Pestalozzi espera ampliar atendimento de pessoas com deficiência intelectual

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DEVE FAZER, EM JUNHO, O REPASSE DE RECURSOS PREVISTOS PELA LEI FEDERAL 197/22, PARA O CUSTEIO DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS QUE COMPLEMENTAM O SUS.

Reabilitação deverá receber mais verba federal

Assim que o município de Niterói fizer o repasse dos recursos estabelecidos pela lei federal complementar 197/2022, a Pestalozzi de Niterói vai aumentar o número de atendimentos para pessoas com deficiência intelectual, que é a principal demanda de serviço na instituição.


Um termo aditivo está para ser assinado entre as instituições que fazem parte da rede de reabilitação de Niterói (dentre elas a Pestalozzi) e a Fundação Municipal de Saúde. O documento já está em fase final de elaboração e a expectativa é a de que isto deva acontecer em junho. 

– As pendências burocráticas para a assinatura do termo aditivo estão sendo sanadas pela Prefeitura e temos esperança de que os recursos finalmente entrem nas nossas contas, já que se trata de verba federal, sem nenhuma contrapartida do município – diz a presidente da Pestalozzi de Niterói, Jussara Silva Freitas. 

Ela lembra que as instituições dependem desse repasse para dar continuidade às suas políticas de reabilitação, já que o próprio governo federal sinalizou, na edição da lei complementar que os recursos têm o objetivo de “contribuir para a sustentabilidade econômico-financeira dessas instituições na manutenção dos atendimentos”, diz parte da lei editada em dezembro do ano passado. 

Além da Pestalozzi de Niterói, têm direito ao repasse a Apae, a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) e o IBAP Oftalmologia. 

– Estamos passando por um período muito difícil, com o aumento do custo dos insumos e de produtos necessários à prestação dos nossos serviços. Sem esse repasse, iremos iniciar o mês de junho, promovendo a suspensão da oferta de serviços, já que a tabela SUS, pela qual somos remunerados, está congelada e sem perspectiva de um reajuste mínimo”, queixa a presidente Jussara.

Semana da Pessoa com Deficiência foca no mercado de trabalho

Autodefensores vão debater na Semana Nacional as políticas do SUAS, em agosto

Com foco no acesso ao mercado de trabalho para os jovens do Centro de Integração e Independência, a Pestalozzi de Niterói prepara o programa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A Pestalozzi de Niterói está preparando um extenso programa para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 de agosto em todo o país. Vai promover palestras, oficinas, mostras e visitas guiadas.

– Procuramos focar, este ano, em um trabalho direcionado ao mercado de trabalho e à questão da independência de nossos jovens. Há empresas que precisam cumprir as leis que determinam a admissão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas ao mesmo tempo ainda há muito desconhecimento por parte delas, e nossa também, de como essa inserção pode acontecer de forma natural e harmônica. Esse é o grande desafio – afirma a terapeuta ocupacional, Renata Cherene, uma das organizadoras do encontro.

O programa da Semana prevê, no dia 22 de agosto, uma roda de conversa com os autodefensores da Pestalozzi sobre as políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em particular sobre suas implicações para a pessoa com deficiência. No mesmo dia, no refeitório da instituição, pacientes do Centro para a Integração e Independência vão trocar experiências com ex-pacientes do setor, alguns deles inseridos no mercado de trabalho.

As atividades continuam na parte da tarde, com oficinas sobre como fazer o seu próprio currículo em busca de inserção no mercado de trabalho e uma roda de conversa sobre como acontecem processos seletivos em organizações governamentais e privadas. 

No dia 23, na parte da manhã, haverá uma palestra sobre mercado de trabalho para pessoas com deficiência intelectual. À tarde, será a vez de uma Oficina de Libras, conduzida por profissionais da Secretaria de Acessibilidade do município. 

No dia 24, pela manhã, será aberta a mostra de artes “Olha o que eu faço”, com produtos confeccionados pelos jovens do Centro para Integração e Independência, nas oficinas de artesanato. A mostra é aberta ao público em geral. 

No dia 28, encerrando o ciclo de atividades, os jovens da Pestalozzi irão visitar uma loja do Supermercado Mundial de Niterói, para conhecer as oportunidades de mercado de trabalho. 

Pacientes da Pestalozzi descobrem benefícios da alimentação saudável

A enfermeira Ticiane e a professora Marta falam sobre alimentação saudável

A alimentação saudável, baseada em frutas, legumes e produtos não processados, foi tema de uma oficina para os pacientes do Centro para Integração e Independência da Pestalozzi de Niterói.

A enfermeira Ticiane Rocha e a professora Marta Teixeira Guimarães montaram com os participantes da oficina uma pirâmide de alimentos saudáveis. Os pacientes do Centro de Integração e Independência foram descobrindo os benefícios da alimentação saudável e do consumo de água potável, assim como foram incentivados a praticar atividade física regular.

– O trabalho foi desenvolvido dentro de uma certa informalidade e mostrando aos pacientes a importância de trazerem, por exemplo, uma fruta para o lanche, em vez de um pacote de biscoito. E que cada um traga uma garrafa de água, todos os dias, para o ambiente escolar e de tratamento – disse Ticiane Rocha.

Ao término da oficina, os pacientes afixaram um cartaz com a pirâmide de alimentos produzida por eles e simularam uma visita a um supermercado, adquirindo os alimentos saudáveis e evitando a compra daqueles prejudiciais à saúde.

– Em todo o mundo há uma discussão sobre novos hábitos alimentares e a criação de leis que restrinjam às crianças e jovens o consumo de alimentos processados e ultraprocessados. A nossa oficina teve esse objetivo – explicou a enfermeira Ticiane.

+99.257

atendimentos

105

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Direitos da pessoa com deficiência em debate

Os palestrantes Leonardo Affonso e Álvaro Vieira com a assistente social Fátima

A violação de direitos da pessoa com deficiência foi o tema da palestra promovida pelo Serviço Social da Pestalozzi de Niterói, dia 30 de maio, às 9h, no auditório da instituição.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Sindelpol), Leonardo Affonso dos Santos, e o advogado Álvaro Vieira Oliveira foram os palestrantes.

– Convidamos os dois profissionais, com larga experiência na área do Direito e do cumprimento de ordens judiciais, para falarem sobre os direitos da pessoa com deficiência, que invariavelmente são violados e muitas das vezes, nem a família nem a própria pessoa têm conhecimento – diz Cristiane Manso Bottino, assistente social da instituição e responsável pelo termo de fomento entre a Prefeitura de Niterói e a Pestalozzi que deu origem ao ciclo de palestras.

O evento foi aberto aos profissionais e alunos da instituição, bem como aos pais e usuários dos serviços da Pestalozzi e moradores da região da grande Pendotiba, onde a Pestalozzi está localizada. 

Fenapestalozzi abre inscrições para Congresso Nacional

Estão abertas as inscrições para o Congresso Nacional da Federação das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi). Vai reunir as mais de 180 instituições afiliadas no país, de 25 a 28 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).


O tema central do congresso da Fenapestalozzi será “Vida plena e autonomia: uma construção permanente”. Vai reunir dirigentes e profissionais das Pestalozzi, além de especialistas em inclusão e reabilitação, profissionais e estudantes ligados à causa. 

– Serão quatro dias de congresso em que poderemos ouvir e debater, através de palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos, assuntos de nosso interesse como educação inclusiva, saúde, políticas públicas, mercado de trabalho e reabilitação – diz Esther Pacheco, presidente da Fenapestalozzi. 

Para isso, a federação está buscando profissionais e autoridades ligadas ao tema, que possam contribuir para o aprimoramento das práticas e políticas públicas de habilitação, reabilitação e inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. 

Para se inscrever ou saber mais sobre o 16º Congresso Nacional da Fenapestalozzi, é só clicar aqui.

Além das atividades científicas, o congresso também contará com momentos de descontração e integração, com apresentações culturais, feiras e outras atividades. Foz do Iguaçu, a cidade escolhida para sediar o evento, é reconhecida internacionalmente pelas belezas naturais e pela infraestrutura turística, o que proporcionará aos participantes do evento uma experiência única de aprendizado e lazer.

 

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS