Governo Federal reajusta parte da tabela do SUS, mas mantém teto de financiamento

Filantrópicas ainda aguardam reajuste dos serviços de reabilitação, além da ampliação do teto de financiamento que permitirá aumentar o número de beneficiados.

Pestalozzi aguarda, ainda, reajuste dos valores das órteses e próteses que produz para 66 municípios do RJ

Ministério da Saúde reajusta valor pago pelo fornecimento de cadeiras de rodas

Instituições como a Pestalozzi de Niterói, que atuam como Centros Especializados de Reabilitação (CER) junto ao Ministério da Saúde, receberam com alívio o reajuste da Tabela do SUS, que será pago este mês pelo governo federal, a partir da parcela de dezembro. A portaria GM/MS 4.671/22 aumentou os valores de reembolso pela dispensação de órteses, próteses e materiais especiais feita por essas instituições. No Estado do Rio há mais de 1.500 pessoas esperando por esses equipamentos. Mas as filantrópicas ainda aguardam a revisão da tabela do SUS referente aos demais serviços de reabilitação prestados por elas, bem como o cofinanciamento prometido no ano passado pelo governo estadual.


Em junho de 2022, o governo do Estado do Rio de  Janeiro anunciou que faria o cofinanciamento da tabela do SUS, complementando-a em 76,88% para remuneração de serviços de reabilitação prestados por instituições fluminenses. O incremento estava previsto para as faturas de maio a dezembro, mas até agora nenhum valor foi liberado pelo governo estadual.

Já o reajuste na tabela do SUS, previsto agora pelo governo federal para cadeiras de rodas, cadeiras de banho, bengalas e óculos especiais, vai possibilitar a dispensação desses itens aos pacientes atendidos em Niterói pela Pestalozzi e pela Associação Fluminense de Reabilitação. Outra instituição, a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC) também vem enfrentando dificuldades para manter a distribuição de próteses para pessoas com deficiência visual.

Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói, lembra que o reajuste fixado em portaria do Ministério da Saúde abrange apenas cinco itens da tabela que o SUS utiliza para remunerar serviços de reabilitação.

–  É preciso que o Ministério da Saúde reveja toda a tabela do SUS, que não é atualizada monetariamente desde novembro de 2007. Também deve ser ampliado o teto financeiro das instituições, a fim de que estas possam absorver um número maior de pessoas que necessitam de serviços de reabilitação – diz a presidente da Pestalozzi.

Procon Niterói participa de ação social na Pestalozzi

Pestalozzi voltará a realizar dia de ação social, desta vez juntamente com a Secretaria municipal de Defesa do Consumidor

A Pestalozzi vai realizar uma manhã de ação social em conjunto com a Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói. Durante o evento, a equipe de enfermagem da instituição vai fazer a aferição de pressão arterial, enquanto funcionários do Procon Niterói vão dar orientações aos consumidores sobre seus direitos. As mães da Casa da Família vão oferecer à venda sua produção artesanal e todos os visitantes serão recepcionados por alunos do Centro de Integração e Independência.

A ação social está marcada para o dia 22 de março no pátio da Pestalozzi. Estão convidados a participar os usuários dos serviços da Pestalozzi, pais e responsáveis de alunos e toda a comunidade no entorno de Pendotiba.

Roberto Teixeira, secretário municipal de Defesa do Consumidor, conta que o Procon Niterói vai utilizar no atendimento ao público uma van adaptada com mesa e cadeiras. O veículo que foi doado ao Procon pelo Ministério Público de Niterói já está desde este mês de janeiro percorrendo a cidade para atender a demanda de consumidores, prestando informações relativas a questões referentes a valores de contas de luz e de telefonia ou sobre falta de entrega de mercadorias, por exemplo.

Pestalozzi perde Raymundo Romeo

José Raymundo Martins Romeo estava sempre presente nas atividades da Pestalozzi

A Pestalozzi de Niterói perdeu um de seus grandes beneméritos, ex-presidente da instituição de 2015 a 2020 e atualmente membro do Conselho de Administração, José Raymundo Martins Romeo faleceu em dezembro, aos 82 anos. Com seu espírito agregador assumiu a Pestalozzi em um difícil momento financeiro e administrativo, que soube reverter usando toda a sua experiência e prestígio como ex-reitor da Universidade Federal Fluminense (por dois mandatos).

– Em 2015, o professor José Raymundo assumiu a presidência da Associação Pestalozzi de Niterói, devido ao afastamento para tratamento de saúde da então presidente Lizair de Moraes Guarino. Atravessou um difícil período, mas seu talento e espírito público agregador conseguiram reerguer a instituição. Atualmente participava do Conselho Administrativo da casa – relembra a presidente da Pestalozzi, Jussara da Silva Freitas.

Formado em física e em engenharia, José Raymundo foi professor de uma geração de niteroienses. Lecionou em escolas da cidade, notadamente no Colégio Salesianos, em Santa Rosa, onde também estudou, e no Liceu estadual Nilo Peçanha. Na primeira vez que dirigiu a UFF (1982/1986) levou para a universidade a Orquestra Sinfônica Nacional. Criou também o Quarteto de Cordas e o Conjunto de Música Antiga. Foi além, criando o DDC (Departamento de Difusão Cultural), iniciando um virtuoso ciclo de debates com personalidades do cenário nacional como o então recém-anistiado Luiz Carlos Prestes.

Foi durante a gestão como reitor que começou a instalação do Campus da Praia Vermelha. “A Universidade representa muito para mim. Foi onde exercitei um trabalho que eu acho de alta significação. Porque não se constrói uma sociedade sem conhecimento. E o conhecimento só tem uma origem: a universidade”, disse em depoimento ao site da UFF.

Em seu segundo mandato como reitor da UFF (1990/1994), consolidou a inserção da universidade no cenário internacional, criando institutos e investindo em pesquisa e extensão. Nessa época foi convidado a integrar o Conselho da Associação Internacional das Universidades e se tornou membro do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.

“Foi um marco e mudou muito o perfil da universidade, em termos de qualificação e qualidade. Consolidação da pós-graduação e da pesquisa. Antes a universidade era ótima em ensino, mas com muito pouca relevância na pesquisa, existiam poucos contratos para financiamento em pesquisas”, relatou ele em depoimento à UFF.

Também exerceu o cargo de Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia no último governo de Jorge Roberto Silveira (2009/2012), tendo sido o representante do município junto ao Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense).

+99.257

atendimentos

105

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Atores do grupo Artecorpo vão encenar “A última gota d’água” no auditório da Pestalozzi

Volta às aulas da Pestalozzi tem teatro para alunos

O início do ano letivo de 2023 do Centro Experimental Helena Antipoff (CEHA), a escola especializada da Pestalozzi, será no dia 7 de fevereiro. Uma semana depois, os alunos e seus responsáveis já estão convidados para assistir, no auditório da instituição, ao espetáculo “A Última Gota D´água”, encenado pelas produtoras e atrizes Cida e Rachel Palmeirim, da Companhia Artecorpo de Teatro.
Segundo as produtoras, a peça apresenta personagens do universo infantil como o lenhador, o pirata, o menino e a gota d´água. “Eles atuam em contraponto com a Lavadeira Pureza, que representa a humanidade e a preservação da natureza, a economia e a reutilização e consumo consciente da água”, contam Cida e Rachel.
Coordenadora da escola especializada, Lillian Nascimento lembra que para o dia 6 de fevereiro está marcada uma reunião de pais com os professores e membros da equipe multiprofissional para alinhar o cronograma escolar com as expectativas dos pais e responsáveis. No dia 7 será o primeiro dia de aula para as turmas da manhã e da tarde.

Alunos da Pestalozzi participam de projeto da UFF

Projeto Natação Adaptada, da UFF, promove a reabilitação de crianças e adolescentes

Alunos do Centro Experimental Helena Antipoff (CEHA) visitaram, antes do recesso escolar da Pestalozzi de Niterói, o Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foram participar do programa Natação Adaptada coordenado pelo professor Aurélio Pitanga Vianna. O objetivo desse projeto de extensão universitária é trabalhar a reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência através de atividades aquáticas.

Segundo o professor de educação física da Pestalozzi Renée de Siqueira Machado Faria, responsável pela ida dos alunos à UFF, o Natação Adaptada ajuda não somente no desenvolvimento físico, mas também na parte psicológica e cognitiva. “A atividade na piscina é facilitada, sendo uma experiência que promove um bem-estar físico e emocional, atingindo não só o paciente como toda a sua família”, analisa.

Lillian Nascimento, coordenadora do CEHA, lembra que atividades como estas são sempre desenvolvidas pelas equipes da escola especializada. “Esperamos que durante o ano letivo de 2023 possamos fazer outras visitas como esta que a UFF, através de seu Instituto de Educação Física, proporcionou aos nossos alunos”, disse a coordenadora.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail ou outros meios.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS