JUNHO • 2025

Pestalozzi de Niterói participa da Caravana Paradesportiva

A PRÁTICA ESPORTIVA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL GANHA UM NOVO IMPULSO EM NITERÓI.
Marcio Gaudie, presidente do FASPAR, Marcello Pacheco coordenador administrativo da Pestalozzi, e Marina Machado, professora do instituto e especialista em paradesporto

Parceria amplia acesso ao esporte adaptado na Pestalozzi de Niterói

A Pestalozzi, em parceria com a FASPAR (Faça Sua Parte) e por meio de um convênio com o Ministério do Esporte, foi escolhida como um dos núcleos do projeto Caravana Paradesportiva. A iniciativa é voltada à oferta de modalidades adaptadas para pessoas com deficiência. As inscrições já estão abertas para quatro modalidades de esporte adaptado.


O projeto oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu adaptado, futebol de 7, bocha adaptada e vôlei sentado, realizadas no ginásio da própria instituição. Prioritariamente voltadas aos usuários dos serviços da Pestalozzi, as atividades buscam promover inclusão, saúde e qualidade de vida através do esporte.

As inscrições estão abertas na sede da Pestalozzi, na Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba, Niterói. Para a presidente da Pestalozzi, Jussara da Silva Freitas, a parceria fortalece a missão da entidade:

“Com o apoio da FASPAR e do Ministério do Esporte, conseguimos ampliar ainda mais o acesso às práticas esportivas adaptadas, fortalecendo nossa missão de inclusão e cidadania.”

A Caravana Paradesportiva, realizada com o apoio do Governo Federal, integra o programa de fomento ao esporte inclusivo e está presente em diversas cidades do país. Segundo o presidente da FASPAR, Márcio Guadie, a inclusão da Pestalozzi no projeto reforça seu impacto social:

“A Pestalozzi de Niterói é referência nacional no trabalho com pessoas com deficiência, e tê-la como núcleo da Caravana Paradesportiva potencializa o alcance do projeto. Queremos levar cada vez mais esporte, inclusão e transformação social por meio de parcerias como essa.”

Autodefensores preparados para Conferência do SUAS

Conferência Municipal vai acontecer no campus da UFF, no Gragoatá
Um grupo de Autodefensores da Pestalozzi de Niterói se prepara para defender o protagonismo de pessoas com deficiência na Conferência Municipal de Assistência Social, que vai acontecer nos dias 25 e 26 de junho, no campus da UFF, no Gragoatá. Para isso, os autodefensores conheceram os fundamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e debateram sobre políticas públicas mais inclusivas.


Nos dias 20 e 27 de maio, a Pestalozzi de Niterói promoveu encontros formativos com seus autodefensores, reforçando o papel fundamental da representatividade das pessoas com deficiência na construção das políticas públicas. 

Conduzidas pela assistente social Ludmilla Barbosa, as atividades tiveram como foco informações sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), preparando os participantes para defender seus direitos na 15ª Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento, que este ano aborda o tema “20 anos de SUAS: desafios e avanços na universalização dos direitos socioassistenciais”, integra a fase de pré-conferências municipais, que funcionam como espaços democráticos voltados à escuta ativa, formulação de propostas e debate de ideias. O objetivo é garantir que pessoas com deficiência tenham voz ativa na formulação de políticas que impactam suas vidas.

Durante os encontros, os autodefensores estudaram os fundamentos do SUAS, compreendendo suas diretrizes e funcionamento, além de discutir a relevância de sua participação na construção de políticas públicas mais inclusivas. 

A iniciativa reforçou a importância do protagonismo e da cidadania, demonstrando que a atuação dessas pessoas é essencial para fortalecer a representatividade na assistência social.

Ao final das atividades, foi realizada uma votação para a escolha dos representantes da Pestalozzi de Niterói que participarão das pré-conferências municipais, garantindo que suas vozes sejam ouvidas. A presidente da instituição, Jussara da Silva Freitas, destacou a relevância dessa mobilização:

“São ações como esta que reafirmam o nosso compromisso com a promoção da cidadania, o fortalecimento do controle social e a valorização do protagonismo das pessoas com deficiência na construção de uma sociedade mais justa, participativa e inclusiva.”

+99.257

atendimentos

104

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Colóquio discute reabilitação biopsicossocial em Niterói

Colóquios da Rede CER reúnem especialistas, pesquisadores e gestores públicos para discutir avanços na reabilitação
A relação entre saúde, psicologia e inclusão social será o foco do XI Colóquio dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) de Niterói. Com o tema “Um olhar biopsicossocial na reabilitação da pessoa com deficiência”, o evento reunirá especialistas, pesquisadores e gestores públicos para discutir avanços, desafios e práticas integradas na reabilitação. Será dia 14 de agosto, no Teatro Popular Oscar Niemeyer.


Organizado pela Rede CER do município, que engloba a Pestalozzi de Niterói, a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) e a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC), o colóquio promove reflexões sobre a interconexão entre saúde física, mental e social no tratamento de pessoas com deficiência.

A programação contará com mesas de debate, palestras e intervenções culturais, além da participação de representantes do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de secretarias municipais e da sociedade civil.

