Público lota auditório durante realização do colóquio na AFR
Evento vai reunir profissionais e usuários de Centros de Reabilitação
O colóquio institucional, realizado em conjunto pela Pestalozzi, Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) e Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) terá como tema central “Transversalidade e inclusão: os direitos da pessoa com deficiência como dever de todos”. Está marcado para o dia 9 de novembro, a partir das 9 horas, com entrada franca.
– O colóquio é um compromisso das três instituições niteroienses que são habilitadas pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) para atender uma clientela de deficientes físicos, visuais, intelectuais e do espectro autista. Realizamos esse evento anualmente desde que houve o credenciamento e o objetivo principal é o de capacitar de forma permanente a equipe técnica das três instituições” – afirma Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi e uma das organizadoras do evento.
O encontro de novembro prevê, como novidade, incluir e dar voz aos usuários dos serviços de reabilitação na discussão dos temas, usando experiências cotidianas desse grupo de pessoas na área do capacitismo, autonomia e direitos.
Embora toda a programação ainda esteja sendo montada e os palestrantes sendo convidados, a coordenação do colóquio pretende dar oportunidade a movimentos de luta pelos direitos da pessoa com deficiência, criando uma interação entre usuários e profissionais que direta ou indiretamente compõem a rede de cuidados da pessoa com deficiência, nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Acessibilidade e Habitação.
– Para compor o público do nosso evento, convidaremos movimentos sociais e de defesa das pessoas com deficiência, familiares e pessoas com deficiência, além de estudantes e interessados na área. Esperamos com isso contribuir com a eficácia e qualidade nos atendimentos prestados à essa clientela – sintetiza a presidente da Pestalozzi.
O último Colóquio realizado de forma presencial foi em 2019 no auditório da Pestalozzi de Niterói. Na oportunidade mais de 200 pessoas entre técnicos das instituições e de órgãos públicos como a Prefeitura de Niterói, participaram das mesas de debates que contaram com a participação de autoridades e especialistas na área da inclusão e da reabilitação das pessoas com deficiência. Entre os presentes estavam a ex-secretária nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Izabel Loureiro Maior e o fisioterapeuta Diego Ferreira Lima e Silva, pesquisador da Universidade de Brasília que falou sobre o índice de funcionalidade de pessoas com deficiência. Em 2016, a Pestalozzi foi sede do III Colóquio, encontro organizado pelo então presidente da instituição, José Raymundo Martins Romeo.