Teatro, cinema e museu no programa de férias da Pestalozzi Niterói

CENTRO DE INTEGRAÇÃO E INDEPENDÊNCIA PROMOVE A SEMANA DO AGITO COM VISITAS A CENTROS CULTURAIS E CAMINHADAS NA PRAIA.

Teatro, cinema e museu no programa de férias da Pestalozzi Niterói

CENTRO DE INTEGRAÇÃO E INDEPENDÊNCIA PROMOVE A SEMANA DO AGITO COM VISITAS A CENTROS CULTURAIS E CAMINHADAS NA PRAIA.

Semana do Agito promove série de atividades

Visita ao Museu do Amanhã, no Rio, fez parte da Semana do Agito

Entre os dias 15 e 18 de julho, o Centro de Integração e Independência da Pestalozzi de Niterói organizou a “Semana do Agito”, uma série de atividades que incluíram visitas ao Museu do Amanhã, sessões de cinema e caminhadas na praia de Itaipu. O evento contou com grande participação de pacientes e autodefensores, e já se tornou uma tradição entre os jovens em tratamento na instituição.


Renata Cherene, coordenadora do Centro para Integração e Independência, destacou o entusiasmo e a participação ativa de todos os envolvidos. “Tivemos cinema no auditório da Pestalozzi, visita ao Museu do Amanhã, caminhada na praia de Itaipu e cinema no shopping. Tanto as famílias quanto os pacientes e autodefensores aderiram às atividades com entusiasmo”, afirmou.

A psicóloga Beatriz Alcântara, que acompanhou as atividades, ressaltou a importância dessas experiências para o desenvolvimento dos jovens. “Para alguns, ir ao Museu do Amanhã e andar de barcas sozinhos, sem a companhia de um familiar, foi uma novidade que proporcionou novas reflexões sobre a construção de um futuro consistente”, analisou.

Além disso, a ida ao cinema para assistir ao filme “Divertidamente 2” foi destacada como uma atividade produtiva, que ajudou os jovens a compreenderem melhor o impacto das emoções. “Esse tema será desenvolvido durante os atendimentos em grupo no setor de psicologia”, concluiu Beatriz.

Autodefensores no Municipal

Nos dias 19 e 20 de julho, os autodefensores da Pestalozzi de Niterói, Eraldo Lucas e Gabriel Medeiros, vivenciaram uma experiência única ao atuarem como anfitriões no Teatro Municipal de Niterói. Eles receberam o público que compareceu para assistir à apresentação da Companhia Cantate Diem, evento que fez parte do Festival de Inverno de Niterói.

O convite para a participação de Eraldo e Gabriel, autodefensores do movimento pestalozziano, foi feito pelo maestro e regente da Cantate Diem, Joabe de Figueiredo Ferreira, que também ministra aulas voluntárias de canto e coral na Pestalozzi de Niterói.

Renata Cherene, coordenadora do Centro de Integração e Independência da Pestalozzi Niterói, destacou a importância da oportunidade para os alunos. “Essa experiência proporcionou novos aprendizados, já que foi a primeira vez que eles desempenharam essa função, e o fizeram com excelência”, afirmou. Renata e o instrutor educacional Carlos Roberto Pereira acompanharam os jovens durante a atividade.

A Companhia Artística Cantate Diem – Coro e Orquestra, fundada em 2016, tem encantado o público com espetáculos criativos e de alta qualidade. A companhia já se apresentou em diversos espaços de Niterói, como o Theatro Municipal João Caetano, Teatro da UFF, Solar do Jambeiro, Teatro da Associação Médica, entre outros.

O maestro Joabe de Figueiredo Ferreira possui uma formação de destaque, com experiências em renomados centros de música da Europa, incluindo a Internacional Bach Akademie de Stuttgart, Alemanha, e o Conservatório Nacional de Bordeaux, França. Em 2024, a companhia tem participação confirmada no Festival “Encontro de Los Mundos” em Zapopan, Jalisco, México.

Festa Julina repete tradição de sucesso

A pescaria foi uma das atrações da festa julina da Pestalozzi de Niterói

O tradicional Arraiá da Pestalozzi, organizado pelo Centro de Integração e Independência e pelo Centro Experimental Helena Antipoff, foi novamente um sucesso. Os participantes se divertiram e saborearam iguarias típicas preparadas pelos jovens com a ajuda de seus familiares.


O evento contou com a presença dos alunos, seus responsáveis, amigos e colaboradores da instituição. Renata Cherene, uma das organizadoras, destacou que o valor arrecadado com a venda dos produtos será destinado à compra de materiais para as oficinas de culinária.

Um dos momentos mais marcantes da Festa Julina foi a dança da quadrilha, que proporcionou muita diversão e integração entre os participantes.

Os autodefensores tiveram um papel ativo na realização do Arraiá da Pestalozzi. Eles colaboraram nas barracas, ajudando na organização e na venda dos produtos. Essa participação foi uma sugestão deles mesmos, mostrando seu engajamento e iniciativa.

O destaque da decoração da Festa Julina foi a confecção de bandeirinhas e balões ornamentais, feitos pelos pacientes durante os atendimentos. Esses elementos tradicionais não só embelezaram o ambiente, mas também refletiram a importância cultural das festas juninas no Brasil.

“A dedicação e o envolvimento dos participantes na criação desses ornamentos trouxeram um toque especial e autêntico à celebração”, destacou Renata Cherene.

+99.257

atendimentos

104

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Pestalozzi promove campanha contra o tabagismo

Em julho, a Roda de Conversa foi com os pais, sobre a importância da prática de exercícios físicos

A Pestalozzi de Niterói realizará, no dia 15 de agosto, uma palestra com a neurofisiologista Andréia Oliveira da Silva, visando conscientizar funcionários e pacientes sobre os malefícios do tabaco. O evento ocorrerá no auditório da instituição e será aberto ao público interessado.


Antes, no dia 7 de agosto, Ticiane Cardozo Rocha, responsável pelo setor de enfermagem da instituição, vai mediar a Roda de Bate-Papo com os autodefensores da Pestalozzi, discutindo os problemas causados pelo uso contínuo do cigarro.

Andréia Oliveira da Silva, formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), atua na área de neurofisiologia com foco no comportamento de uso de drogas lícitas e sexualidade entre adolescentes de escolas públicas de São Gonçalo e Niterói.

Conversa com os pais

Em julho, o Serviço Social da Pestalozzi de Niterói realizou uma roda de conversa intitulada “Café com a Enfermagem”, com o objetivo de orientar os familiares dos pacientes sobre práticas de vida saudável.

Durante o evento, Ticiane Rocha abordou temas como causas e sintomas de hipertensão e diabetes. Além disso, foram aferidos a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue dos participantes.

A importância da combinação de exercícios físicos, alimentação saudável e consultas preventivas também foi destacada. Os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, como a possibilidade de hipertensão hereditária e a ocorrência de pressão alta sem sintomas aparentes.

“A roda de conversa do Serviço Social proporciona um ambiente de proximidade e troca entre os convidados e as famílias. Além das mães e responsáveis, tivemos a presença de alguns pais, o que foi muito positivo, já que muitos trazem seus filhos para os atendimentos”, afirmou a assistente social Ludmila Barbosa. A iniciativa de promover caminhadas externas enquanto aguardam os horários de atendimento dos filhos também foi bem recebida.

Paciente agradece à Pestalozzi em carta emocionante

Fabiane agradecida pela adaptação à prótese com o apoio da Pestalozzi

Fabiane Costa, paciente da Pestalozzi de Niterói, emocionou as equipes de reabilitação ao divulgar uma carta agradecendo o trabalho na sua adaptação à uma prótese. Fabiane, que sofre de uma doença congênita e hereditária, teve uma embolia seguida de trombose venosa, resultando na amputação de uma das pernas.  


Ana Paula Ferreira, coordenadora da Oficina de Órtese e Prótese, explicou que a determinação e força de vontade de Fabiane foram fundamentais para superar as dificuldades de adaptação à nova realidade. “O tratamento na Pestalozzi começou na Oficina e, em seguida, no Centro de Atendimento a Amputados”, destacou.

No relato, Fabiane expressa sua gratidão e dá um testemunho do impacto positivo do trabalho da Pestalozzi de Niterói na vida de seus pacientes:

“Olá, meu nome é Fabiane Costa, sou uma pessoa com deficiência. Tive uma embolia seguida de trombose venosa devido a uma má circulação hereditária. Quero agradecer, primeiramente, a Deus e Nossa Senhora, e com muita gratidão, à Pestalozzi. Nunca reclamei por ter perdido minha perna, pois Deus sabe o que faz. Em poucos dias após a amputação, já estava limpando a casa e cozinhando. Claro que fiquei triste, mas reclamar não adianta.

Às vezes, acordava mal-humorada para ir à fisioterapia, mas ao chegar lá, meu astral mudava graças às fisioterapeutas. Gratidão sempre, a Pedro e as meninas Ale, Cris, Yasmim e Érica, que são muito prestativos e dedicados. Quando comecei a fisioterapia para amputados, conheci Yasmim Tavares, uma profissional com um futuro brilhante. Ela me incentivava e fazia o melhor para que eu me sentisse bem.

Na terça-feira, vivi um dos dias mais felizes da minha nova vida. Experimentei minha prótese e me senti a mulher mais feliz do mundo, de pé novamente e andando. Minha gratidão à Pestalozzi e a todos, desde os ajudantes da limpeza até os diretores. Vocês são maravilhosos! Deus abençoe cada um de vocês.

Sempre amei este lugar, desde criança, quando levava minha irmã para a fisioterapia. Hoje, sou eu quem recebe o tratamento. Que vocês possam ajudar mais pessoas a se sentirem tão felizes quanto eu. Gratidão sempre!”

Candidato a prefeito é sabatinado na Pestalozzi

Rodrigo (ao centro) diz que inclusão de pessoas com deficiência será sua prioridade de governo

Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói e atual candidato ao cargo, participou de um encontro organizado pela Associação das Instituições do Terceiro Setor de Niterói (Assist-Niterói). Durante o evento, ele foi sabatinado e apresentou suas propostas de trabalho caso seja eleito prefeito pela terceira vez.  


Neves foi recebido por Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi, e pelos diretores e superintendentes das outras cinco instituições filiadas à Assist: AFR, Apada, Afac, Apae e Ibap.

Assim como os candidatos Carlos Jordy e Bruno Lessa, recentemente sabatinados na sede da AFR, Neves recebeu informações sobre o trabalho conjunto das instituições na cidade, incluindo o número de atendimentos e consultas, além da abrangência do trabalho de reabilitação em Niterói, que também beneficia moradores de outras regiões do estado do Rio.

“Somos referência na área de reabilitação física e intelectual na cidade e temos consciência da importância do terceiro setor no atendimento à população. Sem falsa modéstia, Niterói concentra o que há de melhor na área de reabilitação, através do nosso trabalho”, afirmou Jussara da Silva Freitas na abertura da reunião.

Durante o encontro, Rodrigo Neves reconheceu a importância das instituições e o papel que desempenham na reabilitação. Ele afirmou que pretende ampliar esse tipo de parceria e que a inclusão de pessoas com deficiência será uma prioridade em seu governo. “Estamos assistindo, por exemplo, a um aumento significativo de crianças e jovens com autismo, e o poder público precisa ampliar seu trabalho no atendimento à população”, disse Neves. Ele também mencionou a intenção de criar centros regionais de reabilitação para idosos e pessoas com deficiência.

Neves destacou o trabalho fundamental e histórico realizado por mulheres que deixaram sua marca na reabilitação em Niterói e no país. “Falo de Lizair Guarino, que presidiu esta casa com brilhantismo, de Lizaura Ruas, cujo nome se confundia com a Associação Fluminense de Reabilitação, de Miriam Rangel Rodrigues, da Apada, e Martha Fellows, na Apae, entre outras”.

Ao final do encontro, Neves assinou a carta de compromisso da Assist, que lista as principais propostas das instituições para o sistema de reabilitação da cidade.

Atendimento para usuários da Pestalozzi de Niterói.
Atendimento é das 8h às 17h.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS