Pestalozzi Niterói discute uso da cannabis medicinal em tratamentos através do SUS

OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE CANNABIS NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A INCLUSÃO DA TERAPIA NO SUS SERÃO DEBATIDOS POR ESPECIALISTAS NO TEMA

Terapia à espera de regulamentação

O Núcleo de Estudos da Pestalozzi de Niterói realiza dia 15 de agosto, às 10 horas, no auditório da instituição uma mesa de debates para discutir o uso da cannabis medicinal no Sistema Único de Saúde (SUS). Vão ser debatidos os projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional sobre a regulamentação dessa terapia e relatados os benefícios do óleo de cannabis no tratamento de crianças com deficiência intelectual.


O evento é aberto aos profissionais da Pestalozzi, e terá como convidados o psiquiatra Caio Lane Vargas; Marilene Esperança, fundadora da Abrario, instituição que defende o uso da substância no tratamento de pacientes; e Angélica Souza dos Santos, mãe de uma criança autista que faz uso da cannabis medicinal. 

– O óleo de cannabis ainda é restrito para importação e só pode ser adquirido em farmácias especializadas para casos específicos. Precisamos aprofundar a discussão sobre seus benefícios e sobre a possibilidade desse tratamento ser feito também através do SUS. Hoje, crianças e jovens com deficiência e de famílias com menor poder aquisitivo, como é o caso dos nossos pacientes aqui da Pestalozzi, não conseguem ter acesso à cannabis para seu tratamento – diz Marcio Loyola de Araújo, médico responsável da Pestalozzi de Niterói e mediador do encontro. 

No Brasil, ainda é grande a polêmica sobre a liberação de cannabis no tratamento de pacientes. Tramita no Congresso Federal uma série de projetos de lei liberando e também restringindo o uso do produto. Recentemente, uma resolução do Conselho Federal de Medicina definiu que os médicos só poderão prescrever o canabidiol para dois tipos de epilepsia, ficando proibido o uso do produto para outras doenças, bem como a utilização da planta in natura ou outros derivados dela para uso medicinal. 

Enquanto não há consenso sobre o tema, há projetos de lei como o do senador Flávio Arns, do Paraná, que prevê a produção, controle, fiscalização, prescrição e importação de medicamentos de cannabis para fins medicinais. 

Já o senador Eduardo Girão, do Ceará, defende a obrigatoriedade do SUS em fornecer medicamentos com canabidiol como único princípio ativo e se diz contrário a outro projeto, em discussão na Câmara dos Deputados, que viabiliza a comercialização de medicamentos contendo extratos, substratos ou partes da planta. 

Defensora da liberação do uso medicinal da cannabis, a senadora paulista Mara Gabrilli afirma que muitas famílias dependem da substância para tratar doenças graves. “Eu quebrei o pescoço e tive a oportunidade de fazer a minha reabilitação fora do Brasil. Eu me trato com Cannabis Medicinal. Eu consegui manter a minha saúde. A gente precisa de mais amor e menos preconceito. Porque a dor do brasileiro não é diferente da dor do cidadão de Israel, do cidadão da Austrália, do americano, do alemão, de todos os países. Por que o Brasil tem que ir na contramão, se 40 países já decidiram legalizar a Cannabis medicinal?”, indaga a senadora. 

Festa julina encerra semestre letivo do CEHA

Muita comida típica, alegria e diversão. Assim foi a festa julina dos alunos da Pestalozzi de Niterói marcando o encerramento do primeiro semestre letivo do Centro Experimental Helena Antipoff (CEHA). A volta às aulas está programada para o dia 31 de julho.

Para não atrapalhar o dia a dia dos pais e familiares dos estudantes, a festa julina foi dividida em dois turnos, sem influenciar na animação das crianças e jovens que se divertiram muito com as brincadeiras e a tradicional dança de quadrilha. 

“Essa festa julina faz parte do nosso calendário pedagógico e é uma tradição, encerrando com muita alegria um semestre carregado de expectativas e desafios. É onde recarregamos as baterias para a segunda parte do ano letivo”, explica Lillian Nascimento. 

Lillian explica que datas representativas como Natal, Ano Novo e festas tradicionais brasileiras são temas abordados em salas de aula que servem de apoio ao aprendizado dos alunos. “Usamos temas importantes do nosso calendário para fixar em nossos alunos o conteúdo didático. Foi assim na Semana do Meio Ambiente quando realizamos diversas atividades que se encerraram com uma exposição aberta ao público em geral, além dos familiares”, conta ela. 

Tradição 

Desde a sua fundação, a Pestalozzi mantém a tradição de realizar festa junina em sua sede. Nos anos 80 e 90, com o funcionamento das Faculdades Pestalozzi, a festa junina da Pestalozzi tinha forte tradição no meio universitário e era uma festa aberta à comunidade. Nos anos seguintes, a festa da instituição acontecia no Polo Esportivo, assim como a festa de chegada de Papai-Noel. Atualmente, a tradição não se quebrou, mas as festas ficaram restritas aos setores de atendimento e à Escola Especializada que integra aos festejos os familiares de seus alunos.

 

Estudantes do Gay Lussac confraternizam com alunos da Pestalozzi

Estudantes do Gay Lussac participam de piquenique com alunos da Pestalozzi

Alunos do Centro Experimental Helena Antipoff (CEHA), a escola especializada da Pestalozzi, receberam a visita de colegas do Colégio Gay Lussac. A confraternização faz parte da proposta pedagógica do tradicional colégio niteroiense.

Estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental do Gay Lussac participaram de um piquenique e recreação com alunos do CEHA, no dia 5 de julho. Conheceram também setores da instituição, como os ginásio de reabilitação e as salas de aulas e de atendimento da escola especializada.

“Temos o projeto Por Um Mundo Melhor, com o qual buscamos estimular nossos estudantes na construção de um mundo que tenha um convívio melhor, onde as crianças, futuras cidadãs, saibam construir esse universo”, disse a professora Luciana Antunes, durante a visita de seus alunos à Pestalozzi. 

Além do piquenique e da recreação, que foram os pontos altos do encontro, os alunos do Gay Lussac fizeram a entrega de 178 brinquedos e jogos pedagógicos arrecadados durante uma campanha promovida por eles na escola. 

“Já recebemos outras turmas do Gay Lussac dentro do projeto pedagógico que eles desenvolvem; é um momento importante e muito rico, tanto para nossos alunos quanto para eles. É fundamental que ocorra sempre que possível esse tipo de encontro que ajuda a quebrar paradigmas e oferecer às crianças uma nova visão de mundo. Todos saem lucrando”, afirma LIllian Nascimento, coordenadora do Centro Experimental Helena Antipoff. 

+99.257

atendimentos

105

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Grupo Musical da Pestalozzi participa de Festival de Inverno

Maestro Jogabe Ferreira é o regente do Grupo Musical da Pestalozzi de Niterói

O Festival de Inverno – Cantate Diem, que promove apresentações artísticas, exposição e mostra de filmes, tendo a música como atividade central, terá a participação do Grupo Musical da Pestalozzi e Convidados, em agosto.

Organizado pela primeira vez em Niterói, o festival da Cia Artística Cantate Diem, que acontece em julho e agosto, terá três programas marcados com o grupo musical da Pestalozzi de Niterói.

A companhia tem à frente o maestro Joabe Ferreira, que também é o responsável pelo Grupo Musical da Pestalozzi. Ele diz que o Festival de Inverno tem como objetivo contribuir com a produção cultural de Niterói, divulgando os artistas da cidade e proporcionando ao público o acesso à arte, incentivando a formação de plateia para espetáculos de canto e música. 

As atividades que incluem o Grupo Musical da Pestalozzi e Convidados serão no dia 8 de agosto, no auditório da instituição, com uma exposição de Instrumentos produzidos pelos alunos da Pestalozzi com material reciclável, e a apresentação musical do Grupo. As duas atividades serão abertas aos familiares dos alunos e ao público em geral, tendo início às 15 horas. 

No dia 11 de agosto, às 14 horas, o Grupo Musical da Pestalozzi e Convidados se apresentará para os idosos da Casa Convívio, instituição de acolhimento que funciona no bairro do Fonseca, Zona Norte de Niterói. 

Ainda em agosto, em dia ainda a ser divulgado, acontecerá no auditório da Pestalozzi uma Mostra de Filmes, tendo como temática a música e o canto. O evento também será aberto ao público em geral. Todas as atividades são gratuitas. 

AGASALHOS – A LPH, empresa de engenharia com sedes em Niterói e Duque de Caxias, iniciou uma campanha interna de arrecadação de agasalhos em benefício da Associação Pestalozzi de Niterói. A companhia atua nos setores de construção civil e saneamento nos setores público e privado, em todo o Estado do Rio de Janeiro. As doações serão feitas pelos colaboradores da empresa até o dia 11 de agosto, com as caixas de coleta sendo disponibilizadas nas duas sedes.
PALESTRA – A psicóloga Ursula Barcelos Meirelles fará palestra no dia 8 de agosto, às 10h, no auditório da Pestalozzi de Niterói. Vai falar sobre Abusos Sofridos na Infância. O encontro é aberto a familiares de pessoas que estão em tratamento na instituição, além do público em geral. Ursula é pós-graduada em psicologia hospitalar e em Avaliação Psicológica com ênfase em Reabilitação Cognitiva.  O encontro faz parte de um ciclo de palestras oferecido mensalmente pelo Serviço Social da instituição.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS