Pestalozzi participa do Abril Azul, mês de conscientização do autismo

Pestalozzi de Niterói atende 74 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo atendimento ambulatorial e multidisciplinar.

Fonoaudióloga Jaceni Tavares Pernas atende um paciente

Contra o preconceito e a falta de informação

Às vésperas de mais um dia mundial da Conscientização do Autismo, a Pestalozzi Niterói comemora o Abril Azul, mês que marca a luta contra o preconceito e a falta de informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A presidente Jussara Freitas lembra que a instituição poderia atender muito mais adultos e crianças com a síndrome se recebesse mais recursos. Hoje são atendidas 74 pessoas, através do SUS.


O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas em 2007, e é comemorado no dia 2 de abril. É uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade. Este ano, o foco da comemoração do Dia da Conscientização do Autismo é a contribuição dos autistas em diversas áreas, como em casa, no trabalho, nas artes e como criadores de políticas. Cada vez mais, a narrativa de “curar” ou “converter” pessoas autistas é abandonada em favor da aceitação das suas particularidades e da promoção de inclusão e aceitação na sociedade. Para isso, é muito importante disseminar conhecimento para reduzir estigmas e preconceitos.

A Pestalozzi atende atualmente 74 pacientes com TEA no ambulatório de reabilitação intelectual, encaminhados pelo sistema de Regulação do município de Niterói (Resnit).

“Hoje temos na Pestalozzi 20 pacientes com Síndrome de Down, a maioria jovens e adultos. O atendimento para crianças do espectro autista é feito na área ambulatorial e nas áreas de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, e terapia ocupacional, além de receberem acompanhamento médico e de serviço social.  O objetivo é gerar nos pacientes a possibilidade de independência, socialização, iniciativa, estímulo das habilidades motoras e o desenvolvimento das áreas sensoriais, perceptivas e cognitivas”, diz a presidente da Pestalozzi Niterói.

A inclusão de pessoas com autismo é fundamental para garantir que elas possam alcançar seu potencial máximo e viver vidas felizes e realizadas e no contexto do mercado de trabalho, a inclusão de pessoas autistas traz benefícios tanto para as empresas quanto para os indivíduos com TEA. Por um lado, as empresas se beneficiam ao contar com uma equipe diversa e inclusiva, que traz diferentes habilidades, perspectivas e ideias para o ambiente de trabalho. Por outro lado, as pessoas autistas têm a oportunidade de se sentir valorizadas e integradas na sociedade, além de desenvolver habilidades profissionais e pessoais importantes para o seu crescimento.

Secretária de Saúde recebe diretoria da Assist

A ampliação de vagas para reabilitação foi pedida pela Assist à secretária de Saúde

A nova secretária de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, recebeu representantes da Assist (Associação das Instituições do Terceiro Setor), que reúne a Pestalozzi, AFR, AFAC, Apada e Apae. Destacaram a importância de se ampliar a oferta de vagas para o atendimento de pessoas com deficiências física e intelectual.

Durante o encontro foi solicitada especial atenção da pasta às demandas das instituições que, entre elas, são o remanejamento de recursos da área de reabilitação já otimizados pelos municípios, mas que aguardam liberação em Niterói para as instituições que integram a Rede CER (Centros Especializados em Reabilitação), do Ministério da Saúde.

Também foi destacada a importância de se ampliar a oferta de vagas nas instituições para o atendimento de pessoas com deficiência física e intelectual, além da possibilidade de a Secretaria de Saúde contratar serviços com a Apae e a Apada.

Os representantes da Assist fizeram questão de referendar o bom diálogo mantido com o município. “Levamos as nossas principais demandas à nova secretária, que já tinha conhecimento delas, e que ressaltou a importância do trabalho das instituições na área de reabilitação”, disse Juarez Mothé.

Ação social atende mais de cem pessoas

Visitantes são recebidos por autodefensores da Pestalozzi

Sucesso absoluto a ação social organizada pela Pestalozzi de Niterói na área externa do estacionamento principal da instituição. Mais de cem pessoas foram atendidas nas tendas montadas para os serviços da OAB Niterói, Procon e Secretaria de Defesa do Consumidor do município, além do corpo clínico de enfermagem e nutrição da Pestalozzi, que prestaram esclarecimentos sobre alimentação saudável e fizeram medição da pressão arterial.

“Agradecemos muito não só aos nossos pacientes que participaram da ação, como, principalmente, aos órgãos públicos e instituições como o Procon e a OAB, que prontamente aceitaram o convite para participar da ação social”, disse Jussara da Silva Freitas, que esteve presente no evento durante toda a manhã do dia 22 de março.

A organização da ação foi do Setor de Assistência Social da Pestalozzi. Anualmente, a instituição realiza ações como essa, mas devido à pandemia de Covid elas foram suspensas, somente retornando este ano.

AUTODEFENSORES

Jovens do Centro para Integração e Independência, que formam o núcleo de Autodefensores da Pestalozzi de Niterói, receberam os visitantes e os encaminharam às tendas de atendimento, conforme as demandas de cada um. Também distribuíram rosas de papel confeccionadas durante suas aulas de artesanato, e exemplares do Informativo Trem Bala, produzido por eles.

Os autodefensores expuseram, ainda, produtos artesanais que produzem na Pestalozzi. Os visitantes puderam participar de uma oficina de artesanato e de outra sobre técnicas de jardinagem, conhecendo como essas atividades são oferecidas aos jovens do Centro para Integração e Independência.

“Tivemos um grande número de responsáveis e visitantes interessados em participar das oficinas, o que se transformou em um momento de prazer e descontração, como nos disse uma das mães presentes”, conta Renata Cherene, terapeuta ocupacional responsável pelo Centro.

+99.257

atendimentos

105

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Psicólogo fala sobre relacionamentos na escola

A Pestalozzi de Niterói recebe dia 18 de abril, às 9 horas, em seu auditório, o psicólogo Bruno Macedo (foto), que falará sobre questões que envolvem o bullying no relacionamento escolar e no ambiente comunitário.  Formado pela Faculdade Maria Thereza e com pós-graduação em Psicologia Hospitalar pela Universidade Veiga de Almeida, Bruno Macedo pretende, durante a sua palestra, ter um diálogo aberto e franco sobre o tema com pacientes, familiares, alunos e funcionários da Pestalozzi. “O tema central da palestra será Reconheço o meu valor! Uma consciência para as consequências do bullying. É um tema que está cada vez mais em voga em nossa sociedade e é importante que pais, professores, alunos e toda a comunidade discutam tais questões”, afirma ele.

Pestalozzi será abastecida com energia solar

A empresa DR Energia Engenharia Ltda venceu o processo licitatório e vai instalar um sistema de energia fotovoltaico na sede da Pestalozzi de Niterói. O equipamento produzirá energia para atender diferentes setores e ficará instalado em cima do ginásio de esportes da Pestalozzi. O processo licitatório foi concluído no dia 23 de março e três empresas apresentaram propostas, sendo que duas delas cobraram um preço maior do que o cotado pela Caixa Econômica Federal, responsável, junto ao Ministério da Saúde, pelo repasse dos recursos e fiscalização da obra.


A instalação do sistema fotovoltaico faz parte do convênio 904680, assinado entre a Pestalozzi e o Ministério da Saúde. Todas as três empresas concorrentes realizaram a visita técnica e enviaram seus documentos para análise da Comissão de Licitação.

O valor dos serviços apresentados pela empresa vencedora é de R$ 447.839,38, o menor das três participantes. 

“Agora vamos dar prosseguimento aos trâmites burocráticos e receber a aprovação da Caixa Econômica Federal para que a empresa dê início às obras. Estamos confiantes que, além da contribuição ao meio ambiente, a energia limpa que iremos gerar trará economia aos nossos gastos com a conta de luz”, afirma Juarez Mothé, superintendente da Pestalozzi.

A Associação Pestalozzi de Niterói lamenta a perda e se solidariza com a família do fotógrafo Wander Rocha, que atuou voluntariamente, por diferentes oportunidades, emprestando seu talento à instituição. Seu olhar sensível e preocupado com as causas sociais captou imagens não só do trabalho da Pestalozzi de Niterói, como de nossos usuários e alunos (foto). As imagens captadas por Wander serviram, ainda, para ilustrar o calendário de 2019 da instituição, distribuído à época como brinde.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS