Reabilitação deverá receber mais verba federal
Um termo aditivo está para ser assinado entre as instituições que fazem parte da rede de reabilitação de Niterói (dentre elas a Pestalozzi) e a Fundação Municipal de Saúde. O documento já está em fase final de elaboração e a expectativa é a de que isto deva acontecer em junho.
– As pendências burocráticas para a assinatura do termo aditivo estão sendo sanadas pela Prefeitura e temos esperança de que os recursos finalmente entrem nas nossas contas, já que se trata de verba federal, sem nenhuma contrapartida do município – diz a presidente da Pestalozzi de Niterói, Jussara Silva Freitas.
Ela lembra que as instituições dependem desse repasse para dar continuidade às suas políticas de reabilitação, já que o próprio governo federal sinalizou, na edição da lei complementar que os recursos têm o objetivo de “contribuir para a sustentabilidade econômico-financeira dessas instituições na manutenção dos atendimentos”, diz parte da lei editada em dezembro do ano passado.
Além da Pestalozzi de Niterói, têm direito ao repasse a Apae, a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) e o IBAP Oftalmologia.
– Estamos passando por um período muito difícil, com o aumento do custo dos insumos e de produtos necessários à prestação dos nossos serviços. Sem esse repasse, iremos iniciar o mês de junho, promovendo a suspensão da oferta de serviços, já que a tabela SUS, pela qual somos remunerados, está congelada e sem perspectiva de um reajuste mínimo”, queixa a presidente Jussara.