MARÇO • 2025

Ministério da Saúde amplia atendimento para deficiência intelectual na Pestalozzi 

OBJETIVO É INCLUIR MAIS 50 PACIENTES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NOS PROGRAMAS DE REABILITAÇÃO INTELECTUAL.
Pestalozzi é pioneira ao criar na década de 90 um setor específico para acompanhamento, estudo e tratamento de crianças com autismo e psicoses

Equipe multidisciplinar promove reabilitação e integração de pacientes com TEA

A Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde aprovou a proposta de incentivo de custeio adicional de 20% para que a Pestalozzi de Niterói amplie o atendimento para pessoas com deficiência intelectual. O parecer favorável foi encaminhado em março e agora depende de ser incluído no orçamento do ministério. O objetivo é incluir mais 50 pacientes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos programas de reabilitação intelectual realizados pela instituição.

“Há uma enorme fila de espera na rede pública para a reabilitação intelectual. Estamos propondo este custeio adicional desde que o Ministério da Saúde manifestou interesse de financiar em 20% os serviços da rede CER das instituições que atuam com reabilitação física e intelectual, como é o caso da Pestalozzi. Foi um longo percurso burocrático até a aprovação, mas o importante é que chegamos ao final desta etapa e nossa proposta foi habilitada”, comemora a presidente da Pestalozzi, Jussara da Silva Freitas.

O trabalho a ser desenvolvido é o mesmo que a Pestalozzi trabalha há décadas, com o emprego de equipes multidisciplinares em programas interdisciplinares nas áreas cognitiva, de linguagem, sociabilidade e no desenvolvimento de habilidades de pessoas com deficiência intelectual. As ferramentas utilizadas vão além das reabilitações no campo da fonoaudiologia e psicologia, por exemplo, e se ampliam para o esporte, a cultura, o lazer e a assistência social.

“Será o mesmo tipo de trabalho e teremos a oportunidade de inserir novos pacientes. Esperamos que este seja o começo e que novas parcerias surjam ampliando o atendimento a este grupo de pessoas tão necessitadas. Eles terão acesso aos serviços oferecidos em diferentes setores como, por exemplo, o Centro para Integração e Independência”, prevê Jussara da Silva Freitas.

Pestalozzi de Niterói lança cotação prévia para comprar equipamentos de saúde

Emenda parlamentar permitirá a compra de aparelhos essenciais para o atendimento e reabilitação
A Associação Pestalozzi de Niterói lançou um edital para Cotação Prévia de Preços – Divulgação Eletrônica 001/2025 aberto para empresas interessadas em participar. A consulta pode ser feita por meio da plataforma Transferegov.br, ou clicando no link abaixo. Os recursos para essa iniciativa são oriundos de emenda parlamentar apresentada pela deputada federal Chris Tonietto ao Orçamento da União.


O objetivo da cotação é selecionar a melhor proposta para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes destinados às unidades de atendimento da Pestalozzi de Niterói, em Pendotiba, que faz parte da Rede CER (Centros Especializados de Reabilitação), vinculado ao Sistema Único de Saúde. 
Entre os itens que serão adquiridos, destacam-se aparelhos essenciais para o atendimento e reabilitação, como Aparelho de Corrente Interferencial, BIPAP, CPAP, Ultrassom para Fisioterapia, além de mobiliário como mesas, estantes e armários. 

Os interessados em participar do processo de cotação poderão enviar suas propostas para o e-mail  projetos@pestalozzi.org.br., entre os dias 28 de fevereiro e 15 de março de 2025. O edital completo, que inclui especificações detalhadas e quantitativos dos materiais e equipamentos, estará disponível para consulta no Anexo I do edital.

“Essa iniciativa visa fortalecer a capacidade de atendimento da Associação Pestalozzi, que há anos desempenha um papel fundamental na prestação de serviços de saúde e reabilitação para a comunidade de Niterói. A aquisição dos novos equipamentos permitirá à instituição oferecer um atendimento ainda mais qualificado e eficiente aos seus usuários”, explica Jussara da Silva Freitas, presidente da instituição.

Os fornecedores interessados em participar do processo de cotação prévia de preços pode obter mais informações na plataforma Transferegov.br ou entrar em contato diretamente com a instituição, através do email projetos@pestalozzi.org.br.

SERVIÇO:
– Período para recebimento das propostas: 28 de fevereiro a 15 de março de 2025
– E-mail para envio de propostas:  projetos@pestalozzi.org.br.

+99.257

atendimentos

104

alunos

+1.384

atendimentos sociais

BNDES entrega cadeiras de escritório à Pestalozzi

As cadeiras doadas pelo BNDES já estão sendo utilizadas na Pestalozzi
Setenta cadeiras de escritório em bom estado de uso foram doadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) à Pestalozzi de Niterói. A entrega foi realizada no início de março e faz parte de um chamamento público dirigido a organizações sociais e órgãos públicos interessados em receber material que o banco de fomento brasileiro deseja descartar.


“Temos uma margem muito pequena para investimento e, por isso, estamos sempre de olho em editais como estes do BNDES. Nos cadastramos, preenchemos os requisitos exigidos e fomos selecionados. São cadeiras em excelente estado de uso. Elas serão muito úteis nos setores administrativos da Pestalozzi, para os quais já estamos selecionando e distribuindo”, explica o superintendente da instituição, Juarez Mothé. 

O edital 06/2024 do BNDES foi apresentado em janeiro deste ano prevendo a doação de 3.235 cadeiras de escritório. Pessoas e empresas interessadas em fazer doação para a Pestalozzi podem entrar em contato com a instituição através do email pestalozzi@pestalozzi.org.br 

Semana do Agito celebra o carnaval

Dentre as atividades da semana, autodefensores e familiares visitaram o BioParque
A tradicional Semana do Agito, promovida pelo Centro para Integração e Independência da Pestalozzi de Niterói, realizada em fevereiro, teve como tema central o carnaval, promovendo uma série de atividades que visaram integrar e engajar famílias e pacientes.


O planejamento da Semana do Agito foi realizado em conjunto com os autodefensores do Movimento Pestalozziano. Eles participaram de encontros para sugerir atividades e estratégias, garantindo que o calendário fosse atrativo e significativo para todos os envolvidos.
“As semanas do Agito são sempre novas e diferentes, pois consolidam o aprendizado e promovem o desenvolvimento cognitivo, comportamental, laboral e socioemocional, trazendo autonomia e independência aos participantes”, afirmou a terapeuta ocupacional Renata Cherene, coordenadora do Centro. 

Entre as atividades realizadas, destacou-se a visita cultural ao BioParque do RJ no dia 19 de fevereiro, com a participação de 44 pessoas. O passeio proporcionou um momento de descontração e aprendizado, permitindo que os autodefensores explorassem novas habilidades e experiências.

No dia 20 de fevereiro, a psicóloga Beatriz conduziu uma roda de conversa sobre consentimento, abordando a importância de respeitar o “não” e a necessidade de atenção em situações de diversão, especialmente em relação ao assédio sexual. A discussão ressaltou que qualquer ato que desrespeite o “não” é considerado assédio, enfatizando a Lei nº 13.718/2018, que classifica a importunação sexual como crime.

O programa também incluiu um animado Baile de Carnaval no dia 24 de fevereiro, conduzido pela voluntária de música Vitória. Ela utilizou materiais reciclados para confeccionar instrumentos musicais, promovendo a criatividade e a sustentabilidade.

Encerrando a semana, no dia 25 de fevereiro, foi realizada uma oficina de abadás, onde os jovens puderam customizar suas camisas de malha, desenvolvendo habilidades manuais e artísticas. Cada participante teve a oportunidade de planejar e criar suas próprias peças, utilizando recortes, colagens e desenhos.

No dia 26 de fevereiro, uma roda de conversa foi promovida para as famílias, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências.

Março colorido destaca a prevenção de três doenças de alto índice de causa de morte no país

Março colorido reforça prevenção de doenças

O Departamento de Recursos Humanos da Pestalozzi de Niterói lançou uma campanha de conscientização direcionada à prevenção de três doenças: endometriose, câncer de colo de útero e câncer colorretal. Durante o mês de março, nacionalmente dedicado a ações de prevenção a essas doenças, a instituição mobilizará seus funcionários a participarem da iniciativa.


Como símbolo da campanha, estão sendo distribuídos laços de fita nas cores lilás (alerta para o câncer de colo do útero); amarela (conscientiza sobre a endometriose); e azul marinho (prevenção do câncer de intestino).

O Setor de Enfermagem da Pestalozzi também se engajou na ação, reforçando a importância da adesão à campanha. Os números ressaltam a urgência do tema. O câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre mulheres brasileiras, com previsão de 17 mil novos casos entre 2023 e 2025. A endometriose, por sua vez, afeta cerca de 10% das mulheres no país, sendo que 57% das diagnosticadas convivem com dores crônicas.

Já o câncer colorretal ocupa a posição de segunda maior causa de morte por câncer no mundo, com uma taxa de 21,10 casos para cada 100 mil habitantes. A cantora Preta Gil, diagnosticada com esse tipo de câncer, tornou-se uma voz importante na promoção do enfrentamento e da conscientização sobre a doença no Brasil.

“A prevenção é o principal objetivo destas campanhas. Quando os colaboradores se engajam, levam informação para seus pacientes, alunos e familiares, criando uma rede de conscientização essencial para reduzir os índices dessas doenças”, destaca Ana Claudia Theodoro, psicóloga e responsável pelo RH da Pestalozzi de Niterói.

ASSIST parabeniza prefeito e quer estabelecer novas parcerias

Rodrigo (ao centro) prometeu à Assist dar prioridade à inclusão de pessoas com deficiência
A Assist (Associação das Instituições do Terceiro Setor) enviou ofício ao Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, desejando pleno sucesso a seu governo e agradecendo a sua presença, ainda no período de campanha, em uma reunião com as instituições, ocasião em que lhe foi entregue uma carta de compromisso e trabalho com as entidades.


No ofício, a Assist reafirma seu compromisso com a qualidade de vida das pessoas com deficiência e se coloca à disposição para firmar novas parcerias com o poder público visando ampliar o número e a qualidade dos atendimentos à esta parcela da população. 

O ofício solicita uma agenda da direção da Assist com o prefeito, lembrando que o objetivo é “estreitar laços para que a associação também possa contribuir ainda mais para que a nossa Niterói continue a ser referência no que diz respeito à qualidade de vida e atenção à sua população”. 

O ofício é assinado pela presidente Maria Augusta Pontes de Figueiredo, que também preside a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR). Compõe a Assist a Pestalozzi de Niterói, Afac, Apada, Apae e o Ibap.

Atendimento para usuários da Pestalozzi de Niterói.
Atendimento é das 8h às 17h.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS