Tudo pronto para a volta às aulas da Pestalozzi Niterói

O Centro Experimental Helena Antipoff (Ceha), escola especializada da Pestalozzi de Niterói, também oferece aulas extras de Informática, Artes E Educação Física.

Pestalozzi abre ano letivo no dia 19/2

Tão logo termine a folia do carnaval, a Pestalozzi de Niterói vai abrir seu calendário escolar de 2024 no dia 19 de fevereiro. O ano letivo terá dez turmas nos horários da manhã e da tarde. Vão receber 106 alunos.


As aulas não seriadas para crianças e jovens com deficiência intelectual serão acompanhadas por aulas extras de informática, educação física e artes. 

“Estamos ansiosos para a retomada do período letivo. Nossos professores já prepararam todo o material didático para este ano letivo. Vamos trabalhar questões de cidadania, meio ambiente e cultura, além de promover bastante interação de nossos alunos com a comunidade, visitando equipamentos culturais e de lazer. Com certeza será um ano muito produtivo”, destaca Lillian Nascimento, coordenadora do Centro Experimental Helena Antipoff (Ceha), a escola especializada da Pestalozzi de Niterói. 

Lillian lembra que, desde o ano passado, o Centro de Informática vem funcionando em um novo espaço, oferecendo mais conforto e qualidade de atendimento para os alunos. Também destaca as aulas de Artes, onde os alunos participam ativamente. No ano passado eles confeccionaram um grande painel de grafite na área do parquinho, onde as crianças têm momentos de lazer. 

“Estamos preparados para receber nossos alunos. Pretendemos dar sequência ao trabalho participativo que envolve também os seus familiares. A nossa escola é o embrião do trabalho da Pestalozzi e tem uma importância vital na formação de nossos jovens como pessoas atuantes na sociedade, propiciando a sua inclusão e cidadania”, acrescenta a coordenadora do Ceha.

Traffic calming facilita o acesso à Pestalozzi

Reivindicado há anos pelos usuários dos serviços da Pestalozzi de Niterói, a instalação do sistema de traffic calming (redutor de velocidade) já está gerando maior segurança para as pessoas com deficiência que precisam atravessar as pistas da Estrada Caetano Monteiro.


Os redutores de velocidade foram instalados no dia 30 de janeiro nas pistas de subida e de descida da estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba.

Sinalizados com tinta reflexiva à luz dos faróis, o trecho da estrada recebeu, ainda, placas de sinalização vertical alertando os motoristas sobre o redutor de velocidade e que o local é de travessia de pessoas com deficiência e crianças. 

Gilson Souza, presidente da Nittrans, empresa pública responsável pelo trânsito da cidade, lembra que a reivindicação por mais segurança dos pedestres que atravessam a pista para serem atendidos pela Pestalozzi é justa e necessária.

“A Nittrans tem uma grande preocupação com a educação no trânsito e conta com o apoio da população.  Estamos aplicando em Niterói um conceito mundial de educação no trânsito para trazer dignidade à pessoa com deficiência ao atravessar ruas em segurança. Nossos planos para o futuro incluem também levar esse mesmo modelo para a frente de escolas”, diz Gilson Souza. 

O pedido para a instalação do traffic calming foi feito pelo Conselho Municipal de Saúde durante reunião com a secretária de Serviços Públicos, Dayse Monassa, e técnicos da Nittrans, no mês passado.

99.257+

atendimentos

106

alunos

1.384+

atendimentos sociais

Energia solar já é realidade na Pestalozzi de Niterói

Desde o dia 15 de janeiro, a Pestalozzi já produz a sua própria energia elétrica. As 200 placas fotovoltaicas ligadas ao sistema da concessionária Enel já fornecem energia a todos os setores, zerando praticamente, a conta de luz da instituição.


Os serviços foram executados pela empresa DR Engenharia, vencedora do processo licitatório, e duraram nove meses, entre a escolha do licitado e a conclusão dos serviços. 

“A Enel fez, no dia 15, a ligação do sistema à rede de energia elétrica. Os estudos apontam que o sistema, instalado no telhado do ginásio de esportes da Pestalozzi, vai praticamente zerar a conta de energia elétrica da instituição, que gira em torno de R$ 14 mil mensais. Estamos esperando, agora, pelos 30 primeiros dias de funcionamento para uma avaliação, mas tudo está funcionando muito bem”, diz Juarez Mothé, superintendente da Pestalozzi de Niterói. 

O sistema fotovoltaico cobriu com placas de geração de energia solar todo o ginásio de esportes, localizado na parte mais alta da sede em Pendotiba. Dali a energia produzida está interligada à rede distribuidora da Enel. A energia excedente, caso exista, poderá ser adquirida pela Enel, criando créditos para a Pestalozzi. 

Nas primeiras 24 horas de funcionamento do sistema, a carga acumulada era de 631 kWh, sendo a previsão de 623 kWh mensais. “Isso demonstra que, nas primeiras 24 horas, o sistema funcionava superavitário, conforme os estudos. Agora é aguardar os primeiros 30 dias para uma nova análise”, afirma Mothé. 

“Além de ser uma energia limpa, o que nos integra ao que há de mais moderno nesse setor, vamos ter uma importante economia, o que nos dá um alívio em nosso custeio. A Pestalozzi tem as suas contas muito ajustadas e qualquer economia é importante para nós”, prevê Juarez Mothé.

Fruto de uma emenda parlamentar, a instalação do sistema fotovoltaico foi precedido de uma licitação pública e toda a obra e repasse dos recursos ocorreu por intermédio da Caixa Econômica Federal, supervisora dos recursos.

A emenda foi apresentada junto ao orçamento do Ministério da Saúde e se transformou no convênio de número 904680. Três empresas fizeram a visita técnica e fizeram propostas, vencendo a que, além de apresentar todas as documentações exigidas, também teve propôs o menor preço aos cofres públicos. 

“A maior parte dos investimentos que fazemos na Pestalozzi, hoje em dia, é fruto de emendas parlamentares apresentadas ao orçamento da União. Anualmente encaminhamos correspondências aos deputados que formam a bancada do Estado do Rio de Janeiro no Congresso, solicitando recursos. Sempre somos contemplados e conseguimos tirar do papel as indicações legislativas porque temos os documentos necessários e cuidamos com muito zelo de todo o processo, desde a licitação, até a qualidade dos serviços e equipamentos adquiridos até a prestação de contas. Isso nos dá a credibilidade necessária para anualmente pleitear e conseguir os recursos dos mais diferentes parlamentares”, concluiu Jussara Silvia Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói.

Pestalozzi contrata obras de melhorias em sua sede

A Pestalozzi de Niterói concluiu o processo licitatório para a escolha de uma empresa de engenharia que fará obras de reforma e modernização em seus centros de atendimento em reabilitação e em sua área administrativa.

A GWR Solutions Ltda foi a escolhida por ter apresentado o menor preço e a garantia de capacidade técnica para a execução dos serviços que não prevêem nenhuma ampliação de área. 

A partir da homologação do resultado da licitação, ocorrida no último dia 24 de janeiro, toda a documentação será encaminhada à área técnica da Caixa Econômica Federal.

Tão logo seja analisado o processo e aprovado pela Caixa, a empresa licitada estará apta a iniciar os serviços que foram elencados no processo de concorrência pública. A verba faz parte do convênio 871387/2018, celebrado com o Ministério da Saúde e os repasses serão feitos por intermédio da Caixa Econômica Federal. 

“Esta obra é fruto de emenda parlamentar que reivindicamos junto ao Congresso Nacional e que é inserida no Orçamento da União. Há um extenso trâmite burocrático até ser concretizado e aprovado o início das obras. Nós temos os documentos necessários para pleitear estes recursos, além da seriedade não só na execução como na prestação de contas. É a forma que temos de garantir investimentos e melhorias, por isso, anualmente, encaminhamos comunicados aos membros do parlamento solicitando a inserção de nossos projetos ao Orçamento. Temos alcançado alguns êxitos”, explica Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi. 


Receba nosso Informativo

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

Ajude-nos a ajudar quem precisa através de serviços de educação e saúde.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS