Placas solares garantem economia de até 65% na conta de luz
LEIA MAIS
Nesse período, a geração de energia limpa possibilitou a retirada de aproximadamente 265 toneladas de CO₂ da atmosfera, o que equivale ao plantio de 147 árvores, contribuindo de forma concreta para a preservação ambiental e o enfrentamento das mudanças climáticas. No verão, o sistema vem gerando em média 360 kWs de energia limpa por dia.
Localizada em uma ampla área verde no bairro de Pendotiba, a Pestalozzi reforça, com essa iniciativa, o compromisso da instituição com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.
“A Pestalozzi está inserida em um território privilegiado do ponto de vista ambiental, e é nosso dever preservar e fortalecer essa vocação verde”, destaca o superintendente da instituição, Juarez Mothé.
Além do impacto ambiental positivo, o projeto também trouxe resultados significativos na redução dos custos operacionais. Um exemplo é a conta de energia elétrica: em janeiro de 2024, antes da instalação das placas fotovoltaicas, o valor chegou a quase R$ 20 mil. Já em janeiro de 2026, com o sistema em pleno funcionamento, a fatura foi reduzida para cerca de R$7 mil, gerando economia direta para a instituição.
“A iniciativa demonstra que investir em sustentabilidade é também investir na eficiência, permitindo que mais recursos sejam direcionados para o atendimento, os projetos e as ações desenvolvidas pela Pestalozzi de Niterói em benefício das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e de suas famílias”, finaliza Mothé.