Entre os nomes confirmados estão Anna Paula Feminela, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania; Arthur de Almeida Medeiros, coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência; Ilza Fellows, secretária municipal de Saúde de Niterói; Bira Marques, da Secretaria Municipal de Educação; além de Luciana Castaneda e Professor Emílio Carvalho, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento reafirma o compromisso da Rede CER com a construção coletiva de políticas públicas voltadas à reabilitação, fortalecendo os Centros Especializados credenciados pelo Ministério da Saúde desde o programa federal Viver Sem Limites, que impulsionou a implantação desses serviços.

Pestalozzi de Niterói abre cotação de preços para obras

Unidade de reabilitação vai receber obras de reforma

A Associação Pestalozzi de Niterói abriu edital de Cotação Prévia de Preços – Divulgação Eletrônica nº 002/2025, com objetivo de contratar uma empresa especializada para execução de obras de reforma em setores de sua unidade de reabilitação. A iniciativa está vinculada ao Convênio 889894/2019, firmado com o Ministério da Saúde.

A contratação seguirá o regime de empreitada por preço unitário, e contempla uma ampla gama de serviços de engenharia, como impermeabilização, instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura, cobertura, tratamento de superfícies, entre outros.

As empresas interessadas em participar deverão protocolar suas propostas entre 28 de maio a 18 de junho de 2025, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na sede da Pestalozzi, localizada na Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba, Niterói (RJ).

O edital completo e seus anexos estão disponíveis aqui e na Plataforma Transferegov.br. A seleção será feita com base no critério de menor preço unitário por item, respeitado o valor global máximo de R$ 425.042,90, e os termos definidos pela Lei nº 14.133/2021.

“A Pestalozzi de Niterói reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento especializado em saúde e transparência em seus processos, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade e eficiência”, afirma Juarez Mothé, presidente da Comissão de Licitação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2199-4415 ou pelo e-mail projetos@pestalozzi.org.br.

Pestalozzi atenta à segurança no trabalho e às normas contra incêndio

Juarez Mothé mostra o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros
A Pestalozzi de Niterói realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2025, de 26 a 30 de maio. Em julho vai escolher sua nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Outra medida preventiva importante é a obtenção do Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros, comprovando que as instalações da instituição atendem às normas de segurança contra incêndio.

Com o tema “Respeito, dignidade e inclusão saudáveis no ambiente de trabalho”, a SIPAT 2025 incluiu palestras, atividades interativas e ações voltadas ao bem-estar, conduzidas por profissionais das áreas de saúde e segurança.

A abertura oficial contou com palestras da psicóloga e coordenadora de Recursos Humanos, Ana Claudia Theodora. Ao longo da semana, os colaboradores participaram de iniciativas distribuídas pelo auditório, consultórios e sala do Gabinete, garantindo maior integração e abrangência. 

“Os horários alternados e grupos reduzidos facilitaram a participação de todos, respeitando a rotina dos serviços”, destacou o superintendente Juarez Mothé.

O encerramento teve sorteios de sessões de acupuntura e palmilhas anatômicas produzidas pela Oficina de Órtese e Prótese, em reconhecimento ao engajamento dos participantes. A comissão organizadora ressaltou a importância da SIPAT na construção de uma cultura preventiva e na valorização da saúde dos profissionais da Pestalozzi.

Eleições CIPA 2025-2026

A instituição também abriu inscrições para a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Os interessados podem se candidatar entre 25 de junho e 4 de julho no Departamento Pessoal. A votação ocorre em 8 de julho, das 11h às 14h.

Certificado dos Bombeiros

A Associação Pestalozzi de Niterói recebeu no último mês o certificado definitivo de aprovação do Corpo de Bombeiros, com validade até 2030. O documento atesta que a instituição está totalmente adequada às normas técnicas de prevenção e combate a incêndios, garantindo segurança e conformidade com a legislação vigente.

A conquista representa mais um passo no compromisso da Pestalozzi com a proteção de seus usuários, colaboradores e visitantes, reafirmando a seriedade na gestão de seus espaços e a prioridade com a segurança das pessoas.

O certificado definitivo é resultado de um trabalho técnico contínuo de adequações, vistorias e investimentos em infraestrutura, equipamentos de segurança e sinalização. Com a certificação válida por cinco anos, a instituição comprova estar em total conformidade com os padrões exigidos pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. 

 

Bingo das Famílias celebra o mês das mães

Homenagem ao mês das mães teve momentos de união, carinho e valorização dos laços afetivos
No final de maio, a Pestalozzi de Niterói reuniu famílias, usuários e profissionais para mais uma edição do tradicional Bingo das Famílias. O evento foi uma bela homenagem ao mês das mães, proporcionando momentos de união, carinho e valorização dos laços afetivos.

Organizado pelo Centro de Integração e Independência e o Serviço de Reabilitação Intelectual, o bingo foi marcado pela alegria e pela troca de experiências. Foi uma oportunidade de reconhecer e celebrar aqueles que, com dedicação e amor, desempenham o papel materno em suas diversas formas.

Os prêmios distribuídos foram feitos pelos próprios participantes ao longo do mês, durante atividades em grupo conduzidas pelo terapeuta ocupacional e apoiadas pelos professores. Além de estimular autonomia e criatividade, essa iniciativa reforçou o espírito de cooperação e a importância do trabalho coletivo.

(21) 98294-1200
Atendimento para usuários da Pestalozzi de Niterói.
Atendimento é das 8h às 17h.

Receba conteúdos exclusivos em primeira mão! Informativo mensal da Pestalozzi.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS