Maria das Graças (à esq.) vai poder tirar a segunda via da carteira de identidade
Organizado pelo Serviço Social da Pestalozzi, prestação de serviços atende demandas e garante direitos
Tendo a assistência social como seu eixo principal, a Pestalozzi de Niterói realizou sua segunda Ação Social, este ano, com o objetivo de atender uma demanda emergencial, de forma pontual, de seu público-alvo. A prestação de serviços visou garantir os direitos humanos da sociedade que vive em torno da instituição.
– Nossa proposta com ações como essa é a de ter uma escuta ativa, acolhendo a pessoa e verificando todas as questões que a levaram a procurar o atendimento – disse Jussara Silva Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói.
Mais uma vez a instituição contou com a participação de órgãos públicos. “Estamos retomando esse tipo de evento depois de três anos, por conta da pandemia de Covid-19. É um recomeço que nos alegra muito, porque demonstra que as pessoas e a vida, de um modo geral, estão voltando ao normal”, comemorou.
Uma das pessoas que aproveitaram a Ação Social foi Maria das Graças de Souza, mãe do jovem Carlos Jorge, paciente da Pestalozzi de Niterói. Além de aferir a sua pressão arterial e medir a taxa de glicose, ela pôde solicitar, através da Fundação Leão XIII, uma guia de atendimento no Detran para tirar, sem custos, uma segunda via de sua carteira de identidade e a de seu filho também.
– Estive no Detran para tirar esse documento. Preciso dele há alguns anos, mas a fila era enorme e desisti. Com a guia que recebi agora fica mais fácil – disse Maria das Graças.
No estande do Procon, a dona de casa Isabel Cristina Vieira da Silva aproveitou para esclarecer com o advogado Marcos Furtado Filho como conseguir valer a garantia para uma máquina de lavar roupas que parou de funcionar com menos de um mês de uso.
– Nós a orientamos levar à sede do Procon toda documentação referente à compra da máquina. Daí vamos fazer a notificação ao fabricante, através do Sistema Nacional do Consumidor, um órgão do Ministério da Justiça com o qual o Procon Niterói tem uma linha direta para atendimentos de casos como o relatado por dona Isabel – explicou o advogado.
Outra tenda que formou fila para atendimento foi a de aferição da pressão arterial e de glicemia. Duas pessoas que, na ação social de março, haviam descoberto que tinham pressão acima da média, retornaram contando que já procuraram um cardiologista e estão medicadas.
– Elas retornaram relatando que já estavam se cuidando. Medi a pressão de ambas e estava 12 por 8, que é a média recomendada pela Organização Mundial de Saúde – disse Ticiane Cardozo Rocha, enfermeira da Pestalozzi de Niterói.
A Ação Social também contou com a participação da Secretaria de Acessibilidade, que deu informações sobre o Ponto a Ponto, transporte que leva pessoas com deficiência aos locais onde fazem tratamento de saúde, entre eles a Pestalozzi.
O evento teve, ainda, atividades recreativas e sociais. O grupo Seso em Movimento ofereceu serviços de maquiagem, manicure, cabeleireiro e tatuagem de pintura.
O Centro para Integração e Independência da Pestalozzi promoveu uma Oficina de Artesanato e de Jardinagem para os visitantes, além da exposição de produtos que os próprios alunos fazem durante as aulas. Mães da Casa da Família venderam seus produtos, cuja renda é revertida para elas próprias.