Bombeiros preparam Pestalozzi para prestar primeiros socorros

INSTITUIÇÃO CUMPRE LEI DE LUCAS CAPACITANDO TODOS OS SETORES PARA ATENDER EMERGÊNCIAS

Bombeiros ensinam como fazer manobras de ressuscitação cardiopulmonar

Curso prático garante segurança de alunos e pacientes

Funcionários de diferentes setores da Pestalozzi de Niterói participaram de um curso de capacitação em primeiros socorros. Equipes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro deram aulas práticas e teóricas sobre manobras de ressuscitação cardiopulmonar, controle de hemorragia e atendimento à pacientes com crise convulsiva, entre outros temas.


Esse curso é obrigatório desde 2018, quando foi sancionada a Lei Federal 13.722, chamada de “Lei de Lucas”. Com o treinamento proporcionado pelo Corpo de Bombeiros, a Pestalozzi está não só em conformidade com a legislação, mas tendo seu pessoal apto para atuar em casos de emergência com crianças e jovens da escola especializada, bem como nos ginásios de reabilitação física e intelectual. 

“Estamos em dia com a legislação federal, mas o que é mais importante e significativo é o fato de que 48 funcionários, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, professores e funcionários de áreas administrativas da instituição se qualificaram e estão prontos para prestar socorro imediato em casos emergenciais”, afirma Juarez Mothé, superintendente da Pestalozzi. 

A Lei de Lucas, sancionada em 2018, tem como objetivo proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes em ambientes escolares. Ela torna obrigatória a capacitação em Primeiros Socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas.

Essa lei surgiu devido a um acidente com Lucas Begalli, de 10 anos, que perdeu a vida durante um passeio escolar em Campinas, São Paulo. O menino sofreu asfixia mecânica ao se engasgar com um pedaço de salsicha do cachorro-quente servido no lanche.

Lucas Begalli tinha apenas 10 anos quando perdeu a vida em uma excursão da escola que frequentava, em Campinas. Motivo: asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche. Transferido em uma UTI móvel para o hospital, acabou falecendo.

É possível que, se houvesse tentativas de reanimá-lo antes da chegada da UTI móvel, talvez ele estivesse vivo — o tempo nesses casos é um dos mais importantes fatores para a sobrevivência do paciente, pois os primeiros minutos são decisivos. No entanto, nenhuma das pessoas responsáveis pelo evento tinha preparo para prestar primeiros socorros.

 

Eleição da CIPA


A Pestalozzi de Niterói realiza no dia 11 de julho as eleições para a escolha da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA). Qualquer funcionário pode se candidatar, até o dia 8 de julho, para fazer parte da Comissão, com mandato para o período de 2024 a 2025. A votação será no horário das 11h às 13h, na recepção da instituição.

 

Pestalozzi de Niterói promove
seu ‘arraiá’

“Arraiá” da Pestalozzi volta a reunir alunos, pacientes e familiares no parquinho
A Pestalozzi de Niterói promove sua tradicional festa caipira no dia 10 de julho, em dois horários (das 9h às 11h30m e das 13h30m às 16h). O evento é uma atividade conjunta do Centro Experimental Helena Antipoff (escola especializada) e do Centro para Integração e Independência.


A festa vai acontecer no parquinho da Pestalozzi, devendo reunir cerca de 200 pessoas durante os dois horários. 

“A nossa festa junina faz parte do calendário pedagógico dos alunos. Aproveitamos a comemoração para ensinar um pouco mais sobre as festas tradicionais do nosso país, como essa que vai acontecer em julho, que é de profundo reconhecimento cultural”, enfatiza Lillian Nascimento, coordenadora da escola especializada. 

Ela lembra que a festa junina reúne não só os alunos e pacientes, como seus familiares e acaba sendo uma grande confraternização entre eles, seus familiares e os profissionais que atuam nas duas coordenações da instituição. 

Renata Cherene, que coordena o Centro para Integração e Independência, lembra que durante a festa vão ser vendidos cachorro-quente e caldo de ervilha. A atividade se insere no programa do Centro, já que o resultado da venda vai ajudar no custeio das oficinas programadas durante todo o ano pelo setor.

“Além da importância que a festa trás para a inclusão e socialização dos nossos pacientes, ela ajuda a gerar recursos para a manutenção de parte das nossas atividades das oficinas de artesanato e de cozinha, por exemplo”, diz Renata. 

+99.257

atendimentos

104

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Mães conhecem mais sobre alimentação saudável

Carolina Macedo fala dos mitos e verdades sobre a alimentação saudável

Dentro do Projeto Roda de Conversa dirigido às mães que têm seus filhos atendidos pelo Centro de Integração e Independência da Pestalozzi de Niterói, a palestra do mês foi sobre a alimentação saudável, mitos e verdades.


A palestra foi conduzida pela formanda do curso de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carolina Macedo.  Ela falou sobre seletividade alimentar (principalmente relacionada ao diagnóstico de autismo), consumo de açúcar e alimentos processados que possuem corantes.

“Carolina expôs de uma forma tranquila e leve o tema, lembrando que a alimentação saudável não se trata de terrorismo alimentar. Ela explicou às mães que existem estudos comprovados cientificamente sobre o efeito negativo do consumo exagerado de alimentos processados e daqueles que contém corantes”, conta Ludmilla Barbosa, assistente social responsável pela realização do encontro. 

Renata Cherene, coordenadora do Centro para Integração e Independência, lembra que o Projeto Roda de Conversa tem o objetivo de dar informações, dicas e programas sociais que auxiliem as mães no dia a dia, além de estimular a autoestima delas.

Funcionários da Pestalozzi têm assistência odontológica

Dentistas da Bradesco Odontologia vão atender funcionários da Pestalozzi

Funcionários da Pestalozzi de Niterói passam a contar, a partir de julho, com assistência odontológica gratuita através de um convênio com a Bradesco Odontologia. A instituição bancária passa também a ser responsável pelas contas de salário do quadro de pessoal da instituição.  


O Plano Odontológico pode ser estendido para os filhos e cônjuges dos servidores, além de parentes como tios, sobrinhos, avós ou netos, entre outros, a partir de um pagamento de R$13,00 por parente. 

“Fizemos a migração da folha de pagamento dos nossos funcionários para o Banco Bradesco e nesta negociação conseguimos assumir a assistência odontológica dos servidores, estendendo o benefício para os parentes, a partir do pagamento de um valor bem abaixo do que se cobra no mercado”, explica Cláudia Theodora, psicóloga responsável pelo setor de Recursos Humanos da Pestalozzi.

Assist sabatina pré-candidatos a prefeito de Niterói

Instituições sabatinam pré-candidatos sobre programas para área de reabilitação

A Associação das Instituições do Terceiro Setor de Niterói (Assist), que reúne seis das principais instituições de reabilitação da cidade, já iniciou o seu tradicional processo de sabatina com os pré-candidatos a prefeito de Niterói. Os encontros são para se conhecer o que cada um pretende fazer na área de reabilitação e para diretores das instituições apresentarem suas demandas.  


Já participaram da sabatina da Assist os pré-candidatos Bruno Lessa e Carlos Jordy. No dia 19 de julho será a vez de Rodrigo Neves. Ele será recebido às 10 horas na sede da Pestalozzi, anfitriã da reunião. 

A Assist foi criada para que todas as instituições de Niterói que atuam na área da reabilitação física e intelectual possam unificar seus discursos e atuar em conjunto na busca de soluções e melhorias para a atuação de todas elas. 

“Como nossas instituições têm pautas muito em comum e o poder público é o principal agente deste relacionamento, resolvemos há alguns anos criar a Assist. Ela não tem sede própria e a cada mandato é representada por uma das instituições associadas. A cada dia vem ampliando seu espaço de atuação e de diálogo com o poder público”, diz Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói, instituição fundadora da Assist. 

Durante a sabatina, os pré-candidatos têm a oportunidade de apresentar suas propostas para a área da reabilitação caso sejam eleitos. Também ouvem dos diretores suas principais demandas e reivindicações, além de sugestões de trabalho em conjunto que podem ser inseridas no programa de governo. Ao término, é apresentada ao candidato uma carta compromisso onde estão listadas as principais propostas do setor para o próximo governo. 

“Embora saibamos que ainda estamos na pré-campanha, resolvemos antecipar este encontro, mas todas as instituições estarão, durante o processo eleitoral, de portas abertas para receberem os então candidatos que desejarem aprofundar as suas propostas e ideias”, acrescenta Jussara. 

Fazem parte da Assist a Associação Pestalozzi de Niterói, Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes (Apae), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) e o Instituto Brasileiro de Assistência e Pesquisa. 

Atendimento para usuários da Pestalozzi de Niterói.
Atendimento é das 8h às 17h.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS