Pestalozzi Niterói pronta para ampliar atenção a autistas

INSTITUIÇÃO É PIONEIRA AO CRIAR NA DÉCADA DE 90 UM SETOR ESPECÍFICO PARA ACOMPANHAMENTO, ESTUDO E TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E PSICOSES

Mais pacientes poderão receber atendimento multiprofissional

Núcleo oferece atendimento multiprofissional às pessoas com TEA
A Pestalozzi de Niterói poderá ampliar o atendimento multiprofissional a autistas em seu centro de reabilitação, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em maio, a instituição respondeu positivamente a uma consulta da Fundação de Saúde de Niterói sobre a ampliação desse atendimento, via Ministério da Saúde.


Por ser credenciada junto ao Governo Federal como Centro Especializado em Reabilitação, a Pestalozzi poderá se integrar a um novo programa do Ministério da Saúde que prevê criar núcleos de atenção à saúde da criança e adolescente com transtorno do espectro autista (TEA).

O público-alvo que o Governo Federal pretende absorver é de crianças e adolescentes de zero a 18 anos diagnosticados com o transtorno.

Assim que o convênio for assinado, a instituição irá ampliar para 180 o número de pacientes que passarão a ter atendimentos em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e pedagogia, com o apoio de nutricionista, assistente social e equipe médica. 

“A Pestalozzi é pioneira ao criar, ainda na década de 90, um setor específico para o acompanhamento, estudo e tratamento de crianças com autismo e psicoses. Esse setor unifica a reabilitação física e intelectual com a Escola Especializada Helena Antipoff”, diz Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi Niterói.

Ela lembra que antes o trabalho era feito sem uma linha de financiamento do SUS. “Agora, com a possibilidade de ampliar o nosso custeio do CER, poderemos usar toda nossa experiência para ampliar este tratamento. Com certeza, a reabilitação intelectual é o principal gargalo de atendimento e essa criação de um núcleo junto ao Ministério da Saúde será importante para ampliarmos este atendimento tão necessário”, conclui Jussara Freitas.

Pestalozzi abre inscrições para seu banco de currículos

Profissionais da área de reabilitação já podem enviar suas propostas para a Pestalozzi
Profissionais interessados em fazer parte do grupo de colaboradores da Pestalozzi de Niterói podem enviar seu currículo para o e-mail pestalozzi@pestalozzi.org.br.  A instituição montou um banco de currículos em seu setor de Recursos Humanos para receber e analisar propostas de novos funcionários.


“O Banco de Currículos é uma forma rápida e objetiva de selecionarmos profissionais que desejam fazer parte do Time Pestalozzi. Estamos no processo de análise de profissionais, principalmente na área da reabilitação. Por isso, temos inscrições abertas para análise de profissionais de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia”, destaca Ana Claudia Teodora, responsável pela seleção dos profissionais junto à direção da instituição. 

Além das vagas na área de reabilitação, a Pestalozzi também vem selecionando para análise profissionais de psicologia, pedagogia e profissionais de nível técnico e de serviços gerais. 

+99.257

atendimentos

104

alunos

+1.384

atendimentos sociais

As mães pediram e voltaram a se reunir em torno do tradicional bingo

Mães da Pestalozzi homenageadas em seu mês

Maio, o mês das mães, é uma data sempre muito especial. Para homenageá-las, o Centro para Integração e Independência da Pestalozzi Niterói promoveu uma série de atividades, entre elas oficina de artesanato e o tradicional Bingo das Mães.  


No dia 10 de maio foi realizado o Bingo das Mães. Renata Cherene, coordenadora do Centro de Integração e Independência, diz que essa atividade serviu como “um momento de descontração entre as famílias, pacientes e técnicos do setor”.

O bingo, que acontece há cerca de 15 anos, voltou este ano. “Resolvemos retornar com o jogo recreativo, já que muitas mães demonstravam interesse nesse tipo de atividade”, diz Renata.

No dia 15 de maio foi a vez da oficina de artesanato para ensinar como produzir pesos de porta feitos com tecido. A atividade foi desenvolvida com as mães pelo voluntário artesão Pedro Aguiar.

Finalizando as atividades, no dia 23 foi a vez do cinepipoca, no auditório da instituição, conduzido pela assistente social Ludmilla Barbosa. “Dedicamos este momento somente para as mães, pensando na importância delas terem um momento de descontração e para falar sobre assuntos relacionados a afetividade delas”, explicou Renata Cherene.

Obra para instalação do novo espaço de convivência está em fase final

Pacientes e funcionários ganham um espaço de convivência

Um local que era subutilizado passará a ter uma função nobre. A Pestalozzi está concluindo a reforma de duas amplas salas interligadas que serão transformadas em um espaço de convivência para os pacientes, seus familiares e funcionários da instituição.


A obra de adaptação do novo espaço está em fase final, recebendo serviços de pintura e nova iluminação. Além de novas mesas e cadeiras, será instalada uma televisão e até uma mesa de ping-pong para recreação. 

“Esta área estava servindo como depósito de material muito antigo, sem uso e deteriorado. Resolvemos abrir o espaço, tirar as janelas, instalar novos sanitários e ampliá-lo, eliminando as paredes. O objetivo é fazer com que as pessoas que aguardam o tratamento e a reabilitação de seus familiares, possam ficar neste local lendo um livro, assistindo um programa de TV ou mesmo checando as suas mensagens nos celulares”, diz Marcello Pacheco, coordenador financeiro e administrativo da Pestalozzi e um dos entusiastas da iniciativa. 

Segundo ele, o objetivo é fazer com que na hora do almoço dos funcionários, o espaço seja compartilhado por eles. Tendo ali um local para descansar e até mesmo para recreação. “A mesa de ping-pong nos foi doada há alguns anos e ela será colocada neste espaço, estimulando a recreação dos funcionários e usuários da Pestalozzi”, afirma Marcello. 

O coordenador explica que toda a melhoria vem sendo feita com recursos recebidos através de emendas parlamentares, que é a única maneira que a Pestalozzi dispõe para fazer investimentos, por menor que eles sejam. “Esta emenda foi pleiteada em 2018, mas só agora liberada. Com economia e criatividade conseguimos fazer as melhorias”, ressalta Marcello Pacheco.

Amputados 

Além do Espaço de Convivência, todo o setor de atendimento a pessoas amputadas está sendo reformado. Com a ampliação, a unidade conta agora com mais um banheiro, reforço no sistema hidráulico, de refrigeração e de energia, além de pintura e reordenamento de todo o espaço. “O objetivo é dar aos usuários do setor e também aos terapeutas mais conforto para as sessões de reabilitação e readaptação”, finaliza Marcello. 

Conselho Fiscal aprova contas e relatório de atividades de 2023

Com as contas em dia, Pestalozzi de Niterói entrega serviços de qualidade a seus usuários
Em assembleia realizada no dia 16 de maio, o Conselho Fiscal da Pestalozzi de Niterói aprovou por unanimidade as contas do exercício financeiro de 2023 da instituição. Também foi aprovado o relatório de atividades do ano.  


Depois de 2019, este é o primeiro ano em que a Pestalozzi de Niterói fecha o seu balanço sem registrar prejuízo. O saneamento das contas da instituição teve início ainda na década passada, depois de uma crise financeira que levou ao fechamento da Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (Faculdades Pestalozzi). 

“Foi necessária muita energia, trabalho árduo e uma forte reestruturação para podermos manter de pé a instituição e seus ideais. Ao alcançarmos o nosso primeiro superávit após anos de reestruturação, isto nos dá um certo alívio e conforto, mas temos que nos manter vigilantes e prontos para novos desafios”, ressalta Jussara da Silva Freitas, presidente da instituição. 

No Balanço de 2023, está demonstrado que a Pestalozzi conseguiu equacionar todas as suas principais dívidas, a maior parte dela trabalhistas, e concluiu o pagamento de todos os empréstimos feitos no decorrer dos últimos anos, os quais serviram para dar fôlego às principais demandas institucionais.

“Estamos com todos os nossos impostos em dia, sem dívidas trabalhistas e sem a necessidade de ir aos bancos em busca de capital de giro. Nossa meta é manter o equilíbrio fiscal e avançarmos na entrega de serviços de qualidade para o nosso público, formado por pessoas que têm na Pestalozzi o principal apoio para a sua reabilitação e de seus familiares”, frisa, Juarez Mothé, superintendente da Pestalozzi de Niterói. 

Atendimento para usuários da Pestalozzi de Niterói.
Atendimento é das 8h às 17h.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS