ABRIL • 2025

Pestalozzi de Niterói abre vagas para reforçar sua equipe multidisciplinar

INSTITUIÇÃO SELECIONA PROFISSIONAIS PARA ATUAREM EM SEUS CENTROS DE REABILITAÇÃO INSTALADOS EM PENDOTIBA.

Equipe multidisciplinar da Pestalozzi Niterói atende crianças, jovens e adultos

Seleção de novos profissionais para contratação imediata

A Pestalozzi de Niterói está com vagas abertas para profissionais nas áreas de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. São duas vagas disponíveis em cada área, além de formação de Banco de Currículos. A contratação será imediata para o profissional de Fonoaudiologia atuar por 28 horas semanais, e o Terapeuta Ocupacional 16 horas por semana.


“Os profissionais selecionados terão a chance de integrar uma equipe dedicada e comprometida com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos atendidos. A Pestalozzi valoriza a formação contínua e o trabalho colaborativo, proporcionando um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento profissional”, afirma Ana Claudia Theodora, coordenadora de Recursos Humanos da instituição.
Os interessados devem enviar seus currículos para o e-mail recrutamento.nit@pestalozzi.org.br. É importante que os candidatos apresentem suas experiências e qualificações, destacando como podem contribuir para a missão da associação.

Serviço:
Vagas: Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia
Envio de currículos: recrutamento.nit@pestalozzi.org.br

Para mais informações, entrar em contato com a Associação Pestalozzi de Niterói pelo telefone (21) 2199-4400. O endereço é Estrada Caetano Monteiro, 857, Badu Pendotiba – Niterói.

Abertas inscrições para o Programa Jovem Aprendiz

Em parceria com o Senac, Pestalozzi oferece qualificação profissional a jovens aprendizes

A Pestalozzi de Niterói já está selecionando candidatos para o Programa Jovem Aprendiz 2025, em parceria com o Senac RJ. O projeto oferece qualificação profissional e experiência prática para adolescentes e jovens que desejam iniciar suas trajetórias no mundo do trabalho.


Para esta edição, a Pestalozzi está disponibilizando quatro vagas na área administrativa. São destinadas a candidatos com idades entre 16 e 21 anos. Os funcionários da Pestalozzi podem indicar jovens interessados, que devem enviar suas candidaturas por e-mail até o dia 10 de abril de 2025.

Os candidatos precisam fornecer informações como nome completo, data de nascimento, endereço residencial, telefone e e-mail, além de detalhes sobre escolaridade e o nome da pessoa que os indicou. O processo seletivo objetiva garantir que os participantes tenham acesso a uma formação profissional de qualidade, contribuindo para a inclusão social e para o desenvolvimento de novas competências no ambiente corporativo.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail recrutamento.nit@pestalozzi.org.br, com o assunto “SELEÇÃO APRENDIZ 2025 (NOME DO CANDIDATO)”.

“A Pestalozzi Niterói é uma instituição reconhecida pelo compromisso social e educacional e esta iniciativa reforça a importância dos programas de aprendizagem para a construção de um mercado de trabalho mais inclusivo e acessível às novas gerações”, destaca Jussara da Silva Freitas, presidente da entidade.

+99.257

atendimentos

104

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Pestalozzi de Niterói realiza III Encontro em homenagem ao Abril Laranja

Pessoas amputadas dividirão suas vivências com especialistas em reabilitação durante o III Encontro

No dia 10 de abril, a Pestalozzi de Niterói promoverá o III Encontro de Conscientização da Pessoa Amputada, marcando o Abril Laranja, mês dedicado à conscientização sobre amputação. O evento, com entrada gratuita, acontecerá no auditório da instituição, oferecendo palestras e rodas de conversa sobre reabilitação, inclusão social e vivências de pessoas amputadas.


Especialistas de diversas áreas, como fisioterapia e ortopedia, compartilharão conhecimentos, enquanto pacientes reabilitados apresentarão seus relatos inspiradores. O programa inclui, ainda, apresentações culturais, sorteios e a presença de equipes da Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói. A iniciativa busca promover diálogo, aprendizado mútuo e sensibilizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por pessoas amputadas, explica Deborah Soares Millbourn, coordenadora de Reabilitação da instituição.

Os participantes terão a oportunidade de ouvir especialistas de diferentes áreas como fisioterapeutas, protesistas e ortopedistas, entre outros. Pacientes amputados que foram reabilitados na Pestalozzi de Niterói também estarão compartilhando suas vivências, contribuindo para um ambiente de apoio e aprendizado mútuo.

No encontro, haverá, ainda, a participação de equipes da Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói, sorteio de brindes e apresentação do Grupo de Dança Expressar, formado por pessoas com deficiência.

“São iniciativas importantes que têm o intuito de sensibilizar a comunidade sobre os desafios enfrentados por pessoas amputadas e promover a inclusão e a conscientização”, afirma a fisioterapeuta do setor de amputados da Pestalozzi, Alessandra Neves, uma das idealizadoras do evento. 

A Pestalozzi de Niterói é credenciada como Centro Especializado em Reabilitação pelo Ministério da Saúde e responsável em oferecer equipamentos de órteses e próteses para pacientes de 66 municípios do Estado do Rio. A instituição conta, ainda, com um setor de atendimento a amputados, com equipes multidisciplinares capacitadas para a reabilitação física e mental dessas pessoas. 

Desde 2020, a Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec) está introduzindo no Brasil o Mês de Conscientização da Amputação, o Abril Laranja, com o objetivo de destacar a importância da informação sobre a perda do membro e a reabilitação de pacientes. 

Toda a programação contará com a participação dos seguintes intérpretes de línguas: Paulo Albernaz, Michelle Araújo Plaster, Andreia Oliveira da Silva e Thais Freitas. 

 

Programa do Evento:

 

Manhã:

– 8h15 – 8h30: Abertura

– 8h30 – 9h15: Mesa 1 – Experiências e reflexões sobre assistência e reabilitação da pessoa amputada

– Palestrantes: Paulo Roberto Albernaz (protesista APN), Ana Paula Ferreira (coordenadora oficina APN) e Dra. Lorena Amorim (ortopedista).

– Mediadora: Alessandra Neves.

 

– 9h20 – 10h05: Mesa 2 – Convivências e caminhos que ressignificam a deficiência

– Palestrantes: Izaias Ribeiro, Salvador Silva e Michelle Araújo Plaster (Hama Yoga).

– Mediadora: Andrea Oliveira da Silva.

 

– 10h10 – 10h55: Mesa 3 – Impactos da atividade física e do lazer no bem-estar e inclusão da pessoa amputada

– Palestrantes: Débora Campos da Silva e equipe da Acessibilidade e do Niterói Inclusivo.

– Mediadora: Yasmin Godinho.

 

– 11h00 – 11h45: Mesa 4 – (Re)conhecer-se em um novo corpo

– Palestrantes: Thais Freitas e Paula da Costa Ferreira.

– Mediador: Dr. Márcio Loyola.

 

Tarde:

– 13h15 – 13h30: Abertura

– 13h30 – 14h15: Mesa 1 – Minha trajetória com a deficiência

– Palestrantes: Rita de Cássia Fernandes Assn, Iago da Conceição Paranhos e Flávio Bento.

– Mediadora: Isadora Sisinno.

 

– 14h20 – 15h05: Mesa 2 – Impactos da atividade física e do lazer no bem-estar e inclusão da pessoa amputada

– Apresentação com bailarinos do Grupo de Dança Expressar e palestra de Diogo Hanry Henrique Correa de Souza.

– Mediadora: Yasmin Godinho.

 

– 15h10 – 15h55: Mesa 3 – Experiências e reflexões sobre assistência e reabilitação da pessoa amputada

– Palestrantes: Prof. Ana Paula Alves e Dra. Lorena Amorim.

– Mediadora: Érica Vogel.

 

– 16h00 – 16h45: Mesa 4 – (Re)conhecer-se em um novo corpo é um processo.

– Palestrantes: Jarbas Onofre dos Santos e Prof. Laine Lins Araújo.

– Mediadora: Alessandra Neves.

Homologado resultado da cotação para compra de equipamentos

Emenda parlamentar está proporcionando a aquisição de novos equipamentos e materiais para vários setores da Pestalozzi

A Comissão de Licitação da Associação Pestalozzi de Niterói anunciou a homologação do resultado da Cotação Prévia de Preços – Divulgação Eletrônica 001/2025, realizada para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes destinados a diversos setores da instituição. O processo foi conduzido com base no Convênio 970492/2024, firmado com o Ministério da Saúde.

A etapa de análise das propostas e documentação das empresas participantes ocorreu no dia 18 de março de 2025, após o recebimento de 19 propostas entre os dias 28 de fevereiro e 15 de março de 2025. Durante esse período, as empresas interessadas submeteram suas cotações, atendendo às exigências estabelecidas pelo edital.

O resultado foi homologado após criteriosa avaliação da documentação e das manifestações apresentadas pelas empresas, incluindo eventuais recursos administrativos e contrarrazões. A íntegra da ata de homologação pode ser acessada no site: www.pestalozzi.org.br

A aquisição desses materiais e equipamentos é fruto de emenda parlamentar ao orçamento da União e parte de um esforço contínuo da Pestalozzi de Niterói para aprimorar suas atividades e garantir melhores condições para os atendimentos prestados à comunidade. A instituição reforça seu compromisso com a transparência e a boa gestão dos recursos públicos.

A Roda de Conversa promove diálogos com familiares dos pacientes da Pestalozzi todos os meses

Roda de Conversa aborda a menopausa e seus sintomas

Neste mês, o Centro para Integração e Independência da Pestalozzi de Niterói promoveu mais uma edição do Projeto Roda de Conversa. A iniciativa abre um espaço de diálogo entre familiares e pacientes da instituição. O tema abordado foi a menopausa e seus sintomas, com a participação especial da enfermeira Ticiane Rocha.

Durante a Roda de Conversa, as presentes participaram de uma dinâmica interativa, sorteando frases que descreviam alguns dos sintomas característicos da menopausa, como perda de memória, queda de cabelo, oscilações de humor, ressecamento da pele e vaginal, aumento de peso, entre outros.

A atividade teve como objetivo desmistificar a menopausa, que ainda é cercada de tabus e estigmas, muitas vezes associada ao fim da feminilidade e da vida sexual da mulher.

“A menopausa é uma fase natural da vida da mulher, representando o início de um novo ciclo que merece ser tratado com atenção e respeito. A Roda de Conversa proporcionou um ambiente acolhedor para que as participantes pudessem compartilhar experiências e esclarecer dúvidas sobre essa etapa da vida”, explica Ludmilla Barbosa, assistente social do Centro para Integração e Independência da Pestalozzi de Niterói.

Por sua vez, Renata Cherene, coordenadora do Centro, a iniciativa reafirma o compromisso da instituição em promover diálogos permanentes visando à saúde e ao bem-estar dos pacientes e familiares da unidade. “Neste caso específico, das mulheres, mães de pacientes nossos, contribuindo para uma melhor compreensão e aceitação da menopausa”, concluiu Renata.

(21) 98294-1200
Atendimento para usuários da Pestalozzi de Niterói.
Atendimento é das 8h às 17h.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS