Mais pacientes poderão receber atendimento multiprofissional
Por ser credenciada junto ao Governo Federal como Centro Especializado em Reabilitação, a Pestalozzi poderá se integrar a um novo programa do Ministério da Saúde que prevê criar núcleos de atenção à saúde da criança e adolescente com transtorno do espectro autista (TEA).
O público-alvo que o Governo Federal pretende absorver é de crianças e adolescentes de zero a 18 anos diagnosticados com o transtorno.
Assim que o convênio for assinado, a instituição irá ampliar para 180 o número de pacientes que passarão a ter atendimentos em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e pedagogia, com o apoio de nutricionista, assistente social e equipe médica.
“A Pestalozzi é pioneira ao criar, ainda na década de 90, um setor específico para o acompanhamento, estudo e tratamento de crianças com autismo e psicoses. Esse setor unifica a reabilitação física e intelectual com a Escola Especializada Helena Antipoff”, diz Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi Niterói.
Ela lembra que antes o trabalho era feito sem uma linha de financiamento do SUS. “Agora, com a possibilidade de ampliar o nosso custeio do CER, poderemos usar toda nossa experiência para ampliar este tratamento. Com certeza, a reabilitação intelectual é o principal gargalo de atendimento e essa criação de um núcleo junto ao Ministério da Saúde será importante para ampliarmos este atendimento tão necessário”, conclui Jussara Freitas.