Bombeiros ensinam como fazer manobras de ressuscitação cardiopulmonar
Curso prático garante segurança de alunos e pacientes
Esse curso é obrigatório desde 2018, quando foi sancionada a Lei Federal 13.722, chamada de “Lei de Lucas”. Com o treinamento proporcionado pelo Corpo de Bombeiros, a Pestalozzi está não só em conformidade com a legislação, mas tendo seu pessoal apto para atuar em casos de emergência com crianças e jovens da escola especializada, bem como nos ginásios de reabilitação física e intelectual.
“Estamos em dia com a legislação federal, mas o que é mais importante e significativo é o fato de que 48 funcionários, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, professores e funcionários de áreas administrativas da instituição se qualificaram e estão prontos para prestar socorro imediato em casos emergenciais”, afirma Juarez Mothé, superintendente da Pestalozzi.
A Lei de Lucas, sancionada em 2018, tem como objetivo proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes em ambientes escolares. Ela torna obrigatória a capacitação em Primeiros Socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas.
Essa lei surgiu devido a um acidente com Lucas Begalli, de 10 anos, que perdeu a vida durante um passeio escolar em Campinas, São Paulo. O menino sofreu asfixia mecânica ao se engasgar com um pedaço de salsicha do cachorro-quente servido no lanche.
Lucas Begalli tinha apenas 10 anos quando perdeu a vida em uma excursão da escola que frequentava, em Campinas. Motivo: asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche. Transferido em uma UTI móvel para o hospital, acabou falecendo.
É possível que, se houvesse tentativas de reanimá-lo antes da chegada da UTI móvel, talvez ele estivesse vivo — o tempo nesses casos é um dos mais importantes fatores para a sobrevivência do paciente, pois os primeiros minutos são decisivos. No entanto, nenhuma das pessoas responsáveis pelo evento tinha preparo para prestar primeiros socorros.
Eleição da CIPA
A Pestalozzi de Niterói realiza no dia 11 de julho as eleições para a escolha da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA). Qualquer funcionário pode se candidatar, até o dia 8 de julho, para fazer parte da Comissão, com mandato para o período de 2024 a 2025. A votação será no horário das 11h às 13h, na recepção da instituição.