Pestalozzi de Niterói entra no combate à gripe.

PODEM SE VACINAR MAIORES DE SEIS MESES, ADOLESCENTES E ADULTOS NO POSTO AVANÇADO DA FUNDAÇÃO DE SAÚDE INSTALADO NA SALA DE ENFERMAGEM DA PESTALOZZI.
Posto avançado de vacinação contra a gripe vai funcionar na Pestalozzi de Niterói

Vacinação tem Dia D na Pestalozzi

No dia 8 de maio, durante toda a manhã, um posto avançado da Fundação de Saúde estará na sede da Pestalozzi de Niterói à disposição para que funcionários e voluntários possam se vacinar contra a gripe influenza. A Pestalozzi também assinou convênio com uma rede de drogarias para dar descontos a seus funcionários, pacientes e familiares.


O posto de vacinação estará instalado na sala de enfermagem da Pestalozzi de Niterói, das 9h30m às 12h.

A enfermeira Ticiane Rocha lembra que a Influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada.

Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza.

A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Em Niterói, a Prefeitura ampliou o público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A partir do mês de maio, todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais poderão receber a dose da imunização nas unidades de saúde do município.

Rede de drogarias dá descontos

Um convênio entre a Pestalozzi de Niterói e a rede de Drogaria Cristal vai possibilitar o desconto de até 70% no preço dos medicamentos genéricos, e de até 17% nos medicamentos de marca. O desconto é válido para funcionários, pacientes e seus familiares e há outros tipos de benefícios exclusivos em itens de higiene e cuidados pessoais.

Para marcar a assinatura do convênio, uma ação social, promovida pela rede de drogarias, aconteceu na área de estacionamento da Pestalozzi e foi aberta a todos, que puderam se cadastrar para obter os descontos.

“Fomos procurados pela Rede Cristal que nos propôs a parceria extensiva não só aos funcionários, mas para todos os usuários dos nossos serviços e seus parentes. Para ter direito ao desconto é necessário apenas se cadastrar junto à drogaria”, disse Andrea Sequeira, da presidência da instituição.

Palestras motivacionais e sobre reabilitação marcam o Abril Laranja

Evento marca o mês da conscientização da amputação

A Pestalozzi de Niterói realizou uma série de atividades para marcar o Abril Laranja, mês da conscientização da amputação. O evento foi coordenado pelo Setor de Amputados e a Oficina de Órtese e Prótese. Atletas paraolímpicos também realizaram palestras motivacionais.


Mais de 70 pessoas, dentre elas 40 amputados que fazem tratamento na Pestalozzi de Niterói, participaram do evento que teve, ainda, sorteios de sessões gratuitas de auriculoterapia e de brindes. 

Entre os palestrantes, três atletas do comitê paraolímpico brasileiro falaram sobre a superação dos desafios pós amputação. Estavam presentes Thais Freitas, da canoagem, Diogo Henrique Correia e Debora Campos da Silva, atletas de vôlei sentado. Para eles, repassar a experiência de vida foi fundamental para que outras pessoas, também amputadas, pudessem compartilhar conhecimentos e ver como dar um novo significado à vida. 

Ortopedista da Pestalozzi de Niterói, a médica Lorena Amorim Santos falou sobre o processo de reabilitação e de protetização. A equipe técnica da Pestalozzi, formada por psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeira, falou sobre questões que envolvem o autocuidado, a ressignificação da vida pós amputação, a ansiedade e a depressão, além de questões comuns como a “dor fantasma”, que acomete os amputados na fase inicial e o ortostatismo, que é a condição de ficar em pé, que em algumas das vezes passa a ser um impedimento para o amputado. 

Para Deborah Soares Millbourn, coordenadora de reabilitação da Pestalozzi, o evento contou com uma grande adesão de pacientes amputados e de seus familiares, o que atende aos objetivos do projeto, integrando cada vez mais os usuários dos serviços com o dia a dia da instituição, estimulando a sua reabilitação.

“A Oficina de Órtese e Prótese atende a moradores de mais de 70 municípios do Estado do Rio, fornecendo equipamentos como cadeiras de roda, de banho, muletas, palmilhas, pés e pernas ortopédicas. Em muitos casos, precisamos fazer a readaptação do paciente, e nesta hora entra a equipe multiprofissional do setor de amputados”, diz Ana Paula Ferreira, coordenadora da Oficina. 

Para a ortopedista da Pestalozzi Lorena Amorim Santos o evento conseguiu atingir o objetivo de integrar a equipe, os pacientes e seus familiares, num dia de muita interação e troca de experiências. No próximo ano faremos um evento ainda maior, usando o auditório da instituição para ampliar a participação de mais pacientes e familiares.

+99.257

atendimentos

104

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Pestalozzi Niterói recebe representantes de coirmãs para discutir apoio aos autodefensores

Formação de autodefensores foi tema de encontro

A Pestalozzi de Niterói recebeu representantes das Pestalozzi de Resende, Caxias, Magé, Guapimirim, Maricá e Araruama para discutirem ações que promovam estímulo e apoio aos programas de desenvolvimento dos autodefensores.  


O encontro foi organizado pelas coordenadoras estaduais da Fenapestalozzi para a área de autodefensores, Renata Cherene, que coordena o Centro para Integração e Independência do serviço de Reabilitação Intelectual e Múltipla da Pestalozzi de Niterói, e Valdenira Fernandes, coordenadora do Centro de Convivência da Pestalozzi de Resende. 

Essa formação foi desenvolvida para os coordenadores pestalozzianos no Estado do Rio, tendo como proposta multiplicar a temática promovida pela Fenapestalozzi, que aconteceu em março deste ano, sobre autodefensoria e o papel do mediador.

“Recebemos as instituições representadas pelos seus técnicos e ou presidentes. A Célia Regina Ribeiro, presidente da FEASPERJ, também esteve conosco. Foi um dia muito proveitoso, de importantes trocas de conhecimentos, de reflexão e de fortalecimento para o movimento, na certeza de que estamos promovendo qualidade de nossas ações a fim de tornar os autodefensores cada vez mais protagonistas de sua própria história”, comemorou Renata Cherene.  

Mulheres refletem sobre seu papel na sociedade

Centro para Integração e Independência promove roda de conversa com mulheres
Uma roda de conversa promovida pelos profissionais do Centro para Integração e Independência reuniu mães de jovens pacientes da Pestalozzi de Niterói. Discutiram questões ligadas à autoestima, ao cuidado e à imagem dessas mulheres que, muitas vezes, em função das atividades domésticas acabam se anulando ou colocando a sua própria vida em segundo plano.


“Trouxemos para a reflexão uma dinâmica chamada “Espelho na Caixa”, onde ao se olharem no espelho eram estimuladas a falar sobre as suas características e sentimentos”, explica Beatriz Alcântara, psicóloga e uma das promotoras do encontro.

Segundo ela, a grande carga de responsabilidade e tarefas diárias que estas mulheres exercem acaba fazendo com que esqueçam ou anulem parte do seu autocuidado. “Ainda é possível observar na dinâmica das famílias que, devido à rotina de cuidados com os filhos, essas mães acabam anulando o feminino das suas vidas. A princípio algumas mulheres se sentiram desconfortáveis e tiveram dificuldades em falar delas mesmas. No entanto, no decorrer da atividade todas participaram, conseguiram se expressar à sua maneira, se emocionaram, interagiram e refletiram quem são e suas qualidades”, analisa Ludmilla Barbosa, assistente social da Pestalozzi. 

De acordo com Renata Cherene, coordenadora do Centro para Integração e Independência, a intenção da equipe foi levar as participantes a uma reflexão sobre seus desejos e sonhos, enquanto mulher.

“Ficou nítido o quanto é difícil separar esse papel de mulher, mãe, esposa, cuidadora, porém foi gratificante observar o quanto foi importante para elas ter um momento delas, e o quanto valorizam isso e se sentiram valorizadas. Várias delas expressaram o desejo de que aconteçam mais encontros como esse”, disse Renata. 

Dayse Monassa recebe o abraço da presidente Jussara Freitas e da vice Marcia Villaça

Pestalozzi homenageia ex-dirigente

A direção da Pestalozzi recebeu para um café da manhã a ex-secretária de serviços públicos de Niterói, Dayse Monassa. A recepção serviu para que a presidente e a vice-presidente da instituição, Jussara da Silva Freitas e Marcia Villaça pudessem agradecer o apoio que Dayse presta à instituição em diferentes oportunidades.  


“Fizemos questão de oferecer este café da manhã para registrar o nosso carinho e reconhecimento à Dayse. Ela já foi nossa companheira na direção da Pestalozzi e nunca deixou de manter este laço de união pestalozziana”, disse Jussara.

Na ocasião, Dayse recebeu uma vela aromática artesanal, produzida pelos jovens do Programa de Integração e Vida Independente da instituição. O café também contou com a participação do superintendente, Juarez Mothé, do coordenador administrativo e financeiro, Marcello Pacheco e da chefe de gabinete da presidência, Andrea Sequeira. 

Atendimento para usuários da Pestalozzi de Niterói.
Atendimento é das 8h às 17h.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS