Conselho de Saúde municipal pede para Niterói reajustar repasse de verba para reabilitação

CONSELHEIROS ALERTAM QUE, SEM AMPLIAÇÃO DO TETO DE REPASSE, O AUMENTO DA TABELA DO SUS FEITO PELO GOVERNO FEDERAL VAI RESULTAR EM QUE MENOS PESSOAS TENHAM DIREITO AOS SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO.

Conselho Municipal de Saúde pede mais recursos para a reabilitação de pessoas com deficiência

Filantrópicas de Niterói atendem pessoas de outras 65 cidades do Estado

Em ofício encaminhado ao prefeito de Niterói, Axel Grael, o Conselho Municipal de Saúde solicita que o executivo amplie os recursos destinados às instituições que atuam na reabilitação de pessoas com deficiência e que fazem parte da rede CER (Centro Especializado em Reabilitação) do Governo Federal. O documento lembra que uma repactuação, feita em 2022, ampliou a fonte de receita dessas instituições através do repasse de recursos de outros municípios que são atendidos pela Pestalozzi, AFR e Afac.


No mesmo ofício, o Conselho Municipal de Saúde lembra que o valor, superior a R$ 3 milhões, precisa ser suplementado pela Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização à Fundação Municipal de Saúde, para que essa possa fazer o repasse dos valores às instituições.

O Conselho alerta que sem a ampliação do teto de repasse e com o aumento da tabela SUS por parte do Governo Federal, feita em dezembro de 2022, ocorrerá que menos pessoas terão direito aos serviços de reabilitação prestados pelas três filantrópicas à população de Niterói e de outras 65 cidades do Estado.

“Em maio de 2022, a CIB-RJ – Comissão Intergestora Bipartite, publicou a Deliberação 6.819 de 12 de maio de 2022.

Esta Deliberação, em seu Art. 1º Pactua a Reprogramação da PPI – Programação Pactuada Integrada, de Reabilitação Física de Alta e Média Complexidades para os agregados de Órteses, Próteses e meios de Locomoção – (OPM), no âmbito do SUS, entre os gestores municipais de Saúde de todo Estado do Rio de Janeiro, tendo Niterói como município executor, através da Fundação Municipal de Saúde”, frisa o documento.

Secretaria de Defesa do Consumidor participa de evento na Pestalozzi

Pestalozzi realiza nova ação social no dia 22 de março, juntamente com a Secretaria municipal de Defesa do Consumidor

A Pestalozzi vai realizar uma manhã de ação social em conjunto com a Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói no dia 22 de março. Durante o evento, a equipe de enfermagem da instituição vai fazer a aferição de pressão arterial, enquanto funcionários do Procon Niterói vão dar orientações aos consumidores sobre seus direitos. O evento é aberto ao público.

A ação social marcada para o dia 22 de março vai acontecer no pátio da Pestalozzi. Estão convidados a participar os usuários dos serviços da Pestalozzi, pais e responsáveis de alunos e toda a comunidade no entorno de Pendotiba. Os visitantes serão recepcionados por alunos do Centro de Integração e Independência e as mães da Casa da Família vão oferecer à venda sua produção artesanal.

Roberto Teixeira, secretário municipal de Defesa do Consumidor, conta que o Procon Niterói vai utilizar no atendimento ao público uma van adaptada com mesa e cadeiras. O veículo que foi doado ao Procon pelo Ministério Público de Niterói já está desde janeiro percorrendo a cidade para atender a demanda de consumidores, prestando informações relativas a questões referentes a valores de contas de luz e de telefonia ou sobre falta de entrega de mercadorias, por exemplo.

Experiência da Pestalozzi em empregabilidade é tema de palestra

Marcele Brum, selecionada como funcionária de supermercado, e Douglas Damas

A terapeuta ocupacional da Pestalozzi de Niterói, Renata Cherene participou como uma das palestrantes do workshop Empregabilidade Inclusiva, promovido pela Secretaria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói. O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Educação do município, no dia 9 de fevereiro, contou com a participação de servidores da secretaria, profissionais de outras instituições ligadas à área de reabilitação, de pessoas com deficiência e de setores de Recursos Humanos de empresas interessadas na contratação de profissionais com deficiência.

Renata Cherene, que coordena o Centro de Integração e Independência da instituição, setor responsável em preparar jovens para a vida independente e o mercado de trabalho, falou sobre a rotina de atuação do Centro, as atividades desenvolvidas com os pacientes, em sua maioria com deficiência intelectual e déficit de atenção e o trabalho desenvolvido para inserir no mercado de trabalho os jovens.

“Além do trabalho que realizamos com nossos pacientes, trabalhando a sua autoestima, preparando para uma vida independente e produtiva, precisamos promover sempre diálogos com empresas e seus dirigentes mostrando a possibilidade de contratação de pessoas com deficiência”, diz ela.

Cherene apresentou durante a palestra alguns casos de sucesso obtidos junto ao Centro Para a Integração e Independência, inclusive a contratação de pacientes por empresas como supermercados. “A lei de cotas, que determina a contratação de pessoas com deficiência de acordo com o número de funcionários que a empresa tem é um avanço, pois o jovem com deficiência é um profissional capacitado e cumpridor de suas obrigações”, explicou ela.
A terapeuta lembrou, ainda, que a terapia ocupacional auxilia na reabilitação intelectual do paciente para que possa realizar tarefas do dia a dia. “Trabalhamos a partir das habilidades e limitações de cada um, criando junto ao paciente novas formas de fazer o que ele quer e precisa, com a maior autonomia e independência possíveis”, concluiu.

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
Dois grandes exemplos do trabalho do Centro de Integração e Independência são personificados pelos jovens Marcele Brum e Douglas Damas. A primeira passou no processo seletivo de funcionários efetivos do Supermercado Real. Por sua vez, Douglas Damas conseguiu superar a barreira de falar em público e fez uma leitura de apresentação que emocionou o público presente ao VIII Colóquio dos Centros Especializados de Reabilitação (CER). O encontro debateu temas como capacitismo, preconceito, bullying e superação.

Jovem tímido, Douglas estava muito nervoso diante de um auditório com 300 pessoas, mas graças ao trabalho do Centro de Integração e Independência conseguiu fazer a apresentação.
“Como não se emocionar com um jovem corajoso, que aos poucos está amadurecendo e buscando o seu lugar numa sociedade que exclui o PCD. Ficamos felizes com o resultado de sua apresentação, pois Douglas vem vencendo e superando suas barreiras e dificuldades”, disse a coordenadora Renata Cherene.

+99.257

atendimentos

105

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Obras vão ser feitas com recursos de emenda parlamentar

Empresa vence licitação para reformar sede da Pestalozzi

A empresa Engevig Comércio e Serviços venceu a licitação para as obras de reforma de instalações de setores de atendimento da Pestalozzi de Niterói. Os recursos provenientes de um convênio entre a instituição e o Ministério da Saúde é fruto de uma emenda parlamentar. O valor dos serviços é de R$ 118.606,17.

A emenda parlamentar foi apresentada pelo deputado federal Carlos Jordy (PL). Participaram do processo outras duas empresas, mas a Engevig apresentou proposta com preços abaixo do estipulado pela Caixa Econômica Federal, além de apresentar todos os documentos necessários para participar da licitação.

Entre as melhorias a serem feitas está a troca de todo o telhado do bloco onde está localizado o refeitório que serve aos alunos da escola especializada e os funcionários da instituição. 

ENERGIA SOLAR

A outra cotação prévia de preços, realizada em janeiro pela Comissão de Licitação da Pestalozzi de Niterói, terá que ser apresentada novamente para a aquisição de um sistema de energia solar. Uma nova proposta já está sendo formulado para um novo chamamento público.

Na licitação anterior, apenas duas empresas apresentaram proposta de preços, o que obriga a ser realizada uma nova rodada de licitação, conforme prevê a lei 8666/93. que regula as licitações no país. 

O objetivo da proposta é contratar uma empresa especializada para implantar um sistema fotovoltaico (energia solar) que atenda a sede da instituição em Pendotiba. Os recursos são provenientes de outra emenda parlamentar apresentada em 2020 pelo deputado federal Carlos Jordy (PL). 

Volta às aulas com teatro na Pestalozzi

Público interagiu com os atores da Cia Artecorpo de Teatro

Mais de 150 alunos e pacientes da Pestalozzi de Niterói assistiram na volta às aulas a apresentação da Companhia Artecorpo de Teatro no auditório da instituição. O espetáculo A Última Gota D`Água, das produtoras e atrizes Cida e Rachel Palmeirim, brindou os alunos e foi a primeira atividade do calendário educacional de 2023, cujas aulas se iniciaram no dia 6 de fevereiro.


“A apresentação vai servir como base para o trabalho pedagógico que será feito em sala de aula”, explica a pedagoga Lillian Nascimento, coordenadora do Centro Experimental Helena Antipoff. O público interagiu bastante com os atores. “Eles compreenderam de forma clara a mensagem passada pela peça e temos certeza de que o trabalho em sala de aula será facilitado a partir do que foi visto no auditório por eles”, concluiu Lilian.

Segundo as produtoras Cida e Rachel, a encenação busca conscientizar a plateia através da dramaturgia. Conta a história de Dona Pureza, uma lavadeira que, num certo dia, enquanto estendia as roupas no varal, viu muito lixo passando no rio de águas límpidas próximo de sua casa. Logo em seguida esse rio seca, restando apenas uma gota d´água.  “A partir desse ponto, a peça se desenvolve buscando interagir com as crianças conceitos de consciência e preservação ambiental”, explicam Cida e Rachel.

“A Última Gota D`Água conta com o incentivo da Prefeitura de Niterói e da Secretaria das Culturas do município. A produção foi selecionada por meio de edital de Teatro e Circo. Além dos estudantes da escola especializada da Pestalozzi, a peça também foi levada para alunos das escolas localizadas nos morros do Bumba e do Cavalão.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS