JULHO • 2025

Oficina de Órteses e Próteses da Pestalozzi de Niterói ganha nova sede

ETAPAS DE PRODUÇÃO AGORA CONTAM COM SALAS EXCLUSIVAS PARA GARANTIR MELHOR PRODUTIVIDADE.
A Oficina de Órteses e Próteses da Pestalozzi atende pacientes de mais de 60 municípios do Estado do Rio de Janeiro

Em novas instalações, oficina oferece mais qualidade a seus usuários

A Oficina de Órteses e Próteses da Associação Pestalozzi de Niterói está de casa nova. Com uma área de 500 metros quadrados — o dobro da estrutura anterior —, o novo espaço foi especialmente planejado para oferecer mais conforto, agilidade e qualidade no atendimento aos usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais.

As etapas de produção foram reorganizadas e agora contam com salas exclusivas para cada fase do processo, como os setores de gesso, sapataria, medição e provas, além de áreas dedicadas ao atendimento e avaliação dos pacientes.

A nova estrutura também permite reduzir o tempo de produção, aumentar a capacidade de atendimento e garantir um ambiente mais acolhedor e funcional.

“A nova sede da nossa oficina é um marco importante para a Pestalozzi de Niterói. Estamos oferecendo mais dignidade e eficiência a um serviço essencial para tantas pessoas. A estrutura moderna e bem equipada permite que possamos atender ainda melhor os nossos usuários e avançar em qualidade e produtividade”, afirmou Juarez Mothé, superintendente da instituição.

A Oficina de Órteses e Próteses da Pestalozzi de Niterói é referência no estado e atende, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes de mais de 60 municípios do Rio de Janeiro, promovendo inclusão, mobilidade e autonomia para pessoas com deficiência física.

Instituições buscam avanços na atenção à pessoa com deficiência

Ministro Alexandre Padilha reunido com Telmo Hoelz, Omar Luís Rocha e Juarez Mothé
Em busca de avanços concretos nas políticas públicas de reabilitação, representantes da Pestalozzi de Niterói e da ASSIST – Associação das Instituições de Reabilitação de Niterói – participaram de uma agenda estratégica em Brasília com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O objetivo do encontro foi apresentar propostas e reivindicações que fortalecem a atuação das instituições especializadas, especialmente nas cidades atendidas pela ASSIST.

Entre os principais pontos discutidos, estão a criação de um índice de valorização das instituições de reabilitação, a ampliação das fontes de financiamento para novas tecnologias assistivas, o repasse de recursos para aumentar em 20% as vagas destinadas a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e melhorias urgentes no custeio das unidades existentes — uma demanda histórica do terceiro setor junto ao Governo Federal.

Representando a Pestalozzi de Niterói, o superintendente Juarez Mothé participou da reunião ao lado de Telmo Hoelz (AFR) e Omar Luís Rocha (AFAC), também membros da ASSIST. Mothé destacou a crescente demanda por atendimento de reabilitação física e intelectual. “Há uma procura enorme para, por exemplo, tratamento e acompanhamento de pessoas com transtorno do espectro autista. Estamos aptos para ampliar este tipo de atendimento. O que nos falta é fonte de financiamento para tal”, afirmou.

A iniciativa reafirma o compromisso da Pestalozzi de Niterói com a defesa dos direitos da pessoa com deficiência e com a construção de uma rede de reabilitação cada vez mais qualificada.

“A articulação junto ao poder público e, em especial, com o governo federal é um passo fundamental na busca por avanços concretos e sustentáveis no atendimento à população. O ministro se mostrou sensível às demandas que apresentamos e se comprometeu a estudar as possibilidades de atendimento das propostas apresentadas pela ASSIST”, concluiu Mothé.

+99.257

atendimentos

104

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Colóquio debate olhar biopsicossocial que transforma vidas

Estão abertas as inscrições para o XI Colóquio dos Centros Especializados em Reabilitação, que será realizado dia 14 de agosto, em Niterói. Com o tema “Um olhar biopsicossocial na reabilitação da pessoa com deficiência”, o evento reunirá especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em um dia inteiro de debates sobre políticas públicas, avaliação biopsicossocial e práticas de promoção da autonomia.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.coloquiocerniteroi.com. O evento é voltado a profissionais da saúde, educação, assistência social, estudantes e todos os interessados na pauta da inclusão e da reabilitação.

O programa tem início às 8h30m, com credenciamento, seguido da mesa de abertura, que contará com representantes da AFR, AFAC, Pestalozzi de Niterói, Conselho Municipal de Saúde e demais autoridades.
Às 9h45m acontece a 1ª mesa, com o tema “Políticas Públicas em Reabilitação”, mediada por Lucília Machado, presidente do COMPEDE. Participam Anna Paula Feminella (Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Arthur de Almeida Medeiros (Ministério da Saúde), Fabrício Oliveira (Secretaria Estadual de Saúde do RJ), Drª Ilza Fellows (Secretária Municipal de Saúde de Niterói), entre outros nomes.

No período da tarde, a 2ª mesa abordará “A avaliação biopsicossocial: o projeto terapêutico singular como ferramenta clínico/política”, com mediação da Drª Claudia Escórcio Gurgel e participação de profissionais da UFRJ, AFR, AFAC e Pestalozzi.

O evento se encerra com a 3ª mesa, às 14h15m, sobre “Autonomia na vida prática da pessoa com deficiência intelectual e TEA”, com mediação da Drª Valéria Coelho. Estão confirmadas as participações do psicólogo e professor da UFF Emílio Carvalho, da especialista Isabel Santana e do autodefensor estadual Erik Davi Clemente. 

Damião da Pestalozzi é destaque na Caravana Paradesportiva

Damião Campanário recebe o troféu Craque do Festival
Com garra, talento e espírito esportivo, Damião Campanário, autodefensor da Pestalozzi de Niterói, foi o grande protagonista da Caravana Paradesportiva realizada em Niterói no último dia 29 de junho. Ele conquistou o troféu de Craque do Festival, brilhando na modalidade de futebol adaptado.

O Festival da Caravana Paradesportiva aconteceu no Fluminense Atlético Clube — o tradicional Fluminensinho. O Programa Caravana Paradesportiva promove, desde junho, atividades regulares no ginásio de esportes da Pestalozzi de Niterói, ampliando oportunidades para pessoas com deficiência. É realizado em parceria com a FASPAR (Faça Sua Parte) e por meio de um convênio com o Ministério do Esporte.

O projeto oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu adaptado, futebol de 7, bocha adaptada e vôlei sentado, realizadas no ginásio da própria instituição. Prioritariamente voltadas aos usuários dos serviços da Pestalozzi, as atividades buscam promover inclusão, saúde e qualidade de vida através do esporte.

Sobre o craque Damião, Renata Cherene, terapeuta ocupacional da instituição e coordenadora do Centro para Integração e Independência, ressalta sua trajetória de superação. “Ver sua alegria ao receber o troféu é a confirmação de que o trabalho interdisciplinar e o incentivo à autonomia realmente transformam vidas”, diz Renata.

O festival reuniu pessoas de todas as idades em um dia repleto de atividades práticas, oficinas e demonstrações de modalidades adaptadas, como jiu-jitsu, vôlei, futebol de 7 e bocha — mas foi Damião quem roubou a cena, representando a Pestalozzi com orgulho e dedicação.

Pestalozzi recebe currículos de PcDs para vagas de trabalho

Douglas Damas participa de treinamento na recepção da Pestalozzi Niterói
A Associação Pestalozzi de Niterói, por meio do setor de Recursos Humanos, está recebendo currículos de pessoas com deficiência (PcDs) interessadas em ingressar no mercado de trabalho. As oportunidades incluem vagas internas na própria Instituição e também em empresas parceiras que atuam em conjunto com a Pestalozzi na promoção da inclusão social e profissional.

Podem ser indicados tanto usuários atendidos quanto candidatos externos que tenham interesse e estejam aptos a exercer atividades laborais.

Os currículos podem ser entregues diretamente no setor de Recursos Humanos ou enviados para o e-mail recrutamento.nit@pestalozzi.org.br

Além disso, a Pestalozzi também está recebendo currículos de profissionais das áreas técnicas de saúde, nos cargos de Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e Fisioterapeuta

Arraiá da confraternização

No dia 16 de julho, o tradicional Arraiá da Pestalozzi reuniu alunos e pacientes do Centro Experimental Helena Antipoff em uma manhã repleta de alegria, música e integração.

A festa, que já faz parte do calendário da instituição, aconteceu no parquinho de brinquedos do centro e contou com comidas e bebidas típicas, além de muitas brincadeiras, danças e diversão não só para os usuários da unidade, como também para seus familiares e profissionais que atuam junto ao Centro.  
“Mais do que um momento de confraternização, o Arraiá reforça os laços entre usuários, profissionais e familiares, promovendo inclusão, afeto e cultura popular, onde nossos alunos aprendem, na prática, um pouco mais de aspectos da cultura brasileira, em um ambiente acolhedor e festivo”, afirma Lillian Nascimento, coordenadora do Centro Experimental.

(21) 98294-1200
Atendimento para usuários da Pestalozzi de Niterói.
Atendimento é das 8h às 17h.

Receba conteúdos exclusivos em primeira mão! Informativo mensal da Pestalozzi.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS