Centros Especializados em Reabilitação trocam experiências em Niterói

Colóquio dos Centros Especializados de Reabilitação (CER), promovido pela Pestalozzi, AFR e AFAC, reuniu mais de 300 pessoas para discutir avanços e necessidades da área de reabilitação da pessoa com deficiência.

Colóquio debate direitos da pessoa com deficiência

Jussara Freitas, presidente da Pestalozzi Niterói, diz que encontro superou expectativas

Um público de mais de 300 pessoas se reuniu no dia 17 de novembro no VIII Colóquio dos Centros Especializados de Reabilitação (CER), promovido pelas Associação Fluminense de Reabilitação, Associação Pestalozzi de Niterói e Associação Fluminense de Amparo aos Cegos. O encontro reuniu especialistas e autoridades na área da reabilitação, além de profissionais e usuários dos serviços das três instituições que integram a rede CER em Niterói.



“Foi um encontro que superou nossas expectativas. Realizamos pela primeira vez fora de um espaço das três instituições que se revezam anualmente na organização, o que possibilitou ampliar o público presente e, pela primeira vez, foi dado voz a nossos usuários para escutarmos seus anseios e perspectivas”, ressaltou Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói.

Realizado na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Complexo Reserva Cultural, em São Domingos, o Colóquio foi dividido em dois eixos.

Na parte da manhã, além da abertura com as autoridades, pessoas com deficiência estiveram no palco para discutir o movimento anticapacitista, que embora ainda pouco difundido no país, vem crescendo, dando cada vez mais voz às pessoas com deficiência contra o capacitismo, preconceito que subestima e discrimina a capacidade delas em participar plenamente das atividades sociais.

Participaram da mesa a psicóloga Camila Araújo Alves, o apresentador de TV Heveraldo Alves Ferreira, a intérprete de Libras, Tathiana Targine, e o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Geraldo Nogueira. Participaram também dos debates Lucas Diniz, usuário dos serviços da AFR (Associação Fluminense de Reabilitação) e Douglas Damas Pereira (autodefensor da Pestalozzi de Niterói). A mediação foi feita pela coordenadora de educação especial da Secretaria de Educação de Niterói, Luciene de Oliveira Jesus Souza.

À tarde foram exibidos três curtas-metragens sobre temas ligados à pessoa com deficiência, seguidos de debate. A mediação feita pela professora Lucilia Machado, mestra em Diversidade e Inclusão e representante da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência, reuniu Maudeth Py Braga e Marcia Oliveira Moraes, do Departamento de Psicologia da UFF; Magda de Souza Chagas, do Departamento de Saúde e Sociedade da UFF; Georgea Rodrigues, da Inclusive Acessibilidade; e Sheila Rocha Silva e Ruth Pereira do Nascimento, da Associação Fluminense de Reabilitação. O colóquio foi encerrado com uma apresentação do músico Marcinho dos Teclados, deficiente visual e paciente da AFAC.

Secretário diz trabalhar para Estado complementar tabela do SUS

Rodrigo Oliveira diz que conselho dos secretários de Saúde cobra do Estado o cofinanciamento prometido às instituições de reabilitação

Durante participação na abertura do VIII Colóquio dos Centros Especializados em Reabilitação, o secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, que também preside o Conselho dos Secretários de Saúde dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, disse que trabalha para que o Estado repasse ainda neste ano os recursos aprovados para o cofinanciamento da tabela SUS que remunera os serviços prestados por instituições de reabilitação como Pestalozzi, AFR e AFAC, promotoras do encontro.

Oliveira classificou como insuficiente o valor pago às instituições filantrópicas para os serviços de reabilitação e que, como membro do Cosems-RJ, do qual é o atual presidente, trabalhou junto à Secretaria estadual de Saúde para a aprovação de uma deliberação que pudesse cofinanciar a tabela SUS em reabilitação.

“Lutamos muito para aprovar essa deliberação e agora estamos em uma nova frente, para que o repasse desse cofinanciamento seja feito ainda esse ano para que as instituições entrem em 2023 recebendo esse recurso adicional”, disse ele.

O secretário anunciou que o Plano Municipal de Saúde, que vem sendo discutido internamente pela sua pasta, vai abrir as discussões para a participação das entidades do terceiro setor que atuam na área da reabilitação, contribuindo para o aprimoramento das políticas de saúde pública nessa área.

Rodrigo Oliveira diz que Niterói tem instituições de destaque na área da reabilitação, que servem de exemplo para outras cidades do país. “Precisamos aprimorar cada vez mais as políticas de sustentabilidade dessas instituições, que fazem um trabalho exemplar”, acrescentou.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro anunciou em junho a deliberação que prevê o cofinanciamento do pagamento por procedimentos de reabilitação prestados pelas instituições que atuam como Centros Especializados de Reabilitação (CER) junto ao Ministério da Saúde, como é o caso da Pestalozzi de Niterói.

O governo estadual aprovou um reforço de 76,88% nos valores da tabela do SUS. O incremento estava previsto para as faturas de maio a dezembro, mas até agora nenhum valor foi liberado pelo Governo estadual. Paralelamente a essa ajuda momentânea, as instituições como a Pestalozzi, AFAC e AFR, que formam a rede de reabilitação credenciada pelo Ministério da Saúde em Niterói, continuam a pressionar o governo federal para que a tabela seja revista e os valores dos procedimentos corrigidos de maneira a garantir a manutenção da assistência prestada por elas.

Autodefensores reunidos em encontro estadual, em Niterói

Autodefensores de sete Associações Pestalozzi do Estado do Rio reunidos em Niterói

Realizado no dia 26 de outubro, o Encontro Estadual de Autodefensores do Movimento Pestalozziano reuniu no auditório da Pestalozzi de Niterói representantes de sete instituições do Estado do Rio. Temas como saúde, educação, mercado de trabalho e bullying foram a pauta principal do encontro que teve como objetivo ampliar a participação dos jovens que estudam ou fazem tratamento nas Pestalozzi.

“Esse foi o primeiro encontro que realizamos. Já estamos trabalhando para reunir novamente no ano que vem essa garotada, ampliando o número de instituições participantes. Queremos cada vez mais, incluir nossos usuários e dar representatividade a eles”, disse Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi.

Pariciparam do Encontro Estadual de Autodefensores do Movimento Pestalozziano  representantes das Pestalozzi de Magé, Resende, Maricá, Silva Jardim, Duque de Caxias, Guapimirim e Nova Friburgo.

Para Renata Cherene, coordenadora do Centro para Integração e Independência da Pestalozzi de Niterói, responsável pela organização do evento, o encontro foi um desdobramento do encontro nacional realizado em Brasília, no mês anterior, que contou com a participação da Pestalozzi de Niterói.

“Saímos do encontro nacional motivados para organizar esse evento em Niterói. Foi também fundamental a participação dos nossos autodefensores, que foram muito receptivos com os seus colegas visitantes”, disse Renata.

A psicóloga Fernanda Costa, do Programa de Atendimento a Psicóticos e Autistas (PAPS) da Pestalozzi de Niterói, falou sobre autonomia e inclusão, destacando a importância de cada vez mais os alunos e usuários das instituições promoverem encontros e reuniões como o daquele dia. “A troca de experiências é fundamental para a autonomia desses jovens e a sua inclusão na comunidade onde vivem”, disse ela.

Os visitantes puderam conhecer os centros de atendimento da Pestalozzi de Niterói e ver o trabalho que a instituição desenvolve na área de reabilitação física e intelectual, assim como a Oficina de Órtese e Prótese, a escola especializada e o Centro para Integração e Independência.

Pioneira na formação de autodefensores, a Pestalozzi de Niterói iniciou esse trabalho em 1996, quando enviou membros de sua equipe técnica e seus primeiros autodefensores ao Encontro Iberoamericano, no Uruguai. A Fenapestalozzi iniciou em 2016 o movimento nacional, que se propagou por suas filiadas no país.

+99.257

atendimentos

105

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Papai Noel visitará Pestalozzi em 14 de dezembro

Papai Noel vai visitar as instalações da APN trazendo mensagem de paz e de esperança

Encerrando as atividades de 2022, Papai Noel percorrerá os setores de atendimento da Pestalozzi de Niterói na manhã do dia 14 de dezembro. Assim como no ano passado, o Bom Velhinho, interpretado pelo ator niteroiense Guga Gallo, visitará a escola especializada, o Centro de Integração e Independência e os ginásios de reabilitação, transmitindo uma mensagem de paz e de esperança para a humanidade.

Tradicionalmente, a Pestalozzi realizava uma grande confraternização de fim de ano no ginásio de esportes que culminava com a chegada de Papai Noel, interpretado, à época, pelo artista Sohail Saud, falecido no ano passado. Com a pandemia, a festa foi suspensa e será retomada este ano, em um novo formato, sem a entrega de presentes e sem a chegada de Papai Noel, que, por sua vez, visitará os locais de atendimento da instituição.

“Mudamos o conceito da festa, mas não o seu ideal que é o de criar um clima de fé, esperança e união em torno de dias melhores para todo mundo”, diz Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi.

Pestalozzi fará nova licitação para reforma em sua unidade

Instalações da Pestalozzi vão ser reformadas com verba de emenda parlamentar

Pela segunda vez consecutiva a Associação Pestalozzi de Niterói teve que inviabilizar o edital de licitação que prevê a contratação de uma empresa de engenharia para realizar obras de reforma e melhoria em seu centro de tratamento. Os recursos, provenientes de emenda parlamentar e liberadas junto ao Ministério da Saúde são de R$ 584 mil reais.  Dessa vez, duas empresas apresentaram propostas, mas a lei que rege as licitações públicas no país exige no mínimo a apresentação e análise de três propostas. Um novo edital será elaborado e publicado para uma nova cotação de preços.

Melhorias na sede da instituição e compra de novos equipamentos para os setores de atendimento aos usuários da Pestalozzi são feitos em sua maioria através de emendas parlamentares. “Temos uma margem muito pequena para investimentos, já que os recursos que recebemos do SUS pelo atendimento prestado estão defasados e sem reajuste há anos. Por essa razão, os valores que recebemos via emenda parlamentar são importantíssimos para instituições como a nossa”, afirma a presidente da Pestalozzi, Jussara da Silva Freitas.

Coral da Pestalozzi

O Coral da Pestalozzi vai estrear dia 8 de dezembro, no auditório da instituição. Formado por alunos, usuários e funcionários da Pestalozzi, foi criado em 2019, mas por conta da pandemia teve seus ensaios suspensos, retornando este ano. Liderado de forma voluntária pelo maestro Vane, o Coral pretende ampliar os seus trabalhos em 2023, com apresentações na sede da instituição e para o público externo.

Copa do Mundo

A Copa do Catar vai mudar o horário de atendimento ao público na Pestalozzi de Niterói. Nos dias em que a Seleção Brasileira jogar às 13 horas, o expediente será até 11h30m. Quando os jogos tiverem início às 16 horas, o atendimento será encerrado às 14h30m. Na primeira fase da Copa, o Brasil jogará nos dias 24, às 16h; 28, segunda-feira, às 13h; e 2 de dezembro, às 16h. A direção da Pestalozzi de Niterói também já definiu que nos dias 23 e 30 de dezembro não haverá atendimento ao público.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS