriela, da Companhia de Ballet de Niterói.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS