Pestalozzi aguarda, ainda, reajuste dos valores das órteses e próteses que produz para 66 municípios do RJ
Ministério da Saúde reajusta valor pago pelo fornecimento de cadeiras de rodas
Em junho de 2022, o governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que faria o cofinanciamento da tabela do SUS, complementando-a em 76,88% para remuneração de serviços de reabilitação prestados por instituições fluminenses. O incremento estava previsto para as faturas de maio a dezembro, mas até agora nenhum valor foi liberado pelo governo estadual.
Já o reajuste na tabela do SUS, previsto agora pelo governo federal para cadeiras de rodas, cadeiras de banho, bengalas e óculos especiais, vai possibilitar a dispensação desses itens aos pacientes atendidos em Niterói pela Pestalozzi e pela Associação Fluminense de Reabilitação. Outra instituição, a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC) também vem enfrentando dificuldades para manter a distribuição de próteses para pessoas com deficiência visual.
Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói, lembra que o reajuste fixado em portaria do Ministério da Saúde abrange apenas cinco itens da tabela que o SUS utiliza para remunerar serviços de reabilitação.
– É preciso que o Ministério da Saúde reveja toda a tabela do SUS, que não é atualizada monetariamente desde novembro de 2007. Também deve ser ampliado o teto financeiro das instituições, a fim de que estas possam absorver um número maior de pessoas que necessitam de serviços de reabilitação – diz a presidente da Pestalozzi.