Saúde confere serviços prestados pela Pestalozzi Niterói

REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E DAS SECRETARIAS ESTADUAL E MUNICIPAL REALIZARAM UMA VISITA TÉCNICA AOS CENTROS ESPECIALIZADOS EM REABILITAÇÃO DE NITERÓI.

Serviços prestados pela Pestalozzi Niterói estão alinhados às diretrizes e políticas de saúde pública

Avaliadas a qualidade dos serviços e a vida útil de equipamentos

A Pestalozzi de Niterói recebeu uma visita técnica de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria de Saúde de Niterói. Os técnicos avaliaram a qualidade dos serviços e a vida útil dos equipamentos disponíveis. O monitoramento é feito nas redes de centros especializados em reabilitação (CER) num dos quais a Pestalozzi está credenciada em Niterói.


Durante a visita, os profissionais acompanharam de perto as atividades desenvolvidas pela Pestalozzi, que é um dos principais centros de reabilitação da região. Entre os objetivos da visita, além do acompanhamento do estado de uso dos equipamentos, estão o apoio à gestão local e às equipes de reabilitação, além de fornecer assistência técnica e informações específicas sobre a rede de cuidados para pessoas com deficiência.

O Ministério da Saúde objetiva com essa ação garantir que os serviços prestados estejam alinhados às diretrizes e políticas de saúde pública. Um relatório será apresentado após a conclusão das visitas. Em Niterói, as equipes visitaram ainda, a AFR (Associação Fluminense de Reabilitação) e a Afac (Associação Fluminense de Amparo aos Cegos) que integram a rede CER do município. 

A Pestalozzi de Niterói, conhecida por seu compromisso com a inclusão e a reabilitação de pessoas com deficiência, demonstrou suas práticas de excelência e o impacto positivo que suas atividades têm na vida dos assistidos. Foram apresentados aos visitantes os programas desenvolvidos, a utilização dos equipamentos e os resultados alcançados ao longo dos anos.

A visita permitiu o fortalecimento do diálogo entre os gestores de saúde e a equipe da Pestalozzi, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e experiências que podem contribuir para a melhoria contínua dos serviços oferecidos. A instituição reafirmou seu compromisso em trabalhar em parceria com as esferas de governo para garantir a eficácia e a abrangência dos serviços de reabilitação.

Com essa iniciativa, o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde demonstram sua preocupação em garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso a cuidados adequados e de qualidade, promovendo a inclusão e o bem-estar da população. A Pestalozzi de Niterói segue na vanguarda desse compromisso, reafirmando sua missão de transformar vidas por meio da reabilitação e do suporte social.

Pestalozzi Niterói entrega cadeiras de rodas em 21 municípios

Os beneficiados estão sendo contatados pela Oficina de Órtese e Prótese da Pestalozzi

A Pestalozzi de Niterói vai entregar 37 cadeiras de rodas para pacientes, a maioria tetraplégicos, beneficiando moradores de 21 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A ação é fruto de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil apresentada em 2023 pela deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ). 


A lista com os nomes das pessoas beneficiadas foi organizada de acordo com a ordem cronológica das solicitações feitas pelas prefeituras atendidas pela Pestalozzi. A prefeitura de Niterói centraliza o atendimento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram beneficiados moradores de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito e de cidades das regiões Serrana, Costa Verde, Baixada Litorânea, Norte Fluminense e Lagos.

Todos os pacientes já estão sendo contatados pela Oficina de Órtese e Prótese da instituição para fazer a retirada das cadeiras. Caso seja necessário, os técnicos da Pestalozzi fazem a adaptação para adequar o equipamento ao paciente, sem nenhum custo adicional. A previsão é de que todas as 37 unidades sejam entregues em novembro.

+99.257

atendimentos

104

alunos

+1.384

atendimentos sociais

Pestalozzi de Niterói defende direitos das pessoas com deficiência

A representação da Pestalozzi Niterói no I Fórum Regional de Autodefensores, no Rio

A Pestalozzi de Niterói reafirmou seu compromisso com os direitos das pessoas com deficiência e valorização de suas famílias nos eventos promovidos pela Seção Estadual da Fenapestalozzi. De 01 a 04 de outubro, ocorreram o I Fórum Regional de Autodefensores, I Encontro Regional de Famílias e I Encontro Regional de Dirigentes da Região Sudeste, no Hotel Windsor Flórida, Flamengo.


A equipe da Pestalozzi Niterói foi composta pela coordenadora técnica do Centro para Integração e Independência, Renata Cherene; pela psicóloga Beatriz Alcântara; e mais 12 autodefensores e dez familiares.

Representantes de Resende, Araruama, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Silva Jardim, Maricá, Nova Friburgo, Belo Horizonte e São Paulo participaram, promovendo intercâmbio de experiências.

Os temas abordados incluíram protagonismo da pessoa com deficiência, capacitismo, Benefício de Prestação Continuada (BPC), qualificação e inserção no mercado de trabalho e o papel da família.

Os participantes aproveitaram momentos culturais, rodas de conversa e visita ao Cristo Redentor, proporcionando aprendizado e descontração.

Dirigentes discutiram a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, políticas públicas de assistência social e inclusão de pessoas com deficiência.

Renata Cherene, que também é uma das dirigentes da seção estadual da Fenapestalozzi, destacou o compromisso da instituição de Niterói com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e valorização das famílias.

O evento foi uma oportunidade valiosa para troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre as associações Pestalozzi da Região Sudeste.

Renata explicou o conceito de capacitismo, prática muitas vezes invisível

Roda de Conversa promove troca de experiências e fortalece laços

No dia 24 de outubro, o auditório da Pestalozzi recebeu mais uma Roda de Conversa promovida pelo Centro para Integração e Independência (CII), com participação de famílias e jovens atendidos pela instituição. O tema central foi o Fórum Regional de Autodefensores do Movimento Pestalozziano.


Os participantes compartilharam experiências e reflexões sobre as palestras assistidas no I Fórum Regional de Autodefensores e o impacto em suas vidas. O evento foi elogiado pela estrutura e singularidade do momento vivido.
Os responsáveis destacaram que as informações compartilhadas durante a Roda de Conversa foram extremamente valiosas. Formaram novas amizades e trocaram contatos para encontros fora do ambiente institucional.
A atividade, organizada pela assistente social Ludmilla Barbosa, proporcionou um espaço de diálogo, aprendizado e reforço da rede de apoio entre as famílias, promovendo solidariedade e cooperação.
Renata Cherene, terapeuta ocupacional da Pestalozzi de Niterói, foi uma das palestrantes do I Fórum Regional de Autodefensores, realizado em outubro. No evento que reuniu representantes das Pestalozzi da Região Sudeste e abordou temas como capacitismo, preconceito e discriminação, Renata explicou o conceito de capacitismo e ressaltou que essa prática é muitas vezes invisível, ocorrendo no dia a dia. Destacou a importância de falar sobre o assunto para que todos entendam o impacto negativo.
Na ocasião, autodefensores compartilharam experiências de seu cotidiano, ilustrando como o capacitismo se manifesta. Os relatos enriqueceram a discussão e conscientizaram os participantes sobre a realidade enfrentada por pessoas com deficiência.
A palestra promoveu a reflexão sobre a responsabilidade de cada um na luta contra o capacitismo. Renata destacou que é dever de todos evitar essa prática preconceituosa, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva e respeitosa.
Com eventos como a Roda de Conversa, o CII da Pestalozzi reafirma seu compromisso com a promoção da autonomia e inclusão social, criando oportunidades para jovens e suas famílias compartilharem experiências e construírem um futuro integrado e independente.

Palestra sobre prevenção do câncer de mama lotou auditório da Pestalozzi

Pestalozzi promove palestras para a prevenção do câncer

No dia 15 de outubro, a Pestalozzi de Niterói realizou uma palestra especial para o Outubro Rosa. A médica Cristina Aguiar e a enfermeira Danielle Nascimento compartilharam informações sobre diagnóstico precoce do câncer de mama e cuidados com a saúde da mulher. No mês seguinte, participarão do Novembro Azul, dia 12/11, às 14h. Vão falar sobre prevenção do câncer e saúde mental e emocional dos homens.

 


A palestra do Outubro Rosa atraiu um público diversificado, incluindo colaboradores, pacientes e familiares, no auditório da Pestalozzi. Cristina Aguiar, que é médica da família, abordou fatores de risco, sinais de alerta e a importância do autoexame e da mamografia regular.
A enfermeira Danielle Nascimento destacou a importância da saúde integral da mulher, incluindo saúde mental e emocional.
O evento foi um espaço de troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, promovendo um ambiente acolhedor e de aprendizado.
Ticiane Rocha, coordenadora de enfermagem, reafirmou o compromisso da Pestalozzi com a promoção da saúde e prevenção de doenças.
“A Pestalozzi busca contribuir para uma sociedade mais informada e saudável, promovendo eventos como este”, afirmou Ticiane.
Novembro Azul
Em 12 de novembro, a Pestalozzi Niterói receberá novamente a médica Cristina Aguiar para uma palestra sobre saúde masculina. O evento aberto a todos os interessados será às 14h no auditório da instituição.
Cristina Aguiar informará sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e a saúde masculina em geral.
O objetivo é promover um espaço de diálogo e esclarecimento sobre questões que afetam a saúde masculina.
Ticiane Rocha destaca a oportunidade para homens tirarem dúvidas sobre saúde e promoverem hábitos saudáveis. A participação é gratuita e aberta à comunidade.

Atendimento para usuários da Pestalozzi de Niterói.
Atendimento é das 8h às 17h.

Receba em primeira mão as notícias da Pestalozzi Niterói. Informativo mensal de fácil acesso no celular e/ou computador a qualquer momento.

Quer se conectar com a gente?
Receba nossos Informativos.

Concordo em receber da Pestalozzi Niterói notificações por e-mail.

A Pestalozzi é uma instituição sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Saúde e que precisa da sua ajuda. Doe de Coração.

Estrada Caetano Monteiro, 857 – Pendotiba – Niterói – RJ – Brasil CEP.: 24.320-570 | Tel: (21) 2199-4400 | e-mail: pestalozzi@pestalozzi.org.br Associação Pestalozzi de Niterói – CNPJ 30.100.499/0001-70

Web Designer: Stefano Figalo

SIGA A PESTALOZZI NAS REDES SOCIAIS