Pestalozzi debate sobre autismo em colóquio com entidades de Niterói

EVENTO DESTE ANO FOI REALIZADO NA ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE AMPARO AOS CEGOS REUNINDO A REDE CER.
Fisioterapeuta Arthur de Almeida participa do Colóquio ao lado de Jussara Freitas

Especialistas discutem tratamento de pessoas com TEA

O 10º Colóquio dos Centros Especializados em Reabilitação, organizado pela Rede CER de Niterói, teve como tema central o autismo. O evento contou com três mesas de debate, onde especialistas discutiram o acesso aos serviços de reabilitação, o trabalho dos profissionais que atendem pacientes e familiares, e a questão da “alta” no tratamento.


O colóquio, realizado na Associação Fluminense de Amparo aos Cegos, reuniu profissionais da Pestalozzi e da Associação Fluminense de Reabilitação, instituições que promovem o encontro anualmente desde seu credenciamento pelo Ministério da Saúde.

Na primeira mesa, mediada pelo psiquiatra Marcio Loyola, da Pestalozzi de Niterói, o debate focou no acesso aos serviços para pessoas com transtorno do espectro autista. Participaram Arthur de Almeida Medeiros, fisioterapeuta do Ministério da Saúde; Fabrício Oliveira, da Secretaria de Estado de Saúde; e Cássia Catai, superintendente da Fundação de Saúde de Niterói. Michele Gitay, superintendente estadual de cuidados para pessoas com transtorno do espectro autista, também esteve presente.

A segunda mesa abordou o trabalho dos profissionais nos centros especializados. A palestra foi conduzida por Marina Batista Chaves, terapeuta ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, com mediação de Michelle Costa Castro, terapeuta ocupacional do Instituto Superior de Educação da Afac. Marina destacou que os serviços prestados pelas instituições credenciadas pelo Ministério da Saúde são, em sua maioria, superiores aos da rede privada.

Encerrando o evento, a “alta” no tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista foi debatida por Maria Eduarda Garcia Couto de Azevedo, neuropediatra da Afac; Edicleia Mascarenhas Fernandes, coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UFF; e Daniel Lucas Ladeira dos Santos, aluno de ciência da computação da UFF e que é autista. A mediação foi feita por Rita de Cássia dos Santos, assistente social da Afac.

Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói, destacou o papel pioneiro da instituição no atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista. “A Pestalozzi iniciou de forma pioneira um trabalho de atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista, dando atenção a estes pacientes de forma pessoal e individualizada, desde a criação do Paps (Programa de Atendimento a Psicóticos e Autistas) no final do século passado, junto ao Centro Experimental Helena Antipoff. Foi o embrião de todo o trabalho que realizamos hoje”, afirmou.

Coordenador Nacional participa de todos os debates 

Vindo de Brasília especialmente para participar do Colóquio, o coordenador nacional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Arthur de Almeida Medeiros participou ativamente de todas as mesas de debates e contribuiu com intervenções e informações com dados atualizados e investimentos do Ministério da Saúde na área da pessoa com deficiência.

Segundo ele, o Ministério vem reestruturando o trabalho junto aos centros especializados em reabilitação (CER), visando ampliar o número de instituições e prefeituras capacitadas ao atendimento como o que as filantrópicas realizam em Niterói.

Lembrou, ainda, do reajuste na tabela de procedimentos que o ministério da saúde concedeu às instituições que atuam na rede CER em novembro do ano passado e diz que a previsão do Governo Federal é de ampliar o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, principalmente junto aos CERs. 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Jussara Freitas abre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Entre os dias 21 e 28 de agosto, a Associação Pestalozzi de Niterói promoveu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, um evento de grande relevância para disseminar conhecimento, promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação.


A abertura do evento contou com a palestra “Vida Plena e Autonomia”, ministrada pelo psicólogo Bruno de Macedo. A presidente da Associação, Jussara Freitas, deu início à Semana, que reuniu 120 participantes, entre familiares, pacientes, alunos e colaboradores. Bruno Macedo abordou o tema de forma leve e responsável, incentivando reflexões sobre autonomia e como alcançá-la.

Roda de Conversa

Ainda em agosto, a Pestalozzi Niterói realizou mais uma edição da Roda de Conversa para as famílias da Reabilitação Intelectual. O encontro contou com a participação do Centro de Integração e Independência e do Centro Especializado Helena Antipoff, sob a condução da assistente social Ludmilla e da psicóloga Beatriz. O tema, “Vida Plena e Autônoma”, integrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A Roda de Conversa começou com informes sobre as comemorações promovidas pelo Centro para Integração e Independência. Os participantes compartilharam medos, frustrações e expectativas em relação aos seus filhos. As diferentes perspectivas sobre autonomia foram discutidas, desde a inserção no mercado de trabalho até a independência nas atividades diárias. O evento destacou a importância de respeitar o tempo e os desejos individuais, proporcionando um espaço de escuta para aspirações e sonhos.

+99.257

atendimentos

104

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Espaço de Convivência inaugura Mostra de Artes

A mostra “Artes de todas as cores” apresentou 72 trabalhos de pacientes e alunos
O Espaço de Convivência da Pestalozzi de Niterói abriu suas portas para a “Mostra de Artes Todas as Cores”, destinada a pacientes e alunos em reabilitação intelectual do Centro de Integração e Independência e do Programa de Atendimento a Psicóticos e Autistas (PAPS).

Foram expostas 72 obras, transformando um local anteriormente subutilizado em um ambiente de convivência para pacientes, familiares e funcionários. O espaço, que passou por reformas, agora conta com mesas, cadeiras, televisão e mesa de ping-pong, promovendo interação e recreação.

Música e cinema

O mês de agosto também foi marcado por atividades culturais. No dia 21, foi exibido o filme “Encanto”, que aborda a aceitação e o respeito às diferenças, destacando a importância das conexões e do trabalho em conjunto.

A equipe técnica observou que os pacientes ficaram mais animados e atentos durante a atividade, que proporcionou reflexão e aprendizado.

No dia 26 de agosto, uma atividade musical foi realizada para os pacientes de Reabilitação Intelectual do CII, conduzida por uma professora de música voluntária, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

Bazar Solidário destinará parte da renda à Pestalozzi

Nos dias 11 e 12 de setembro, a sede da Pestalozzi de Niterói será palco de mais uma edição do Bazar Solidário, desta vez promovido pela loja First Class. O evento, que oferecerá produtos de cama, mesa e banho com descontos de até 30%, destinará parte da renda obtida para os projetos sociais da instituição.  


No ano passado, a Pestalozzi de Niterói já havia realizado o mesmo evento em parceria com a First Class e foi beneficiada por outras iniciativas de diferentes empresas. A instituição está sempre aberta a novas colaborações com o comércio local. As vendas ocorrerão no refeitório da Pestalozzi, das 9h30 às 16h30, ou enquanto durarem os estoques.

“Fomos procurados novamente pela direção da First Class, de Pendotiba, propondo a realização do Bazar Solidário. Aceitamos prontamente e qualquer pessoa pode participar, seja funcionária da instituição ou usuária dos serviços. A iniciativa também permite que as pessoas conheçam nosso trabalho e se integrem aos objetivos da Pestalozzi”, explica Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói.

Serviço:

Evento: Bazar Solidário First Class – Pestalozzi de Niterói
Datas: 11 e 12 de setembro
Horário: 9h30 às 16h30
Local: Refeitório da Pestalozzi de Niterói, Estrada Caetano Monteiro, 857, Badu – Pendotiba – Niterói
Entrada: Aberta à toda comunidade

Autodefensores têm novos representantes

Autodefensores elegem seus representantes junto à direção da Pestalozzi
A eleição interna de autodefensores da Pestalozzi Niterói foi realizada no dia 27 de agosto. A chapa 3, liderada por Douglas Damas como titular e Rodrigo Faria como suplente, foi a vencedora, recebendo 83 dos 168 votos apurados.  


Os autodefensores são pacientes e alunos que representam suas vozes junto à Direção. As Pestalozzis de todo o Brasil incentivam a atuação dos autodefensores para que conheçam as dificuldades da instituição e participem das decisões.

Em 2022, a Pestalozzi Niterói sediou o Encontro Estadual de Autodefensores do Movimento Pestalozziano. O evento reuniu sete instituições do Estado do Rio de Janeiro para discutir temas como saúde, educação, mercado de trabalho e bullying. Cerca de 80 pessoas, incluindo jovens com deficiência, alunos das instituições e técnicos da área de inclusão e reabilitação, participaram dos debates.

A Pestalozzi de Niterói é pioneira nesse trabalho. No final dos anos 90, a instituição enviou membros de sua equipe técnica e seus primeiros autodefensores ao Encontro Ibero-americano, onde o tema foi abordado pela primeira vez.

Mercado de Trabalho

Um grupo de 13 jovens visitou o Restaurante Italiano Abbraccio no Plaza Shopping como parte das ações de inserção no mercado de trabalho. Com o apoio técnico dos profissionais do CII da Pestalozzi, foram recebidos pela gerente Juliana, apresentados aos funcionários e conheceram a dinâmica do restaurante. Marcella Brum, ex-paciente do CII e funcionária do Abbraccio há mais de um ano, compartilhou sua experiência, destacando a importância da atividade em sua vida e relatando como foi seu primeiro dia e a rotina no trabalho.

Pestalozzi adere à campanha pela saúde vascular

A Pestalozzi aderiu à Campanha Agosto Azul Vermelho, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, para conscientizar a população sobre a saúde dos vasos sanguíneos e incentivar a prevenção e tratamento de doenças vasculares.


A campanha, que utiliza as cores azul e vermelho para representar veias e artérias, respectivamente, destaca a importância de manter esses vasos desobstruídos e saudáveis.

Especialistas afirmam que a idade das veias e artérias reflete diretamente na saúde geral do indivíduo. Vasos sanguíneos desobstruídos e lisos garantem melhor circulação de sangue, oxigênio e pré-nutrientes, essenciais para o bom funcionamento dos tecidos e órgãos. A Pestalozzi visa transformar o Agosto Azul Vermelho em um marco para combater o sedentarismo, abandonar o tabagismo, melhorar a alimentação e incentivar consultas regulares com angiologistas ou cirurgiões vasculares.

Para manter as artérias saudáveis, é fundamental parar de fumar, praticar atividades físicas regularmente, ter boas noites de sono, evitar longos períodos na mesma posição, especialmente em pé, e estar ciente de que o envelhecimento pode agravar problemas vasculares.

Entre as principais doenças relacionadas à saúde vascular estão a insuficiência venosa crônica (IVC), varizes, trombose, úlcera venosa, erisipela, aneurismas, doenças das carótidas que podem causar Acidente Vascular Cerebral (AVC), pé diabético, doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), aneurisma da aorta abdominal (AAA) e dislipidemia, caracterizada pelo descontrole dos níveis de colesterol e triglicérides.

Atendimento para usuários da Pestalozzi de Niterói.
Atendimento é das 8h às 17h.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS