Renovação de convênio com o SUS amplia produção da oficina de órteses e próteses da Pestalozzi Niterói

 FABRICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS QUE RECUPERAM A MOBILIDADE DE PESSOAS COM LIMITAÇÕES FÍSICAS VAI AUMENTAR A OFERTA EM ATÉ 25 POR CENTO. HOJE, OFICINA ATENDE A MAIS DE 60 MUNICÍPIOS DO RJ.

Convênio com o SUS permite Pestalozzi aumentar oferta de órteses e próteses

Oficina da Pestalozzi vai poder ampliar fabricação de órteses e próteses

A assinatura de um termo aditivo ao convênio que a Pestalozzi de Niterói mantém com o Sistema Único de Saúde (SUS) vai possibilitar que a instituição possa ampliar em até 25% a oferta de produtos de sua Oficina de Órtese e Prótese, que atende a mais de 60 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O extrato do convênio entre a Pestalozzi e a Prefeitura de Niterói, ampliando os recursos do Ministério da Saúde para atender esse programa de reabilitação foi publicado dia 22 de agosto, no Diário Oficial do município.

O termo aditivo ao contrato original tem origem na reprogramação da PPI (Programação Pactuada Integrada), a qual faz parte de uma deliberação da CIB/RJ (Comissão Intergestores Bipartites). A CIB repactuou com os municípios os recursos originais que são encaminhados, via SUS, para o programa de protetização mantido pelo Governo Federal.

“No ano passado, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio, em conjunto com o governo do estado, deliberou um novo pacto de distribuição de recursos na área de alta complexidade em reabilitação. São recursos existentes no Orçamento e que agora são destinados a ampliar a nossa oferta de equipamentos de Órteses e Próteses”, diz Juarez Mothé, superintendente da Pestalozzi de Niterói.

Mothé acrescenta que a Oficina de Órtese e Prótese da Pestalozzi “tem capacidade de ampliar a produção de palmilhas, próteses de membros inferiores e outros tipos de próteses, além de disponibilizar mais cadeiras de rodas, cadeiras de banhos, andadores e muletas. Com esse incremento, já estamos iniciando o processo de produção para atender a demanda que estava reprimida desde o ano passado, e poder diminuir a fila de espera dos pacientes”, conclui o superintendente.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A Pestalozzi também já fez a chamada de novos pacientes para atendimento na área da deficiência intelectual, com consultas em psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, por exemplo.

“Essa é uma demanda gigantesca que temos não só na Pestalozzi, mas em todo o país. São crianças diagnosticadas com autismo ou que são paralisadas cerebrais, por exemplo, que enfrentam dificuldades de atendimento especializado. Nesse caso, a ampliação do atendimento é necessária, diante da grande demanda verificada”, explica Mothé.

Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual é marcada por várias atividades na Pestalozzi

A Roda de Conversa sobre como montar um curriculo e a busca de vagas no mercado de trabalho, com a psicóloga Ana Claudia Theodora e pacientes da Pestalozzi Niterói

Comemorada em todo o país, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla contou com uma série de atividades desenvolvidas pela Pestalozzi de Niterói. De 21 e 28 de agosto, equipes técnicas e usuários da instituição participaram de eventos na Pestalozzi e em atividades externas.

Os Autodefensores do Movimento Pestalozziano, grupo formado por jovens eleitos pelos colegas para representá-los, abriram a semana com uma visita à Pestalozzi de Guapimirim, em busca de troca de experiências e de programas que podem ser desenvolvidos em conjunto pelas duas instituições. 

Na terça-feira, a programação durou todo o dia. Começou às 9h com uma Roda de Conversa sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o dia a dia da pessoa com deficiência. A palestra foi proferida pela assistente social, Ludmilla Barbosa, da Pestalozzi.  Em seguida, um encontro entre Autodefensores que já atuaram na instituição e os atuais serviu para “fazer uma troca de experiências e um balanço das conquistas do grupo, desde sua fundação”, disse Renata Cherene, coordenadora do Centro para Integração e Independência, setor onde a maioria dos Autodefensores faz tratamento. 

No mesmo dia, na parte da tarde, aconteceram palestras sobre como montar um currículo para busca de vagas no mercado de trabalho e sobre como funciona o Processo Seletivo. Ambas foram dirigidas pela coordenadora do setor de Recursos Humanos da Pestalozzi, a psicóloga Ana Claudia Theodora. 

Na quarta-feira, dia 23, a programação se dividiu em dois períodos. De manhã, foi realizada uma palestra sobre o Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência Intelectual, aberta para os usuários da Pestalozzi e seus familiares. De tarde, aconteceu uma Oficina de Libras com profissionais da Secretaria de Acessibilidade do município de Niterói. 

No dia 24 foi aberta a Mostra de Artes “Olha o que eu faço”, com produtos confeccionados pelos pacientes do Centro para Integração e Independência, do Centro de Reabilitação Intelectual e o Projeto PC, do Serviço de Reabilitação Física.

Coral Avós do Canto, da Secretaria do Idoso, se apresentou na Pestalozzi

Já na sexta-feira, dia 25, aconteceu a apresentação do Coral Avós do Canto, formado por pessoas da terceira idade atendidos pelo Programa 60 Up, da Secretaria do Idoso de Niterói. Encerrando a programação, no dia 28 (segunda-feira) os pacientes do Centro para Integração e Independência fizeram uma visita guiada à filial de uma grande rede de supermercados, em Santa Rosa, para conhecer as oportunidades de trabalho no setor varejista de alimentos. 

‘É um programa diversificado e que foi muito discutido durante as atividades desenvolvidas com os pacientes da Pestalozzi. A programação segue uma diretriz da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi), que vem estimulando a comemoração da data em todas as instituições filiadas”, afirmou Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói. 

 

Cannabis medicinal foi tema de palestra na Pestalozzi

Caio Lane Vargas, Angélica Souza dos Santos, Marilene Esperança e Marcio Loyola

O uso da cannabis medicinal no Sistema Único de Saúde foi debatido por profissionais da Pestalozzi com o psiquiatra Caio Lane Vargas, Marilene Esperança, fundadora da Abrario, instituição que defende o uso da substância no tratamento de pacientes, e Angélica Souza dos Santos, mãe de uma criança autista e que faz tratamento com a substância.

Aberto aos profissionais da Pestalozzi, o debate aconteceu no dia 15 de agosto no auditório da instituição. O encontro, mediado pelo psiquiatra e coordenador médico da Pestalozzi, Marcio Loyola, discutiu não só os benefícios do óleo de cannabis no tratamento de crianças com deficiência intelectual, como o uso do produto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Loyola lembrou que o óleo de cannabis ainda tem sua importação restrita e somente pode ser adquirido em farmácias especializadas para atender a casos específicos. Os convidados trocaram informações, relataram experiências e lembraram do esforço que instituições, ongs e especialistas no assunto estão fazendo para tentar quebrar paradigmas e sensibilizar legisladores e o poder executivo, para que a substância seja ofertada também pelo SUS. 

“Precisamos aprofundar cada vez mais essa discussão”, disse Loyola acrescentando que o alto custo da importação do produto restringe o seu uso para pessoas com poder aquisitivo mais elevado, o que não é o caso dos pacientes em tratamento na Pestalozzi e em instituições congêneres. 

Os palestrantes foram unânimes em afirmar que no Brasil, ainda é grande a polêmica sobre a liberação de cannabis para o tratamento de pacientes. Lembraram que vários projetos tramitam no Congresso Nacional, buscando regulamentar o tema, mas nada de concreto ainda está em discussão.

“Pretendemos juntamente com a Universidade Federal Fluminense produzir uma pesquisa de campo sobre o assunto, mas ainda estamos na fase de propostas e de estudos de possibilidades para avançarmos no tema. O certo é que o encontro foi bastante positivo e gerou uma forte interação de nossos profissionais com a mesa de debates. Isso é fundamental”, concluiu Loyola. 

+99.257

atendimentos

105

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Bazar Solidário da First Class terá parte da renda para a Pestalozzi

Nos dias 5 e 6 de setembro a Pestalozzi de Niterói vai promover mais uma edição do Bazar Solidário, desta vez com a loja First Class. Serão oferecidos jogos de cama, mesa e banho com descontos de até 30%. Parte da renda será revertida para os trabalhos sociais desenvolvidos pela instituição.

A Pestalozzi de Niterói já foi beneficiada com outras iniciativas como esta e fica sempre à disposição de empresas que desejam realizar parcerias desse tipo. A demonstração e venda dos produtos será feita no refeitório da Pestalozzi, das 9h30m às 16h30m. 

“Fomos procurados pela direção da First Class, de Pendotiba, propondo a ação do Bazar Solidário. Aceitamos de imediato. Qualquer pessoa pode participar, independentemente de ser funcionária da instituição ou de ser usuária dos serviços. A iniciativa serve, ainda, para que as pessoas possam conhecer o nosso trabalho e se integrarem aos objetivos da Pestalozzi”, afirma Jussara da Silva Freitas, presidente da instituição. 

 

SERVIÇO:

Bazar Solidário First Class – Pestalozzi de Niterói 

Dias 5 e 6 de setembro, das 9h30m  às 16h30m 

Refeitório da Pestalozzi de Niterói 

Estrada Caetano Monteiro, 857, Badu – Pendotiba – Niterói 

Entrada aberta a toda comunidade. 

Pestalozzi faz nova licitação para reforma de telhado e calçadas da sede

Pestalozzi contrata obras de reforma de telhado e calçadas da sede

A Pestalozzi de Niterói fará uma nova licitação para escolher a empresa que irá fazer a reforma de parte de sua unidade de atendimento. As propostas serão recebidas até dia 6 de setembro.

A última cotação prévia de preços foi considerada fracassada pela comissão de licitação que acatou recurso impetrado por uma das três empresas que participaram do processo. 

Com isso, o prazo para que empresas interessadas se habilitem e apresentem propostas para a realização de obras de reforma de parte do telhado e das calçadas da sede está aberto e vai até o dia 6 de setembro.

Os recursos para as obras fazem parte de um convênio entre a instituição e o Ministério da Saúde e são oriundos de emenda parlamentar apresentada ao orçamento da União. 

 

Veja abaixo o edital e os demais documentos referentes à nova licitação: 

EDITAL PÁG 01 A 10 –

MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO I PÁG 11 A 16 –

MINUTA DO CONTRATO ANEXO II PÁG 17 A 22 –

ANEXO III, ANEXO IV E ANEXO V PÁG 23 A 25

MODELO PROPOSTA COMERCIAL ANEXO VI PÁG 26 A 30 –

DECLARAÇÃO DE INSTALAÇÕES ANEXO VII PÁG 31

Movimento Pestalozziano perde Eduardo Barbosa

A Pestalozzi de Niterói se solidariza com os parentes, amigos e admiradores do ex-deputado federal, Eduardo Barbosa, falecido aos 64 anos por complicações cardíacas. Deputado federal por Minas Gerais por sete mandatos, Eduardo Barbosa era um fiel defensor das causas da pessoa com deficiência e integrante da Federação Nacional das Apaes. Sempre atuou em conjunto com o movimento pestalozziano e era autor de muitas leis voltadas para a causa, entre elas a que obriga o País a garantir educação e aprendizagem ao longo da vida a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e às pessoas que têm necessidades especiais. Também registramos o falecimento no dia 20 de agosto de Osvaldo Arns Neto, filho do Senador Flávio Arns, um dos mais destacados defensores das instituições filantrópicas no Senado Federal. Osvaldo, de 48 anos, que era deficiente intelectual, foi sepultado no Paraná, estado natal da família Arns.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS